*Por Vanessa Mara Lodi - Especialista em Reeducação Alimentar (Florianópolis- SC)
O triptofano:
• Reduz a compulsão por doces
• Ativa neurotransmissores, gerando bem-estar
• Auxilia no emagrecimento
• É utilizado no tratamento de diversos males, como depressão, obesidade, estresse, cefaléia, ansiedade e insônia
Para que serve o triptofano?
O triptofano, junto com a niacina, vitamina B3 e magnésio, atua como precursor da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Desta forma, o triptofano tem influências indiretas sobre o comportamento alimentar, fadiga e sono, bem como o estímulo da insulina e do hormônio do crescimento.
Por promover a sensação de prazer e bem-estar, o triptofano é indicado para mulheres , donas de casa, idosos (mulheres e homens):
Depressão
Por ser um precursor natural da serotonina, o triptofano está associado à prevenção e ao tratamento da depressão.
Tensão pré-menstrual (TPM)
Ao promover a produção de serotonina, o triptofano contribui para melhorar o humor durante a TPM.
Menopausa
Auxilia a reduzir a irritabilidade e a compulsão alimentar ocasionada pelo déficit de hormônios.
Controle do peso
O aumento no nível de serotonina, a partir do triptofano, é importante para a manutenção do peso e, consequentemente, para o emagrecimento.
Melhora do humor
A serotonina aumenta a sensação de bem-estar, contribuindo para o bom humor.
Compulsão alimentar
Ao estimular o aumento da saciedade, a serotonina ajuda a controlar a fome e diminuir a compulsão alimentar.
Insônia
A serotonina é conhecida por induzir o sono de maneira natural, por isso, o consumo de alimentos ricos em triptofano favorece uma boa noite de sono.
Além disso, o triptofano promove benefícios ao contribuir para a diminuição da hiperatividade, o alívio de sintomas da enxaqueca, redução da ansiedade e da sensibilidade à dor.
Alimentos ricos em triptofano
As principais fontes alimentares de triptofano são as carnes magras, peixes (atum e salmão), leite e derivados, leguminosas (lentilha, feijão azuki), chocolate amargo, abacaxi, banana, kiwi, aveia, linhaça, quinoa, castanhas e sementes de abóbora.
Suplementação
Além dos alimentos ricos em triptofano, é possível encontrar suplementos à base de triptofano, na forma de L-triptofano em cápsulas. A dose pode variar de acordo com as necessidades individuais de cada um, por isso, antes de consumir suplemento de triptofano, procure a orientação de um médico.
Dica da Super Nutri Vanessa Lodi
Consumir 200mg ao acordar ou no horário que sente maior compulsão alimentar.
Contraindicações
Pessoas que tomam antidepressivos não devem fazer o uso do suplemento de triptofano sem orientação de um médico/nutricionista, com o risco de adquirir a síndrome serotoninérgica, na qual há aumento de serotonina acima do recomendado. Além disso, mulheres grávidas ou que estejam amamentando também devem consultar um médico antes de consumir este e qualquer outro tipo de suplemento.
Efeitos colaterais do triptofano
O consumo excessivo de triptofano, principalmente pelo uso indiscriminado de suplementos, pode causar náuseas, cefaleia, sonolência e síndrome de eosinofilia-mialgia
Fonte: Vanessa Mara Lodi - Especialista em Reeducação Alimentar (Florianópolis- SC)
insta: @vanessalodisupernutri
site: www.vanessalodisupernutri.com.br
Comentários