SAÚDE DA MULHER E DA GESTANTE

Personal trainer explica como aproveitar o período menstrual para fazer um treino regenerativo e não perder o ritmo da academia

Estudos mostram que durante a menstruação, cerca de 70% das mulheres até melhoram a performance esportiva 

Personal trainer explica como aproveitar o período menstrual para fazer um treino regenerativo e não perder o ritmo da academia A rotina dos exercícios pode ser uma das únicas saídas para aliviar os sintomas da TPM.
Crédito: BANCO DE IMAGENS
Vontade de comer doces, irritabilidade e indisposição são apenas alguns dos sintomas que acometem as mulheres todos os meses 'naqueles dias'. Junto com tudo isso, ainda vem a preguiça de praticar atividade física – o que acaba sendo natural. Maurício Rossi, personal trainer de São Paulo – SP explica que isso acontece porque as alterações hormonais influenciam muito no desempenho físico. Mas, é possível reverter esse quadro e treinar de acordo com esse ciclo. 
 
Mesmo que alguns estudos já tenham mostrado que durante a menstruação, cerca de 70% das mulheres até melhoram a performance esportiva, já que justamente nesses dias, a rotina dos exercícios pode ser uma das únicas saídas para aliviar os sintomas da TPM. “Durante a prática do exercício físico o organismo libera a endorfina - hormônio responsável pela sensação de prazer e bem estar que vai acelerar o metabolismo e contribuir também para a melhora da circulação sanguínea“ diz Maurício acrescentando: “Se o corpo não está tão disposto a fazer o treino que está acostumado, uma alternativa é apostar nas atividades aeróbicas como a esteira e a bicicleta sem esquecer do alongamento - que vai ajudar a aumentar a sensação de prazer“.
 
Muitas mulheres possuem um fluxo muito intenso e com essa perda excessiva de sangue, o organismo acaba produzindo uma substância chamada prostaglandina - que provoca contração uterina. É isso que causa dor, náusea e até diarreia. “Justamente por isso que a academia não pode ser deixada de lado nesta fase, já que ainda alivia esse sintomas”, finaliza o personal.

Comentários