ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Entenda a importância da proteína fracionada na sua alimentação

Médica especialista em emagrecimento explica como perder peso, ganhar massa magra e melhorar a sua saúde de uma só vez e de maneira simples

Entenda a importância da proteína fracionada na sua alimentação A importância da proteína fracionada na sua alimentação
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Quando pensamos em perder peso, ganhar massa magra, principalmente para que possamos chegar bem e saudáveis na velhice e agora, para manter uma saúde equilibrada, precisamos de proteína. E isso já está claro, pois além de participare de muitas funções do sistema de defesa e do sistema nervoso, ela participa de todas as estruturas do corpo, principalmente na construção de músculos.

O que a maioria das pessoas não sabe é que o armazenamento de proteína no corpo é diferente do armazenamento de gorduras e carboidratos - que vão se acumulando para serem usados conforme a necessidade do corpo.

Além disso, a proteína demora mais tempo para ser digerida e por isso provoca o aumento da saciedade, trazendo benefícios para o controle do peso e para a qualidade de vida de pessoas de diferentes faixas etárias. E também por este mesmo motivo o ideal é que ela seja ingerida em partes, frações, distribuídas ao longo do dia, e é sobre isso que vamos falar.

 

PROTEÍNA FRACIONADA

“Sabemos que o nosso corpo não consegue armazenar o excesso de proteínas a longo prazo. As proteínas vão sendo digeridas em aminoácidos que entram na corrente sanguínea. Por isso, o ideal é justamente o consumo de proteínas ao longo do dia, porém, é importante que esse consumo seja feito de forma fracionada, ou seja, em pequenas porções, alcançando assim um maior aproveitamento nutritivo”, explica a Dra. Bruna Marisa, médica, membro da SBEM, pós- graduada em Medicina ortomolecular, especialista em emagrecimento e com grande atuação na Medicina Esportiva.

 

Como isso pode ser feito na prática durante o dia a dia?

 

É importante entender a importância da proteína fracionada, pois com essa prática, você estará ganhando massa magra e ao mesmo tempo perdendo peso de forma racional, além, é claro, de estar fazendo uma alimentação mais saudável.

"Tenha em mente que cada um, segundo suas necessidades e objetivos, deve consumir de 1g a 4g de proteína (x) seu peso distribuídos entre 3 a 6 refeições por dia", explica a médica.

Abaixo, a Dra. Bruna Marisa deixa uma sugestão de um cardápio para você poder administrar a sua alimentação em todas as horas do dia, com proteína fracionada.

 

Para o café da manhã: Shake proteína, queijo ou omelete  

Pós-treino imediato: Whey Protein

Lanches: Barras de proteínas, ovos cozidos, iogurte proteico, oleaginosas

Almoço e Jantar: Carne com salada ou omelete com 2 ovos

Há muitas outras maneiras de você preparar a sua refeição rica em proteína, para cada hora do seu dia. Vale a seguinte observação: o melhor horário para o consumo de proteínas é durante a ceia.

Use a sua criatividade!

 

Fonte: Dra. Bruna Marisa é médica, pós graduada em Endocrinologia, membro da SBEM, pós graduada em Medicina Ortomolecular, especialista em Emagrecimento e Low Carb, com vários cursos na área de Medicina Esportiva, onde também atua. Autora do E-Book: Guia de Emagrecimento Definitivo e Duradouro.

 

Comentários