O sistema imunológico pode ser constantemente afetado por hábitos do estilo de vida das pessoas. Distúrbio do sono, estresse prolongado, alimentação desregulada, uso de medicamentos crônicos e até alterações no metabolismo associadas a doenças são alguns dos fatores que podem prejudicar os mecanismos de defesa. Tal condição aumenta a susceptibilidade a quadros de infecções por micro-organismos e agentes externos.
Uma alimentação variada e rica em nutrientes é importante para reforçar as defesas do corpo. Para a nutricionista e consultora da FDC Vitaminas, Karla Maciel, o uso de complementos alimentares estratégicos é uma boa alternativa para otimizar as respostas imunológicas. “Diversas plantas e compostos demonstram ter nutrientes capazes de regular as respostas celulares da imunidade”, explica.
Como é o caso do alho, utilizado há mais de 6 mil anos como ingrediente alimentar e também para fins medicinais. Segundo Karla, da composição da planta, destaca-se a presença da alicina, composto organossulfurado que fornece odor e sabor característico. Ela possui diversos benefícios atribuídos à saúde, principalmente quando falamos de imunidade. “Das propriedades atribuídas ao alho e seus derivados na forma de suplementos, além de imunomoduladoras, destacam-se as potentes ações antioxidante, cardioprotetora, anti-inflamatória e antimicrobiana”, destaca.
E a ciência reforça o potencial terapêutico do alho para a saúde, devido à sua alta composição de nutrientes e fitoquímicos com essa capacidade. Uma revisão bibliográfica realizada por Souza em 2019 destacou a suplementação de alho como uma opção no estímulo da imunidade, além de exercer papel complementar no tratamento de hipertensão e colesterol elevado.
Apesar da indicação do seu consumo in natura, a nutricionista pontua que muitas pessoas são resistentes ao sabor e odor do alho nesta forma. Sendo assim, uma estratégia para otimizar o seu uso no dia a dia é por meio da escolha de suplementos a base de extrato de alho. “Esta opção oferece os mesmos benefícios que a versão tradicional. Inclusive, neste formato, a especiaria geralmente é oferecida em cápsulas sem cheiro e sem sabor, o que facilita do consumo por todos”, finaliza.
Comentários