Pessoas com alto astral, de bem com a vida, que encontram prazer e saúde na prática de atividades física e que conquistaram corpos esculpidos com músculos e curvas. Essa é a imagem escolhida pela Peter Food para comunicar a seu público consumidor a filosofia que norteia o desenvolvimento de seus produtos: uma nutrição eficiente é fundamental para se obter qualidade de vida.
“A vida contemporânea impõe diferentes ritmos e as pessoas têm necessidades nutricionais específicas. Atender bem a essas necessidades é o desafio da Peter Food”, aponta a gerente comercial da empresa Onara Dimitriadis. A ousadia e o diferencial da marca estão exatamente na linguagem escolhida para transmitir essas ideias ao seu público-alvo. No lugar de usar modelos em sua comunicação, a empresa adota – desde 2009 – três personagens de quadrinhos criados exclusivamente para a empresa pelo ilustrador e quadrinhista Mário Mancuso. Nando, Luisa e Gabi estão sempre presentes nas peças publicitárias da Peter Food, cujo objetivo é comunicar de forma atrativa, descontraída e eficiente a mensagem da empresa. “
Esses personagens vivem de bem com a vida e os produtos Peter Food estão sempre próximos, garantindo a eles qualidade de vida a partir da adequada nutrição que todos nós deveríamos ter direito”, explica Onara. “As mensagens repassadas pelas peças são sempre de atitude positiva diante da vida”, complementa. Mas a história da Peter Food, que comemora neste ano sua primeira década, tem início muito antes do trio de personagens ganhar destaque nos anúncios da empresa.
O nascimento da fabricante de suplementos, que hoje produz linhas de aminoácidos, hipercalóricos, protéicos e energéticos, aconteceu em 2001. O então representante comercial Ricardo Fernandes, trabalhava com derivados de ovo para a industrialização e percebeu a existência de uma demanda para a comercialização de albumina em pacotes de 500g e 1kg. Eduardo passou então a encomendar da empresa produtora da qual era representante a albumina já fracionada em embalagens destinadas ao varejo. Para nomear a recém criada empresa, Ricardo resolveu homenagear seu filho Pedro, que na época tinha apenas um ano, traduzindo seu nome para o inglês. Surgia então a Peter Food. “A boa aceitação pelo mercado levou-o a oferecer albumina com sabores e a dar início à fabricação de outros produtos”, diz a gerente comercial. Para isso, o fundador da empresa alugou a garagem do mesmo prédio onde funcionava o seu escritório de representação, comprou os equipamentos necessários e contratou um Engenheiro de Alimentos, considerado o primeiro passo para a formação da equipe multiprofissional que hoje integra a empresa.
Logo, ocorreu a primeira mudança de endereço necessária para que a empresa pudesse cumprir com todas as exigências sanitárias vigentes. Ricardo afirma que, com três anos de existência, a Peter Food já tinha conquistado o respeito no mercado. Tropeço e recomeço Para acelerar ainda mais o crescimento da Peter Food, Ricardo firmou sociedade com outros empresários, o que acabou resultando em um grande problema. “Em 2006, Ricardo aceitou sócios com recursos e competências que se complementavam. Bem, isso era o que ele acreditava, mas a vida sempre nos reserva alguma surpresa”, diz a gerente comercial Onara. “Cerca de um ano depois, um desses sócios desmereceu-se, o que criou um problema societário tão sério que por muito pouco a empresa não teve o seu funcionamento interrompido”, explica.
No ano seguinte, 2008, Manoel Moura assumiu a administração da Peter Food. O executivo de carreira, e sócio recém admitido, conseguiu promover uma recuperação e colocou novamente a empresa nos trilhos do crescimento. Se por um lado esse tropeço comprometeu o ritmo inicial de desenvolvimento da fabricante de suplementos, por outro teve seu lado positivo, conforme explicam seus representantes. “O nível de profissionalismo imposto à necessária correção de rota imprimiu à Peter Food um padrão de qualidade ainda superior ao que ela praticava”. Nessa retomada de crescimento, a empresa se mudou para o atual endereço em São Bernardo do Campo e tornou os padrões internos de exigência ainda mais rígidos. Responsável pela Gerencia Industrial da empresa, a Farmacêutica Amanda Paz explica que a Peter Food trabalha para garantir a eficiência dos produtos fabricados a partir da seleção criteriosa dos fornecedores e das melhores matérias primas. “Essa qualidade é consolidada em processos pautados por padrões internacionais e por uma equipe de profissionais motivados e comprometidos com a excelência”, diz. “Dessa forma a Peter Food cumpre a sua função de garantir ao consumidor a oferta de produtos de qualidade a preços justos”, afirma. Para deixar de vez os problemas para traz, a empresa investiu também na atualização de sua identidade visual.
Em 2009, a Peter Food adotou o trio de personagens em quadrinhos citados no início do texto. Nando, Luisa e Gabi tornaram-se então a principal ferramenta estratégica de comunicação da empresa. Para se ter uma ideia dessa importância, foi numa peça publicitária, com Nando jogando basquete e vestindo o uniforme da Seleção Brasileira, que a empresa divulgou o fechamento da importante parceria – que mantém até hoje – com a Confederação Brasileira de Basketball. “Atualmente a área de marketing da empresa trabalha sobre o desenvolvimento de uma nova campanha para divulgação em 2011/2012”, revela a gerente comercial. Aprovada pelos grandes A qualidade e a eficiência dos produtos da empresa são atestadas por parceiros de grande credibilidade: a Confederação Brasileira de Basketball e a Confederação Brasileira de Boxe.
“A Peter Food é o único fabricante a atender duas confederações brasileiras. Além da Confederação Brasileira de Basketball, cujas várias equipes femininas e masculinas são atendidas por produtos da marca, os atletas da Confederação Brasileira de Boxe também consomem os nossos produtos”, pontua. “Nos jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro os atletas dessas confederações conquistaram sete medalhas, dentre elas duas de ouro. A família Peter Food agora torce pelos resultados dos próximos Jogos Pan-americanos e Olimpíadas de 2012”, comenta. Essas parcerias garantem a fabricante de suplementos o aval dos atletas de renome - selecionados como melhores do país para representar o esporte - e aproximam ainda mais a empresa de seu público consumidor. O maratonista aquático Glauco Rangel, que tem seu nome gravado na história do esporte como Campeão Brasileiro e recordista sulamericano, o Pão de Açúcar Esporte Clube e o Sendas Esporte Clube também são consumidores dos produtos da Peter Food.
Destaques e novidades
Com uma política de não divulgar números relacionados à suas vendas, clientes e faturamento, a Peter Food revela apenas que entre um dos seus produtos mais vendidos está a Malto-C, suplemento energético que oferece como diferenciais a adição de vitamina C e a absoluta ausência de açúcar. “Não existe propriamente um produto carro-chefe. Porém, em volume o produto que mais vende é a Malto-C”, esclarece Onara. “Este produto é uma exceção dentre os que se vê no mercado”. Ao todo, 25 produtos compõem as linhas da Peter Food: nove integram o time dos protéicos, seis a categoria de nutrição e qualidade de vida, cinco dos suplementos de aminoácidos, três dos energéticos e dois dos hipercalóricos. Em toda a linha de produtos, a empresa destaca o RX Mix Protein que traz uma fórmula que combina diferentes componentes conforme explica Onara. “Ele é um suplemento protéico nutricionalmente balanceado e desenvolvido especialmente para aqueles que necessitam de força e resistência”, detalha.
“Combina quatro importantes fontes de proteínas: complexo 3 Whey, que reúne a proteína concentrada, isolada e hidrolisada;albumina, proteína isolada da soja e colágeno, o que lhe confere todos os aminoácidos essenciais”.Ainda de acordo com a empresa o produto é ideal para quem busca um suplemento protéico completo. Vale ressaltar também duas outras inovações trazidas para o mercado pela empresa em 2010. Com a liberação da creatina para os suplementos alimentares, a empresa foi o primeiro fabricante a lançar packs em pó, são os casos do Whey NO2+Creatina e Top Mass NO2+Creatina. Com o foco bem definido em qualidade de vida e o objetivo de atender às novas necessidades nutricionais apresentadas com a modernidade – a correria e a falta de uma alimentação balanceada - a Peter Food promete iniciar sua segunda década de atuação no mercado de suplementos conquistando novos consumidores.
“Já a partir desse ano, lançaremos novas linhas para diferentes públicos”, revela Onara. É esperar para ver as novidades chegarem às prateleiras de lojas especializadas, de produtos naturais, farmácias e portais de e-commerce. Box Família Peter Food Outra forte característica apontada pela empresa é a oportunidade de crescimento profissional oferecido pela empresa. A prova disso é a história de duas profissionais que integram a família a equipe da empresa. “Apesar de a administração ser absolutamente profissional, a equipe da Peter Food entende-se mesmo como uma família”, diz Onara Dimitriadis. Ela, inclusive, é um dos exemplos de carreira galgados na empresa. “Iniciei minha atuação aos 16 anos no comércio como balconista da Combat, uma tradicional loja de suplementos no centro de São Paulo. Aos 19 anos fui admitida na Peter Food como auxiliar de vendas. Hoje, não só galguei a posição de Gerência, mas formei-me Nutricionista e sou graduada em Biomedicina”, relata. “Sempre contei com o apoio da empresa para chegar a essas conquistas”, ressalta. Isabel Oliveira Neto, que hoje exerce importante responsabilidade no Controle de Qualidade da empresa é outro exemplo da oportunidade de crescimento profissional oferecida pela empresa. A jovem começou como auxiliar de produção. “O progresso dessa profissional teve como fator determinante o seu habitual senso de urgência e inconformismo com qualquer parâmetro que coloque a qualidade em risco”, diz Onara. “Buscamos pessoas de atitude, comprometidas, movidas a desafios, cultiva atitudes típicas daqueles que são inconformados com o status presente e não aceita nada menos do que o melhor”, dizem os responsáveis pela empresa.
Linha do tempo
2001 – Em julho nascia a Peter Food. A empresa teve início a partir da revenda de Albumina fracionada para o varejo. O nome da empresa surgiu a partir de uma homenagem ao filho de seu criador
2002/2003 Foram anos de estruturação da Peter Food, quando Ricardo montou a equipe, uma planta industrial, desenhou os processos e as práticas de fabricação, teve as formulações dos primeiros produtos desenvolvidas pelo Engenheiro de Alimentos, tratou das conformidades exigidas pelas autoridades sanitárias e consolidou a área comercial
2004 – A empresa já era reconhecida e respeitada pelo público consumidor
2006/7 – A empresa passou por um sério problema societário e por pouco não descontinuou sua produção
2007 – A Peter Food estabelece uma importante parceria com a Confederação Brasileira de Basketball e com a Confederação Brasileira de Boxe
2008 – Início da recuperação da empresa, marcada pela mudança para o endereço atual em São Bernardo do Campo e a atualização da identidade visual
2009 – O Ilustrador Mário Mancuso cria para a Peter Food os três personagens de quadrinhos Nando, Luisa e Gabi, que passam a integrar as campanhas publicitárias da marca
2010 – Lançamento dos primeiros packs em pó do mercado: Top Mass NO2+Creatina e Whey NO2+Creatina 2011 – A empresa comemora seus 10 anos de fundação e prepara novas linhas de produtos e uma campanha
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