ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

É verdade que o inverno dá mais fome?

Especialista explica o que acontece com o corpo durante o tempo frio e dá dicas para ajudar a controlar o peso

É verdade que o inverno dá mais fome? Segundo Paula Whyte, existe, sim, uma correlação entre inverno e fome.
Crédito: BANCO DE IMAGENS
As temperaturas mais baixas já estão chegando ao país, e há quem já esteja abrindo a despensa, procurando alguma coisa gostosa para comer e aquecer o corpo. Mas será que o tempo frio deixa a gente com mais fome de verdade? Para que ninguém sinta culpa, a médica nutróloga Paula Whyte, da Clínica Bruno Vargas, explica o que acontece no nosso corpo nessa época.

  • Hora da verdade
Segundo Paula Whyte, existe, sim, uma correlação entre inverno e fome. “Como o clima fica mais frio, perdemos calor do corpo para o meio. Para mantermos nossa temperatura basal, em torno de 36ºC, ocorre um aumento do gasto calórico. Então, gastando mais energia, sentimos mais fome”, explica.

  • Comidas típicas e calóricas
Outro fator que faz com que a gente queira comer mais no frio são as comidas saborosas tradicionais do período. Fondues de queijo e de chocolate, caldos feitos com creme de leite, além das iguarias das festas juninas, como canjica e pé-de-moleque, são tentações para fugir da dieta. “Faz parte aproveitar esses momentos, desde que não seja rotina. Basta ter moderação e retomar a disciplina com a alimentação em seguida”, afirma Paula.

  • Cuidado com o efeito sanfona
Segundo a nutróloga, 'chutar o balde' no inverno e procurar uma dieta milagrosa para emagrecer até o verão não é uma ideia saudável. “Não existe milagre, então, para manter o peso, nossas ações precisam ser constantes, com atividade física regular e alimentação balanceada. Fazer dietas ‘relâmpagos’ levam ao efeito sanfona, que prejudica o organismo como um todo, inclusive a pele do paciente”, acrescenta.

  • Dicas para não exagerar
Para curtir o tempo frio e as delícias que vêm com ele, Paula Whyte dá algumas dicas:

Invista nas sopas de vegetais, quentinhas e ricas em nutrientes;
Evite acrescentar pães, croutons e queijos gordurosos aos caldos;
Aproveite a grande variedade de sabores de chás, e inclua chá verde no dia a dia, um diurético natural.

Comentários