ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

É possível aumentar seu nível de energia através dos alimentos

A fadiga persistente tem diversas origens e uma das mais comuns é a de natureza alimentar

É possível aumentar seu nível de energia através dos alimentos  É possível aumentar seu nível de energia através dos alimentos
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Acordar e se sentir cansado é uma realidade que tem aumentado cada vez mais para muitos brasileiros.  Existem diversas explicações para isso, algumas ligadas ao uso mais frequente de eletrônicos, falta de condicionamento físico, má alimentação e hábitos que aumentam os níveis de estresse.  

 

Nosso corpo é uma máquina e funciona através do ‘combustível’ alimento, porém, com nutrientes variados. Por isso, quando o assunto é boa saúde a máxima é:  equilíbrio. Não à toa os conselhos de nutricionistas e médicos frisam tanto a importância da alimentação balanceada, ainda mais em períodos de pandemia. Segundo um estudo realizado pela Fiocruz em parceria com a UNICAMP e UFMG, durante o período de isolamento social, o consumo de chocolates, embutidos e hamburgers aumentou em torno de 6% em relação ao mesmo período no ano anterior.

 

A má alimentação gera inúmeros problemas, como perda de massa magra, aumento de peso e gorduras nocivas, doenças cardiovasculares e sensação de fadiga. Isso ocorre porque nosso organismo precisa de uma quantidade de nutrientes para funcionar bem, assim como as máquinas.  

 

Mas nem todo cansaço é fruto da má alimentação. Existem outros aspectos que nos fazem sentir sem ânimo, que podem ser de raiz emocional ou até mesmo a falta de algum nutriente que o corpo não está conseguindo suprir de forma orgânica.  

 

Existem diversas formas de aumentar sua energia através da alimentação. Um artigo recente publicado na revista Harvard Health Publishing fez uma lista de ações para esse fim. As dicas vão desde comer pouco várias vezes por dia, evitar alimentos muito gordurosos, beber bastante água e evitar álcool. Medidas que, convenhamos, não são uma novidade. Porém, o artigo cita também um ponto menos conhecido: a utilização de multivitamínicos. Isso porque se estamos nos sentindo cansados uma das causas pode ser a falta de alguns nutrientes.  

 

A oferta desses produtos é bem grande nas prateleiras. Mas é importante conhecer a origem dos compostos nos produtos, para que não gere um efeito ainda mais nocivo ao organismo.  

Comentários