FIQUE POR DENTRO

Bebê na praia pós-quarentena: Quais os cuidados?

A pediatra do Hospital Edmundo Vasconcelos, Mariana Jordão, esclareceu as principais dúvidas sobre esse assunto

Bebê na praia pós-quarentena: Quais os cuidados? Bebê na praia pós-quarentena: Quais os cuidados?
Crédito: BANCO DE IMAGENS

A pediatra do Hospital Edmundo Vasconcelos, Mariana Jordão, esclareceu as principais dúvidas sobre esse assunto:

 

- Existe uma idade recomendada?  

Não. Porém, é recomendado que ocorra após os seis meses, quando está liberado o uso de protetor solar e repelentes e há menor risco de infecções.  

 

- E quanto à exposição solar?

O protetor solar deve ser sempre FPS 50 ou mais, e ter proteção contra raios UVA E UVB. No período entre os seis meses e dois anos é indicado usar bloqueadores solares. A aplicação deve ser uniforme, por todo o corpo, couro cabeludo, orelhas, pescoço, em cima dos pés, em torno de 20 minutos antes da exposição. Deve ser reaplicado a cada duas horas e após entrar na água. O ideal é que a exposição solar seja feita antes das 10h e após as 17h, com passeios de até uma hora, com guarda-sol e chapéu.  

- É permitido banho de mar?  

Sim, mas é fundamental procurar águas limpas, com temperaturas agradáveis e por pouco tempo, preferindo molhar os pés e não mergulhar, redobrando a atenção para o risco de afogamentos. Uma boa dica é montar piscinas infláveis com água doce embaixo de um guarda-sol ou sombras.  

 

- No banho de mar é indicado que o bebê use fraldas?  

Sim. Fraldas apropriadas para o uso em mar e piscinas, por não encharcarem. Após, é preciso retirá-las e fazer higienização para evitar assaduras.  

 

- Alimentação e hidratação  

Para evitar o risco de infecções alimentares, o ideal é levar água filtrada e o próprio lanche, como frutas. Devem ser embrulhados e concentrados em isopores para manter a temperatura. Para evitar a desidratação, oferecer água com frequência para as crianças a partir dos seis meses. Abaixo dessa idade, em aleitamento materno exclusivo, não há necessidade. O ideal é que a água de coco seja consumida a partir de um ano, por sua alta concentração em fósforo, sódio, potássio e magnésio. 

Comentários