Pela pesquisa da USP, 900 casos de câncer de próstata estavam relacionados com a má alimentação, obesidade e sobrepeso, perdendo apenas o primeiro lugar para o câncer de cólon (1000 casos).
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), aproximadamente 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil por ano são diagnosticados. Por ser uma doença muitas vezes silenciosa, os exames de rotina e os hábitos de prevenção em especial na alimentação sempre devem ser lembrados.
De acordo com a médica cirurgiã do aparelho digestivo, Dra. Maria José Femenias Vieira, de SP, alguns tipos de câncer, como os de próstata, podem estar associados à má alimentação e carência de nutrientes, o que acaba favorecendo o surgimento de células cancerígenas. “Não existe receita milagrosa, mas é possível se valer de conhecimentos no auxílio à prevenção já que alguns alimentos têm uma ação preventiva, como a castanha do Pará, brócolis, azeite de oliva, alcachofra e açafrão. A alimentação saudável é um conjunto de boas escolhas todos os dias e as doenças que o corpo manifesta aparecem por algum tipo de desequilíbrio”.
Os alimentos para prevenir o câncer de próstata são aqueles ricos em licopeno, sulforafano e fitoestrógenos. "Licopeno é uma substância antioxidante que ajuda a impedir os danos causados pelos radicais livres. Os alimentos com esse elemento são aqueles de cor avermelhada, como tomate, cenoura, mamão papaia e melancia. Já o sulforafano, composto existente em vegetais verdes-escuros, anula a ação de substâncias cancerígenas. Sendo assim, brócolis, couve de Bruxelas, couve-flor e repolho não podem faltar. Os fitoestrógenos, encontrados na soja e semente de linhaça, entre outros, por serem semelhantes ao hormônio feminino estrógeno, podem auxiliar na regulação de doenças relacionadas ao hormônio masculino, além de também ajudarem a reduzir a inflamação e a proteger as células do organismo do efeito dos radicais livres”, explica a médica.
Assim como existem aqueles que ajudam a prevenir o aparecimento, outros podem influenciar no surgimento. “Alimentos gordurosos, enlatados, embutidos, defumados e com muito sódio podem induzir as células a se tornarem cancerosas. O peso também deve ser controlado, já que estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver um câncer”, alerta a médica.
Comentários