MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do BodyBuilding: Franco Columbu

Dos ringues de boxe para os palcos do bodybuilding; conheça a vida do amigo e parceiro de treino de Schwarzenegger

Mitos do BodyBuilding: Franco Columbu O título nunca foi dado a Franco Columbu, mas ele dizia ser o homem mais forte do mundo
Crédito: BANCO DE IMAGENS

O mito desta edição tem sotaque italiano. Franco Columbu é a estrela da vez. Nascido na Sardenha, Itália, no dia 07 de agosto de 1941. Além de fisiculturista, Columbu marcou sua vida pela carreira como boxeador, onde teve um êxito considerável, mesmo com a falta de apoio da família. A mãe, dizia que ele preferia lutar boxe ao invés de arrumar um trabalho. Mas vê-lo vencer e principalmente ganhar dinheiro com as lutas, o fato de ser boxeador foi motivo de orgulho para toda a família. Sua estrutura física admirável se destacava pela força, contrária a estatura de apenas 1,64m (o que sempre chamou a atenção entre os opositores, como os gigantes Lou Ferrigno ‘O Incrível Hulk’ e Arnold Schwarzenegger). Provando que tamanho realmente não é documento, Franco Columbu possui uma trajetória de sucesso.

E muitas de suas inúmeras conquistas se devem à amizade que manteve desde muito cedo com o filho do bodybuilding. Arnold Schwarzenegger foi o braço direito de Franco Columbu e o fator determinante para que ele deixasse sua vida na Europa e fosse brilhar na América do Norte, no ano de 1969. A amizade teve início em 1965 quando os astros se encontraram em Munique, na Alemanha. A dupla podia ser encontrada com frequência pelas academias dos Estados Unidos, em uma parceria de longa data. Diversas passagens de treinos de musculação dessa dupla podem ser conferidos em vídeos publicados na internet. Merece destaque o lendário ‘Pumping Iron’, de 1977. Nele, Columbu e Arnold abrem o documentário com uma cena inusitada. Os amigos participam de uma aula de balé, onde são instruídos por uma professora a manterem a postura, uma movimentação concentrada e precisa para as apresentações de fisiculturismo. A delicadeza dos movimentos transmitidos pela bailarina é a máxima a ser levada pela dupla para todos os anos que viriam na carreira. O filme mostra a união dos amigos a cada exercício executado dentro e fora da academia. Uma das imagens mais emblemáticas que se referem à atuação de Columbu na produção é o levantamento da traseira do carro de seu pai, que parecia estar ‘entalado’ entre outros dois carros e que precisaria sair daquele estacionamento com segurança. Com total naturalidade, Columbu deu uma ‘forcinha’ para auxiliar o pai. No vídeo ele é apresentado como o principal fisiculturista da época, na categoria sub 90kg. A produção mostra ainda o anúncio da vitória de Franco Columbu no Mr. Olympia, 1975, abaixo dos 90kg.

O HOMEM MAIS FORTE DO MUNDO

O título nunca foi dado a Franco Columbu, mas ele dizia ser o homem mais forte do mundo. Uma de suas atribuições para afirmar tal título dizia respeito a um exercício que executava com total perfeição: o levantamento terra, aquele que garante força na pegada. Columbu se destaca como o imbatível ao levantar a barra do chão com grande quantidade de peso. Sua força era aclamada onde quer que fosse exibida. Um exemplo está no Mr. Olympia, edição de 1975, com a vitória na categoria abaixo dos 90kg, onde o overall só não foi conquistado, pois o título ficara para o imbatível Arnold Schwarzenegger. O ano de glória para Columbu foi 1976, quando Arnold deixou a competição e, portanto sobraram chances de vitória para o amigo. No ano seguinte, Franco quebrou a perna durante a disputa pelo título de ‘Homem mais forte do mundo’. O astro encerrou sua carreira em 1981, quando venceu o Mr. Olympia em uma disputa apertada com a presença de 16 competidores. O mito deixou o universo bodybuilding no auge de sua estrelada carreira, com muitas vitórias e a sensação de dever cumprido dentro do esporte.

COM A PALAVRA, FRANCO COLUMBU

A Revista SuplementAção conversou com esse astro do bodybuilding através de diversos e-mails. Muito solícito e interessado em saber o que o Brasil esperava dele através das perguntas da SuplementAção, Franco falou sobre a importância em relação a um treino bem executado. Segundo ele, manter o foco no condicionamento físico é importante para manter o cérebro saudável. “Físico e mente em dia é o segredo para a longevidade”, diz o mito, hoje aos 73 anos. Para conquistar uma rotina saudável de treinos, sempre com a preocupação em evitar lesões, Franco sugere: aquecer-se corretamente; manter e executar uma sequência ideal de treinos; nunca fadigar os músculos; manter-se sempre em concentração, e optar por produtos de qualidade em uma dieta equilibrada e nutritiva. “O alimento é o combustível que usamos para seguir em frente”, afirma o campeão. Columbu acredita ainda que relaxar por 10 minutos antes do treino, garante uma maior concentração para executar os movimentos. Todas as dicas já foram anotadas?Então já sabe, é hora de treinar! Os principais títulos conquistados por Franco Columbu são: Mr. Itália Mr. Europa Mr. Internacional Mr. Mundo Mr. Universo Mr. Olympia DR.

FRANCO COLUMBU

Doutor em Quiropraxia, Columbu possui três livros publicados. Em uma das obras, ele afirma: “tenha uma rotina específica para comer, dormir e treinar. O melhor é sempre treinar no mesmo horário, todos os dias. Se você seguir uma rotina fixa durante a semana, você pode descansar e relaxar no fim de semana. O corpo também necessita de descanso e não pode ser forçado a todo momento”.

Comentários