PET

Pet: Condroitina ou Glucosamina para o Pet?

A glucosamina e a condroitina são duas substâncias presentes nas articulações dos cães que têm como função nutrir e mantê-las saudáveis

Pet: Condroitina ou Glucosamina para o Pet? A artrite canina piora com o passar dos anos
Crédito: BANCO DE IMAGENS
Bruna Morales 
Veterinária especializada em Medicina Funcional e Nutrição Animal
www.animalnatural.com.br

A glucosamina é um aminoácido natural usado pelo corpo para fazer glicosaminoglicanos, que são os componentes essenciais da cartilagem. Ela é uma molécula naturalmente presente no organismo e utilizada para a síntese da cartilagem articular e do líquido sinovial, responsável pela lubrificação das articulações.
A glucosamina participa de importantes processos, como: a síntese das glicosaminaglicanas (GAGs), proteoglicanas e hialuronato da cartilagem articular, e, também funciona como substrato, agindo diretamente no condrócito, estimulnado a síntese de proteoglicanas e inibindo a de metalproteses (Rezende e Gobbi, 2009).
Já a condroitina ou o sulfato de condroitina, pode ser encontrado na cartilagem dos cães e é por isso que a glucosamina é sempre combinada com condroitina para ser utilizada como um suplemento para problemas articulares como artrite e artrose. Tanto a glucosamina, quanto a condroitina são substâncias muito utilizadas para o tratamento de artrite em cães.
 
MAS, O QUE É ARTRITE CANINA?
A artrite canina é a inflamação ou o inchaço das articulações em um cão.  Este inchaço faz com que o cão sinta muita dor ao se mover. Quando a artrite é muito grave e está em estágio avançado, além de sentir dor ao se movimentar, o cão também sente dor quando está parado. 
A artrite canina piora com o passar dos anos, ou seja, animais idosos tendem a sofrer mais com a artrite, podendo até mesmo parar de se locomover. Percebemos hoje que pelo menos 20% dos cães com idade superior a sete anos, é afetado pela artrite. Cães jovens também podem apresentar a artrite, mas ela costuma ser menos comum.  As formas mais comuns da artrite canina são: a reumatóide, a osteoartrite e a artrite séptica. 
 
QUANDO É ARTRITE REUMATOIDE?
Um animal apresenta artrite reumatoide quando o sistema imunológico dele cria anticorpos que matam as proteínas do corpo. A cartilagem nas articulações fica totalmente inflamada como resultado da resposta autoimune e normalmente são administrados esteroides para matar os anticorpos e fortalecer o tecido que envolve as articulações.
 
QUANDO É OSTEOARTRITE?
Osteoartrite é quando ocorre deterioração progressiva e permanente da cartilagem articular de articulações diartrodiais (sinoviais) devido a causa primárias (idiopáticas) e secundárias.
A artropatia degenerativa é desencadeada por um estresse mecânico, podendo ser uma lesão traumática, instabilidade, conformação anormal, ou atividade anormal.
As enzimas metaloproteínases, serina protease e cisteína são liberadas de condrócitos lesionados, provocando degradação do colágeno e perda da ligação cruzada dessa proteína na cartilagem. Quando a síntese de colágeno é alterada ocorre o declínio da interação entre colágeno/proteoglicano e diminuição nas propriedades da matriz hidrofílica.
A matriz cartilaginosa fica então comprometida devido ao aumento da degradação dos proteoglicanos de qualidade inferior. O óxido nítrico é liberado degradando a cartilagem e gerando inflamação crônica. A apoptose do condrócito ocorre pela enzima ciclo-oxigenase-2. Com a inflamação da membrana sinovial ocorre a diminuição da viscosidade do líquido sinovial assim diminuindo a lubrificação. O líquido sinovial de baixa qualidade diminui o aporte de oxigênio e nutrientes para os condrócitos, assim o osso subcondral se torna esclerótico.
A dor surge de receptores de dores que existem em tendões, ligamentos, ossos subcondrais e cápsulas articulares. O resultado desse processo é a degradação progressiva da cartilagem, variando desde uma fibrilação até a formação de fissuras profundas, podendo ocorrer também a perda da espessura da cartilagem. Ocorre então a fibrose periarticular induzindo a uma vascularidade deficiente da membrana sinovial e desenvolvem-se osteófitos em torno e dentro da articulação. 
As causas primárias ainda são desconhecidas, mas as causas secundárias da artropatia degenerativa são várias, como: displasia de quadril e cotovelo, osteocondrose dissecante, luxação patelar, luxação congénita de ombro, doença de Legg-Perthes e ruptura do ligamento cruzado cranial.

QUANDO É ARTRITE SÉPTICA? 
A artrite é séptica quando existe uma infecção no sistema do cachorro que atinge a articulação. A infecção se desloca através da corrente sanguínea e se instala na articulação apresentando micro-organismos patogênicos presentes dentro de uma ou mais articulações sinoviais. Também pode ser causada por contaminação associada a lesões traumáticas, por exemplo lesões penetrantes diretas como ferimentos causados por mordedura ou corpos estranhos. Também pode ocorrer por sequela de cirurgia, artrocentese ou injeção intra-articular, disseminação hematógena de micro-organismos a partir de focos sépticos distantes ou extensão de osteomielite primária.
Fontes primárias de infecção hematógena são sistema urogenital, cutâneo que inclui orelhas e sacos anais, respiratório, cardíaco e gastrointestinal.
  
COMO FAZER PARA SABER SE O ANIMAL SOFRE DE ARTRITE? 
 Veja alguns dos principais sintomas:
Animal anda mais lentamente
Animal para pra pular
Animal não quer mais passear
Animal fica mais rígido de manhã
Animal apresenta claudicação ou espasmos
Animal emite sons ou latidos atípicos antes do início ou durante o exercício
  
QUAIS SÃO AS CAUSAS MAIS COMUNS DA ARTRITE?
Cada forma de artrite pode ser associada a diferentes causas, como: infecções, genética, falha autoimune, dentre outras.
A idade e o tamanho do animal também podem levar à artrite. Os cães, especialmente os maiores, frequentemente desenvolvem problemas de artrite e neste caso a culpada frequentemente é a osteoartrite sob a forma de displasia do quadril. 
 
PORQUE USAMOS CONDROITINA E GLUCOSAMINA NO TRATAMENTO?
A glucosamina pode retardar este processo de degeneração da cartilagem, fornecendo os blocos de construção para a síntese de uma nova cartilagem. Portanto, pode revelar-se eficaz no tratamento de cães que lidam com o problema da artrite.
A glucosamina pode também prevenir mais danos na cartilagem e facilitar a reparação da cartilagem danificada. Como resultado, pode-se observar uma melhora dos sintomas de artrite em seus cães. 
Já a condroitina é um componente da cartilagem articular e pode aumentar a resistência à compressão, melhorar a elasticidade das articulações e proteger as articulações de enzimas que podem provocar a degradação da cartilagem. 

Comentários