Junho chegou e com ele uma das épocas mais gostosas aqui do Brasil: Festa Junina! Trazida pelos portugueses no século XVI, com conotação principalmente religiosa, já que homenageava três santos: São João, Santo Antônio e São Pedro. Sua evolução fez com que ela passasse a se associar mais aos símbolos típicos das zonas rurais, agregando aspectos das culturas africanas e indígenas. A Festa Junina se popularizou principalmente no Nordeste, a região do Brasil que mais valoriza essa festividade, e é no estado da Paraíba que acontece a maior festa do país, com diversos concursos e exposições.
As comidas típicas da Festa Junina trazem como base, principalmente, o milho, a mandioca e seus derivados, já que junho é a época de grande colheita desses alimentos, propiciando uma alta disponibilidade deles. Apesar do momento em que estamos vivendo, podemos aproveitar todas as delícias juninas sem sair de casa e ainda adaptar as receitas para versões mais saudáveis! Conversamos com a nutricionista e consultora da Vitao Alimentos, Karla Maciel, que separou três receitas que não podem faltar no “arraiá” da sua casa, confira!
Pão de Queijo Multigrãos
Ingredientes
100ml de leite integral
55ml de azeite de oliva extra virgem
150g de fécula de mandioca
75g de polvilho azedo
30g de farinha de linhaça dourada
1 colher (chá) de sal
2 ovos
150g de queijo meia cura ralado
1 colher (sopa) cheia de chia em grãos
1 colher (sopa) cheia de semente de linhaça
Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o leite com o azeite. Quando ferver, desligue o fogo. Em uma vasilha, coloque a mistura fervida e em seguida, acrescente a fécula de mandioca, o polvilho azedo, a farinha de linhaça dourada e o sal e misture bem. Quando a mistura já estiver fria, coloque os ovos e misture-os até ficarem bem homogêneos. Acrescente o queijo meia cura ralado e misture mais um pouco (pode fazer esse processo na batedeira). Junte a chia em grãos e a semente de linhaça e misture bem. Cubra a massa com plástico filme e leve à geladeira por mais ou menos 40min até firmar para poder enrolar. Com as mãos umedecidas com água, faça as bolinhas e coloque em assadeira untada com azeite. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C por cerca de 20 minutos. Coloque as bolinhas em uma assadeira antiaderente untada com azeite de oliva. Leve para assar até os pãezinhos ficarem rachados e completamente assados.
Canjica com Cocada Zero
Ingredientes
500g de canjica cozida
1 litro de água
1 cocada ao leite zero adição de açúcar
500ml de leite
500ml de leite de coco
1 canela em pau
4 cravos-da-índia
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Modo de Preparo:
Em uma panela grande, coloque todos os ingredientes. Deixe ferver em fogo médio, mexendo sempre para não grudar no fundo. Espere engrossar e sirva.
Bolo de Fubá com Goiabada Zero
Ingredientes
75ml de água quente
2 ovos
50ml de óleo de coco extra virgem derretido
1 unidade de mix para bolo de fubá sem glúten
1 colher (café) cheia de fermento químico em pó
4 colheres (sopa) cheias de goiabada zero
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Modo de Preparo:
No liquidificador, bata primeiro a água quente, os ovos e o óleo de coco derretido, até ficar um líquido homogêneo. Depois, acrescente o mix para bolo de fubá sem glúten e bata bem, homogeneizando completamente todos os ingredientes. Acrescente o fermento e mexa delicadamente. Em uma forma de bolo com furo no meio, untada com óleo de coco e fécula de mandioca, despeje toda a massa. Depois, coloque espaçadamente a goiabada zero. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 35 a 40 minutos.
Comentários