Quem vem primeiro, o ovo ou a galinha? No atual cenário de varejo nacional, o ovo está na frente, com larga vantagem, das demais fontes de proteína. Isso se dá por uma série de motivos, sendo o principal deles o aumento no preço da carne bovina nos supermercados brasileiros. No entanto, uma tendência ao autocuidado também atingiu a população como um todo em 2021, e isso gera uma busca maior por alimentos proteicos, saudáveis e de fácil acesso, sendo o ovo um deles.
Analisando o setor supermercadista e as tendências de consumo do país, o consultor e especialista Marco Quintarelli acredita que enfrentaremos um "efeito dominó". "O aumento no preço da carne vermelha ocasionou uma maior demanda pelo frango e pelo ovo, que são outras proteínas muito presentes no prato dos brasileiros. No entanto, essa ampla procura consequentemente também provocará um aumento no valor desses insumos" declarou o expert. "Além disso, devemos ter em mente que os custos para os produtores também aumentaram. Na criação das galinhas são usadas rações à base de farelo de soja e milho, commodities cotadas em dólar, que encareceu."
Mesmo assim, devido à inflação e aos preços da carne sem expectativa de baixa, o gráfico de vendas do alimento só tende a subir. "Por ser mais acessível, os carrinhos de supermercado das famílias brasileiras devem acumular cada vez mais caixas de ovos. Agora resta saber de quanto será o aumento do item, que também deve ocorrer em breve" prevê Quintarelli. No entanto, ele afirma que o mercado está aquecido e que essa mudança de atitude também é motivada em prol da saúde e bem-estar. "Após mais de um ano de pandemia, que ocasionou ganho de peso na maior parte da população, as pessoas estão buscando hábitos de alimentação mais saudáveis. O ovo, grande aliado das dietas e segundo melhor alimento depois do leite materno, também teve suas vendas aumentadas por conta disso. É hora de investir nesse produto que está em seu melhor momento de vendas", conclui o consultor de varejo que também é nutricionista.
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