Se a primeira desculpa para não praticar atividade física é a questão financeira por achar mensalidades de academias caras, já resolvemos esse primeiro problema. Além de diversos benefícios, a atividade física ao ar livre pode ser feita em qualquer ambiente, desde que seja monitorada para que haja segurança.
“Em ambientes externos, temos a sensação de liberdade, e, além de tornar a prática mais agradável, o corpo libera níveis mais elevados de substâncias que melhoram o humor trazendo sensação de felicidade e de calma no pós exercício, aumentando a oxigenação cerebral e diminuindo as chances de determinadas doenças aparecerem, como diabetes e hipertensão”, explica Leandro Pessoa Olivério, personal trainer, e diretor técnico da LPO Assessoria Esportiva.
Diante disso, o personal criou um treino chamado GINÁSTICA SILVESTRE. Trata-se do resgate de toda nossa essência, da reconexão com a natureza, do resgate do lado emocional e de fazer as pazes com sua criança interna”, explica Leandro, ressaltando que o termo silvestre significa algo 100% natural, sem intervenção humana, onde as coisas ocorrem de forma espontâneas e em abundância, trazendo qualidades de ao organismo, corpo e alma.
Esses exercícios podem ser ainda mais potentes que os convencionais, pois o objetivo dele é justamente usar essa conexão com a natureza, onde o indivíduo estará sempre usando o peso e o esforço do seu próprio corpo para se exercitar. “Muito além disso, a ideia aqui é resgatarmos a essência da nossa infância, usarmos brinquedos e obstáculos naturais como treta-trepa, árvores e gangorra para fazer inúmeros exercícios, sempre optando por lugares verdes e abertos, como parques, por exemplo. Esse tipo de atividade, além de promover melhoras estéticas, chega a promover melhoras psicológicas e emocionais nas pessoas, já que resgatamos brincadeiras da vida em atividades dinâmicas e preferencialmente em grupos”, diz o personal.
Para finalizar, Leandro criou uma lista destacando os benefícios da atividade física ao ar livre:
• Fatores que geram estabilidade (terreno irregular, variações de temperatura e resistência ao vento) deixam o treino mais extenuante e gastam mais energia
• Não há rotina nas sessões de treino e afasta o risco de depressão
• Contato direto com a natureza, que gera mais bem-estar como consequência
• Economia de tempo e dinheiro
• Vida social e troca de experiências
• Diminui o stress e ajusta o relógio biológico interno
• Aumenta a motivação, a disposição e o gasto de energia
Comentários