ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Temperatura corporal e gasto energético no inverno

Médica aconselha a não consumir alimentos industrializados, pois são ricos em calorias e pobres em nutrientes

Temperatura corporal e gasto energético no inverno Temperatura corporal e gasto energético no inverno
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Bruna Manes, endocrinologista que atua em Volta Redonda (RJ) e no bairro Leblon, explica o motivo pelo qual as pessoas tendem a consumir alimentos mais calóricos durante o inverno.  

 

"É fato que no inverno as pessoas sentem mais vontade de consumir doces e alimentos com alta densidade calórica e mais ricos em carboidratos. No entanto, poucos sabem que existe uma relação direta entre a temperatura corporal e gasto energético nesta estação.  

Para compensar a perda de energia corporal, buscamos alimentos mais calóricos, como por exemplo, doces, massas e pães ".

 

Por esse motivo, muitos indivíduos percebem um aumento significativo do peso corporal. Apesar disso, a Dra. Bruna Manes aconselha às pessoas a não consumirem muitos alimentos industrializados, pois são ricos em calorias e pobres em nutrientes.  

 

"Alguns alimentos são deixados de lado no inverno, principalmente frutas e vegetais. Assim, os indivíduos costumam recorrer aos alimentos ultraprocessados. Se você estiver com muita vontade de comer uma bolacha, pique uma banana em rodelas e coloque um pouco de canela por cima. Em seguida, aqueça um pouco".

 

"Também é importante consumir uma quantidade de água adequada, que faça seu organismo funcionar perfeitamente. A necessidade hídrica diária varia de acordo com o peso corporal de cada indivíduo, mas em média devemos consumir 35ml/kg/dia".

 

Portanto, siga uma linha de pensamento muito utilizada na nutrição: "Desembale menos e descasque mais".  

 

Fonte: Dra. Bruna Manes atua em duas clínicas - em Volta Redonda (RJ), cidade onde mora com o marido e outra no bairro Leblon, no Rio de Janeiro - nos dois espaços oferece tratamento para a obesidade, reposição hormonal de mulheres na menopausa e homens na andropausa, hipertrofia de pacientes que desejam o aumento de massa muscular, além de vários outros procedimentos com protocolos injetáveis, como reposição de vitaminas, hormônios, tratamento para doenças autoimunes, entre outros.

Comentários