Água, água de coco e isotônicos. Afinal, qual a melhor opção para se hidratar durante uma atividade física? Márcio Gaefke, profissional de educação física da Rede Just Fit Academias, separou os mitos e verdades e explica os porquês da hidratação adequada.
"Quando suamos em excesso, além da perda de água, também perdemos eletrólitos, uma combinação de sódio e potássio, entre outros nutrientes. Dependendo do tipo e da intensidade dos exercícios, só a água pode não ser a forma ideal para repor as perdas ocorridas principalmente em atividades que durem mais de uma hora", conta.
Para Márcio, os isotônicos e as bebidas esportivas são ricas em calorias, vitaminas e sais minerais e são essenciais para repor esses eletrólitos perdidos. "A água de coco também é recomendada nestes casos", fala o profissional que ainda deixa um alerta: A forma mais recomendada de hidratação é ingerir de 400 ml a 600 ml de líquidos cerca duas horas antes do início de qualquer treino e durante a prática esportiva é preciso ingerir 100 ml de água fria a cada 20 minutos.
"As duas primeiras horas após o treino também são significativas para absorção de líquidos para aumentar o volume de plasma no sangue. Mas, o excesso é sempre prejudicial, podendo comprometer seu desempenho e causar até mal-estar, como a hiper-hidratação, que pode provocar a queda dos níveis de sódio no organismo e também levar a fortes dores de cabeça, náuseas e vômitos", completa o profissional.
Com 18 unidades, a rede de academias Just FIT se preocupa em oferecer qualidade de vida a custo baixo com equipamentos de ponta, ambiente sofisticado e profissional capacitado para atender com excelência.
Comentários