MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do Bodybuilding: Kai Greene

O atleta que superou dificuldades, venceu barreiras e hoje está entre os melhores atletas do Mr. Olympia

Mitos do Bodybuilding: Kai Greene Foi ainda na adolescência que Kai começou a colecionar títulos
Crédito: DIVULGAÇÃO

Nascido em 12 de julho de 1975 no Brooklyn, em Nova Iorque, Kai Greene não teve uma vida fácil. Rejeitado pela família, incluindo seus pais, até os 10 anos de idade passou por muitas situações adversas e teve que aprender a lidar com as péssimas condições financeiras e de sobrevivência e ainda aceitar as inúmeras transferências de abrigos e orfanatos.

Desmotivador? Não para Kai, que fez da rejeição e das dificuldades o trampolim para o seu sucesso e depositou todos os maus sentimentos e o passado sofrido na prática da musculação. Uma fuga psicológica que deu certo e de acordo com o próprio atleta serviu para desenvolver a força que precisava para se defender dos problemas, essa força também fez com que Kai criasse uma barreira de proteção em si mesmo.

“Lá no fundo da minha alma, existiam muitos talentos que poucas pessoas sabiam da importância, como o meu desejo ardente de ser um artista visual. Meus dois mundos encontraram uma forma de se interligar. Meu próprio corpo se tornou meu objeto de estudo. Tornei-me meu próprio modelo e utilizei o meu próprio físico para ganhar uma maior compreensão de espaço e de movimento, criando obras de arte que se tornaram cada vez mais detalhadas e complexas ao longo do tempo”, afirma o atleta em um trecho de uma entrevista extraída do seu site.

Assim como toda criança problemática, o desempenho de Kai no colégio nunca foi dos melhores, mas, apesar do péssimo rendimento e das notas baixas, tinha algo que fazia do mito uma pessoa especial e o mantinha motivado. Ele sempre demonstrou talento para o fisiculturismo e adorava ficar comparando seu corpo musculoso com os amigos da mesma idade, fator dominante para que alguns professores o incentivasse a iniciar no universo do fisiculturismo.

 

O INÍCIO

Dedicando a maior parte do seu tempo às competições, foi ainda na adolescência que Kai começou a colecionar títulos. Porém, foi ao conquistar pela primeira vez um segundo lugar que ele resolveu dar uma pausa nas competições e dedicar ainda mais tempo aos treinos. E foi assim, durante esta fase que conheceu o Instituto de Educação do Competidor, um pequeno ginásio no Brooklyn frequentado pelos melhores atletas naturais da época.

Antes do seu aniversário de 19 anos Kai se consagrou um atleta PRO por uma organização natural e se transformou no mais jovem fisiculturista natural profissional do mundo.

Após ganhar todos os títulos profissionais que essa organização podia lhe oferecer, Kai percebeu que novamente era a hora de mudanças. Em 1997, as metas do atleta já eram outras e, desta vez, Kai buscava o reconhecimento profissional da IFBB e para isso teve que se qualificar dentro da organização amadora da federação, a NPC.

Etapa concluída com sucesso, o mito se propôs a mais uma meta para atingir seu objetivo. Agora o seu ideal era ganhar o Team Universe e adquirir o estatuto de profissional com a IFBB através do Campeonato Mundial de Amadores. Então, em 1999, após duas tentativas frustradas, Kai finalmente conquistou a categoria pesado e o título geral no Team Universe, sendo então convidado para competir no Mundial em Bratislava, na Eslováquia.

Mesmo estando entre os 40 melhores competidores do mundo, isso não foi o suficiente para manter o atleta na busca pelo seu objetivo. Kai deixou os campeonatos por um período e só retornou em 2004, quando foi informado de que o NPC Team Universe tinha se tornado uma pré-qualificação para o IFBB.

Em agosto de 2004 os juízes finalmente reconheceram o físico construído com muito esforço e Kai venceu por decisão unânime. Após 16 anos de dedicação, o mito finalmente alcançou seu objetivo e tornou-se um atleta profissional da IFBB.

De lá para cá a lista de títulos do atleta foi crescendo cada vez mais. Do 14º lugar Kai saltou para o topo da lista em uma competição profissional de Nova Iorque. O ano já era 2008 e o atleta conquistou o tão sonhado TOP3 no Arnold Classic, o que motivou a se esforçar e focar muito mais ao lugar mais alto do pódio.

Para 2009, os esforços foram redobrados e esse objetivo foi conquistado, finalmente o almejado primeiro lugar em um dos maiores campeonatos de fisiculturismo, o Arnold Classic e não parou por aí, no mesmo o atleta foi TOP 4 no Mr. Olympia, que acontece anualmente em Las Vegas, no estado de Nevada, nos Estados Unidos.

Em 2010, a saga quase se repete, Kai conquista o bicampeonato com o primeiro lugar novamente no Arnold e o sétimo no Mr. Oympia, que para ele foi uma decepção, afinal anteriormente tinha conquistado o quarto lugar.

Desde pequeno Kai junta forças das suas frustrações para vencer e agora não foi diferente, da derrota uma oportunidade para melhorar e em 2011 Kai salta do sétimo para o terceiro lugar.

Em 2012, com muita persistência e dedicação Kai conquista o segundo lugar no pódio, colocação essa que se repete nos anos de 2013 e 2014. Nesses anos de batalha acirrada quem ocupou o topo foi o atleta Phil Heath, que desde 2011 até os dias de hoje está invicto nessa competição.

Por motivos até hoje desconhecidos e pouco comentados nos anos de 2015 e 2016 o ‘Predador’, apelido de Kai nesse universo, ficou fora dos palcos do Olympia, gerando bastante burburinho.

Em 2016, o mito volta aos palcos do Arnold Classic tanto em Ohio nos Estados Unidos, quanto no Brasil e conquista o primeiro lugar nos dois países, sendo ovacionado pelo público, afinal talento e carisma não falta para esse atleta.

Hoje, Kai Greene figura entre os três melhores atletas do Mr. Olympia. É um dos profissionais mais renomados e respeitados no meio e ainda divide seu tempo entre conciliar os treinos com a paixão por artes plásticas e recentemente começou a desenvolver um lado empreendedor por meio sua marca de suplementos, a Dynami Muscle.

 

TÍTULOS:

2016 - Arnold Classic Brasil - 1º lugar

2016 - Arnold Classic Ohio - 1º lugar

2014 - Mr. Olympia – 2º lugar

2013 - EVL’s Prague Pro – 1º lugar

2013 - Arnold Classic Europe – 2º lugar

2013 - Mr. Olympia – 2º lugar

2012 - Sheru Classic – 2º lugar

2012 - Mr. Olympia – 2º lugar

2011 - Sheru Classic – 3º lugar

2011 - Mr. Olympia – 3º lugar

2011 - New York Pro – 1º lugar

2010 - Mr. Olympia – 7º lugar

2010 - Australian Pro Grand Prix – 1ºlugar

2010 - Arnold Classic Ohio – 1ºlugar

2009 - Mr. Olympia – 4º lugar

2009 - Arnold Classic Ohio – 1º lugar

2009 - Australian Pro Grand Prix – 1º lugar

2008 - Arnold Classic Ohio – 3º lugar

2008 - New York Pro – 1º lugar

2007 - Shawn Ray Colorado Pro/Am Classic – 1º lugar

2007 - Keystone Pro Classic – 3º lugar

2007 - New York Pro – 6º lugar

2006 - Shawn Ray Colorado Pro/Am Classic – 14º lugar

2006 - Iron Man Pro – 20º lugar

2005 - New York Pro – 14º lugar

1999 - NPC Team Universe Championships – 1º lugar

1999 - World Amateur Championships – 6º lugar

1998 - NPC Team Universe Championships – 3º lugar

1997 - NPC Team Universe Championships – 2º lugar

1996 - WNBF Pro Natural Worlds – 1º lugar

1994 - NGA American Nationals

 

 

Comentários