Toda mulher, em alguma etapa da vida, sofrerá com os incômodos da famosa candidíase. A proliferação do fungo Cândida albicans, que vive naturalmente na região íntima, pode provocar muita coceira na vulva e na vagina, ardência ao urinar e corrimento esbranquiçado. Para algumas mulheres, o uso de medicação oral ou tópica dá jeito no problema, enquanto outras passam meses lutando com a candidíase de repetição.
Além de procurar orientação ginecológica, poucas sabem que tanto o corrimento quanto a candidíase podem ser tratados por meio do que ingerimos. É isso mesmo, a dieta tem influência direta na saúde íntima.
“O consumo de alimentos processados, fermentados e ricos em açúcares colabora para a proliferação dos fungos e o aumento da inflamação em todo o organismo”, conta a ginecologista Dra. Kelly Alessandra da Silva.
As proteínas, os probióticos, as frutas cítricas e o suco de cranberry são aliados da manutenção da saúde íntima feminina, pois ajudam a equilibrar a flora vaginal e prevenir tanto o corrimento quanto a candidíase. “Obviamente é preciso aliar a dieta a outros cuidados, como não usar calça apertada, preferir calcinha de algodão, descansar adequadamente para fortalecer a imunidade, não ficar muito tempo com o biquíni molhado e sempre usar preservativo nas relações sexuais”, diz a médica.
Comentários