ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Como manter o peso durante a quarentena?

Nutricionista dá dicas de hábitos saudáveis durante o isolamento social

Como manter o peso durante a quarentena? Dá muito mais vontade de "beliscar" alimentos gostosos no conforto da nossa casa
Crédito: Nikodash/iStock
A quarentena e o isolamento social estão mudando a rotina de muitas pessoas e essas mudanças, muitas vezes, geram ansiedade que pode acarretar, entre outras coisas, no ganho de peso. Por isso, a nutricionista Andrea Marim separou algumas dicas sobre como manter o peso durante a quarentena.

1. Planeje os horários de suas refeições: Assim como faria se estivesse mantendo suas atividades fora de casa, busque organizar uma rotina para o seu dia e se alimentar sempre nos mesmos horários. Seguir um cronograma também ajuda a diminuir a ansiedade com a situação atual e é uma ótima técnica para estruturar o dia a dia com crianças.

2. Mova o corpo, mesmo se não for como antes: Se sua rotina de atividades físicas era intensa, é normal que o ritmo diminua sem a possibilidade de ir à academia ou, por exemplo, correr na rua. Mas qualquer atividade é melhor do que nenhuma: aposte nos aplicativos de treino e dê uma chance aos circuitos feitos só com o peso do corpo ou com acessórios como elásticos.

3. Faça escolhas alimentares de acordo com o dia da semana: Quem vive o home office, sabe: dá muito mais vontade de "beliscar" alimentos gostosos no conforto da nossa casa, quando sabemos exatamente o que tem na geladeira. Por isso, a dica é tentar estabelecer um dia certo para as guloseimas, como o fim de semana ou, ao menos, limitar o consumo a apenas algumas vezes na rotina.

4. Planeje o cardápio da semana para comer melhor e evitar o desperdício: Faça um planejamento de refeições com o que tem em casa, usando os mesmos ingredientes para diferentes pratos e priorizando opções naturais. Também vale usar o tempo para experimentar novas receitas e adicionar sabores novos à sua rotina alimentar.

5. Curta cada refeição: Quando a rotina está cheia de compromissos é normal darmos uma garfada atrás da outra, sem prestar muita atenção ao prato. Focar no alimento consumido é uma das formas de se relacionar melhor com a comida. "Aproveite que tem mais tempo, faça suas refeições com calma, saboreie cada alimento e dedique atenção aos seus sinais de fome, sede e saciedade.

6. Estabeleça metas, mesmo que pequenas: Pode ser fazer mais abdominais do que na semana passada ou beber dois litros de água por dia. O importante é manter a motivação. Escreva seu objetivo e o que você precisa fazer para conseguir alcançá-lo. Essa cobrança já é positiva para sua saúde.

Fonte: Andréa Marim – CRN 15233 - Nutricionista clínica e funcional, pós-graduada em nutrição esportiva, realiza acompanhamento clínico com esportistas de diversas modalidades, com objetivo de melhorar composição corporal, performance e rendimento. Dedica-se, também, ao atendimento nutricional personalizado para crianças e adultos em geral, voltado para a reeducação alimentar, emagrecimento, melhorando a qualidade de vida, através da nutrição funcional.

Comentários