SUPLEMENTOS

Vitaminas e Minerais engordam?

Esta afirmação bastante comum demonstra um grande equívoco no que se refere a conceitos nutricionais

Vitaminas e Minerais engordam? O potássio, que erroneamente é apontado como o responsável pelas cãibras, age mantendo o equilíbrio dos líquidos corporais
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Esta afirmação bastante comum demonstra um grande equívoco no que se refere a conceitos nutricionais. As vitaminas, presentes em maior proporção nas frutas e leguminosas, representam os nutrientes fundamentais para a regulação metabólica. Esta regulação em nenhum momento pode produzir energia.  Quem não se lembra do costume de tomar "vitamina". Aquela mistura de banana, mamão e outras frutas muitas vezes batido com leite ou suco de laranja. Nesta mistura temos a presença do beta-caroteno (mamão), vitamina C (suco de laranja), potássio (banana) cálcio (leite). 

Estes nutrientes desempenham funções específicas e importantes em nosso organismo como o beta-caroteno — precursor de vitamina A. Esta vitamina age na adaptação da nossa visão a penumbra. Quando entramos em um ambiente escuro e levamos muito tempo para conseguirmos enxergar um pouco, isto pode ser um sinal de deficiência de vitamina A. Já a vitamina C tão comentada pela sua ação protetora no combate a gripes e resfriados, age na absorção do ferro e em outras atividades metabólicas.

O potássio, que erroneamente é apontado como o responsável pelas cãibras, age mantendo o equilíbrio dos líquidos corporais juntamente com o sódio, presente no sal de cozinha. Ao adicionar leite na vitamina de frutas estamos colocando um alimento rico em cálcio, importante para manter a integridade dos ossos, dentes e além disso, determina a capacidade de contração e relaxamento dos músculos.

Como observamos, estes nutrientes (classificados como micronutrientes pela pequena necessidade diária) desempenham diversas funções no organismo, porém não fornecem energia, portanto não engordam. Nossa necessidade diária destes nutrientes é pequena, porém constante. Isto quer dizer precisamos consumir regularmente. As vitaminas chamadas de hidrossolúveis (complexo B e Vitamina C) não são estocadas, assim consumir em excesso significa \"enriquecer\" a urina e não o organismo. Além de sobrecarregar os rins podendo, em algumas situações favorecer a formação de cálculo renal.

Ao se preocupar em ingerir as vitaminas e minerais na quantidade adequada faça o consumo o mais variado possível em frutas e legumes tendo como base a cor dos alimentos. Monte a sua salada de frutas e de legumes de forma bem colorida. Como consequência teremos a maior variabilidade de vitaminas e minerais garantindo os nutrientes essenciais na manutenção das funções fisiológicas.

Se sua preocupação é que com isso irá engordar lembre-se vitaminas e minerais não engordam e devem ser consumidos em pequena quantidade regularmente.

Se seu filho rejeita este tipo de alimento alegando não gostar continue ofertando, pois as crianças conseguem arriscar um alimento novo após visualizá-los por aproximadamente dez vezes. Deste jeito você ficará "vitaminado" sem prejuízo.

Comentários