FIQUE POR DENTRO

Low Carb e Cetose

A cetose pode acontecer devido aos períodos de jejum ou como consequência de uma dieta restrita e pobre em carboidrato – máximo de 20g de carboidrato por dia

Low Carb e Cetose Low Carb e Cetose
Crédito: iStock

Nas dietas low carb e cetogênica, pelo fato do organismo começar a receber uma quantidade muito baixa de carboidrato – geralmente menos de 50g de carboidrato por dia – ele passa a utilizar a gordura, que começa a ser ingerida em grande quantidade como fonte de energia.

De acordo com a endocrinologista e especialista em emagrecimento, Bruna Marisa, a este processo natural do organismo é dado o nome de cetose, que faz com que a produção de energia se dê a partir da gordura, porque não há mais quantidade de glicose disponível.  

Desta forma, segundo a especialista, a cetose pode acontecer devido aos períodos de jejum ou como consequência de uma dieta restrita e pobre em carboidrato (máximo de 20g de carboidrato por dia).

Durante esse processo, alguns sintomas podem ocorrer no corpo e causar desconforto. São eles: aumento da sede; diminuição da fome; dores de cabeça e náuseas; fraqueza e aumento na vontade de urinar.  

A boa notícia é que os sintomas são temporários e duram de duas a três semanas. “Apesar da cetose contribuir com a perda de gordura e, ao mesmo tempo, fazer com que o corpo gere energia, é importante controlar a quantidade de corpos cetônicos no sangue, uma vez que elevadas concentrações podem tornar o sangue muito ácido. É necessário que a dieta e o jejum intermitente sejam acompanhados por um médico ou nutricionista”, explica a médica. 

Comentários