MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do Bodybuilding: Kike Elomaa

A primeira finlandesa que conquistou o Ms. Olympia e se tornou uma grande incentivadora do esporte em seu país

Mitos do Bodybuilding: Kike Elomaa A ex-atleta não se esquece da saúde, mesmo com uma rotina puxada, e pratica atividades físicas para ter uma qualidade de vida.
Crédito: DIVULGAÇÃO
Ritva Tuulikki "Kike" Elomaa nasceu em 25 de julho de 1956, em Lokalahti na Finlândia e ficou popularmente conhecida no fisiculturismo apenas como Kike Elomaa, que em sua juventude descobriu uma paixão pelos esportes e  decidiu se matricular em uma academia.

Em 1978, com apenas 23 anos, a jovem Kike se casou e resolveu construir uma família, mas esse fato não a impediu de alcançar seus objetivos e em 1980 ela realizou sua primeira conquista, se formou na faculdade de enfermagem. Em seguida começou a praticar musculação e competições de fisiculturismo e ainda na Finlândia venceu seu primeiro campeonato, em 1981. 

Kike Elomaa não se contentou apenas com os campeonatos finlandeses, ela decidiu que era hora de conquistar o mundo e assim o fez, com todo seu charme e elegância a atleta acrescentou em seu currículo diversas vitórias e derrotou nomes como Carla Dunlap e Rachel McLish, estrela desta seção na edição passada, levando para casa o tão cobiçado primeiro lugar na IFBB Ms. Olympia, ainda em 1981. “Vencer o Ms. Olympia foi um sentimento esplendido e inacreditável! ”, conta Kike Elomaa em entrevista exclusiva para a Revista Suplementação.

No Ms. Olympia Kike concorreu por mais duas vezes, mas não conseguiu repetir a façanha de subir no lugar mais alto no pódio. Em 1982, a então atleta, conquistou o segundo lugar e passou o título novamente para Rachel McLish e em 1983, em sua última participação em um campeonato de fisiculturismo, conquistou o quinto lugar.

Apesar de uma carreira breve no mundo da musculação feminina, a atleta conseguiu acender o interesse pelo esporte em seus conterrâneos finlandeses e consequentemente se tornou uma das personalidades mais populares do seu país. Além disso, Kike Elomaa ajudou a introduzir essa modalidade em todo o continente europeu, deixando uma marca na história do fisiculturismo. Até o ano 2000 ela era a única mulher estrangeira a vencer o Ms. Olympia. 

Devido seu apoio a prática de esportes de musculação, Kike obteve grande reconhecimento e recebeu uma medalha de ouro das mãos do presidente da IFBB, passando a integrar o Hall da Fama IFBB. Kike ainda recebeu uma linda homenagem de seu povo, que a convidou para emprestar seu nome ao bem-sucedido campeonato de fitness Kike Elomaa que acontece todos os anos na Finlândia.

Após sua aposentadoria das competições de fisiculturismo, Kike decidiu que era hora de seguir um novo caminho. Em 1985, sua paixão pela música a fez se tornar uma cantora e nesse mesmo ano ela lançou seu primeiro disco chamado “Hymykuopat”, que logo virou sucesso. A música ocupou grande parte da vida de Kike e lhe proporcionou uma carreira bem-sucedida, onde se dedicou por muitos anos. 

Kike Elomaa deu uma pausa na vida de cantora para conhecer uma área que é totalmente diferente da musculação ou até mesmo da música. Ela decidiu trabalhar para o povo finlandês, isso mesmo, ela está se dedicando à política. No ano de 2011, teve mais uma vitória, conseguiu ser  eleita para o parlamento da Finlândia, o qual ela faz parte até hoje, sempre visando transformar e levar melhor qualidade de vida para os cidadãos de sua nação. 

No meio musical, Kike está retomando a profissão de cantora e conciliando a de parlamentar. Seu trabalho mais recente no meio musical é o disco lançado em 2017, chamado “Soumi On Mun Maa” que tradução livre significa “Finlândia, está é minha terra”, onde mostra todo seu amor e carinho pela nação em que vive.

Kike Eloma é considerada uma das fisiculturistas finlandesas mais bem-sucedidas dos últimos tempos e mesmo após sua aposentadoria o espírito de atleta ainda faz parte do seu dia a dia, afinal ela possui uma vida ativa e com atividade física. Kike costuma ainda dividir todo o seu tempo livre entre o cuidado com a sua família, a organização de eventos beneficentes e ajudar em diversos projetos voluntários e de caridade, sobrando tempo ainda para se dedicar a uma de suas grandes paixões, seus cães. 

A ex-atleta não se esquece da saúde, mesmo com uma rotina puxada, e pratica atividades físicas para ter uma qualidade de vida.

Grande adepta das redes sociais, Kike utiliza a internet como uma ferramenta do bem, compartilhando seu dia a dia com uma legião de fãs e contando um pouco mais sobre sua rotina no congresso, sobre seus cães e sobre seus hábitos saudáveis.

TÍTULOS
1983 - IFBB Ms. Olympia – 5º lugar 
1983 - Pro World Championship – 2 º lugar
1982 - IFBB Ms. Olympia – 3º lugar
1981 - IFBB Ms. Olympia – 1º lugar
1981 - World Games – 1º lugar
1981 - European Championships – 1º lugar
1981 - Finnish Championships – 1 º lugar

Comentários