FEIRAS E EVENTOS

Arnold Classic 2009

Campeão do Arnold Classic 2009, o fisiculturista norte-americano Kai Greene desponta como um dos principais concorrentes para o maior evento mundial da modalidade, o Mr. Olympia

 Arnold Classic 2009 Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

A qualidade muscular , definição e simetria corporal impressionantes e inquestionáveis esses foram os grandes trunfos do atleta Kai Greene para conquistar seu primeiro titulo de campeão na edição anual do Festival Internacional de Esportes — Arnold Classic. Considerado uma verdadeira zebra da competição, o norte americano de 1,70m de altura e 116 musculosos quilos desbancou o favorito ao primeiro lugar, o dominicano Victor Martinez, que já havia ganhado o titulo em 2007 e neste ano acabou ficando com o segundo lugar, considerada uma boa colocação já que o atleta passou por uma cirurgia no joelho há sete meses. Uma semana depois, Greene levou também o titulo de campeão do Austrália Pro Grand Prix.

Realizado entre os dias 6 e 9 de marco, em Ohio — Estados Unidos, o Arnold Classic foi idealizado e criado em 1989 e ganhou o nome do maior ícone do fisiculturismo mundial, do ator e governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger. Considerado o mais rentável e a segunda maior. Competição da modalidade, o evento funciona também como uma espécie de termômetro tanto para os atletas quanto para os apaixonados pelo fisiculturismo em relação ao que pode acontecer no maior evento internacional da modalidade, o Mr.Olympia. Basta lembrar que no ano passado o também norte-americano Dexter Jackson — para a surpresa de quem acompanha este universo — levou para casa os dois prêmios. Neste ano, Jackson, Ronnie Coleman e Jay Cutler deixaram de lado a participação no Arnold Classic. A ausência e vista por alguns como estratégia de competição e por outros como uma espécie de estrelismo da parte dos fortões Alem da popular competição masculina, o Arnold Classic também traz as disputas femininas pelos títulos de Mr. Internacional, Fitness International e Figure International. Outro ponto alto do concurso são os campeonatos de tênis, dança, artes marciais e a feira de suplemento alimentar, a Arnold Fitness Expo, que apresenta ao mundo as maiores tendências e novidades do mundo do bodybuilding.

Alem da surpreendente vitória na principal categoria de disputa masculina, que lhe rendeu 130 mil dólares em prêmios - incluindo um cheque, um carro off — road e um relógio rólex — Kai Greene abocanhou o titulo de melhor pose da competição e também levou para casa outro cheque no valor de 10 mil dólares, um lugar entre os favoritos na disputa do Mr. Olympia e os cumprimentos do fundador do campeonato, que afirmou nunca ter visto uma performance tão diferente. O segundo colocado, Victor Martinez, ficou com um cheque de 75 mil dólares enquanto o terceiro lugar, Branch Warren, recebeu um premio de 50 mil e o titulo de maior volume muscular do eveno. Na categoria feminina o favoritismo foi confirmado e a vencedora do Mr. Olympia 2008, Iris Kyle, conquistou o titulo de “Senhora Internacional”. De visual renovado, a moca - que já havia ganhado a disputa outras quatro vezes — recebeu o premio de 25 mil dólares. O segundo lugar ficou com a Debi Laszewski, que levou para casa um cheque de 13 mil dólares. Também favorita ao titulo Yaxeni Oriquen, que e a segunda maior campeã do torneio e já conquistou quatro títulos, ficou com a terceira colocação na disputa deste ano e ganhou 8 mil dólares.

O grande campeão 

Nascido em um ambiente familiar problemático, Greene passou a infância e parte da adolescência transitando entre orfanatos e famílias adotivas. Conheceu a musculação nos tempos de escola e dedicou-se a modalidade, fazendo do esporte seu refugio. “Nessa época conheci os mais notáveis atletas do mundo do fisiculturismo e absorvi o conhecimento e as munições necessárias para estar entre os monstros do esporte”, diz o ganhador em sua apresentação. Considerado um dos mais jovens fisiculturistas profissionais, o norte-americano já havia ganhado diversos títulos em sua carreira, mas não figurava na lista dos favoritos ao titulo da competição. Apaixonado também por artes visuais, o campeão do Arnold Classic 2009 considera o seu corpo um objeto de estudos e trabalho artístico.

“Utilizo meu físico para ganhar maior compreensão do espaço e do movimento, criando uma obra de arte cada vez mais detalhada e mais complexa ao longo do tempo”, diz. “Sempre me trouxe grande conforto, sensação de estabilidade e consistência.

Treinei e venho treinando, mas não com a finalidade de qualquer coisa, mas para atingir a minha própria paz de espírito”.

E foi exatamente pegando pesado que Greene conseguiu conquistar a aprovação do publico e dos jurados da competição. O atleta que se preparou em segredo para o torneio declarou ao ganhar o titulo que seu maior desejo depois de alcançar o pódio era comer uma enorme fatia de bolo, o que da exata dimensão dos obstáculos vencidos pelo atleta ate chegar a conquista do prêmio. “Agora vou realizar meu maior desejo”, disse ele a imprensa. “Melhor do que namorar! Vou comer uma enorme fatia de bolo e engordar um pouquinho.” Na internet é possivel encontrar um vídeo do desembarque de Greene apos o Australia Gran Prix no qual o atleta faz uma refeição como a tempos não podia! Um simples café da manha sai por mais de 90 dólares.

Classificação Arnold Classic 2009

Kai Greene (Estados Unidos) Victor Martinez (Republica Dominicana) Branch Warren (Estados Unidos) Toney Freeman (Estados Unidos) Silvio Samuel (brasileiro, naturalizado espanhol) Moe Elmoussawi (Nova Zelandia) Dennis James (Inglaterra) Sergey Shelestov (Russia) Johnnie Jackson (Estados Unidos) 10º Ronny Rockel (Inglaterra)

Os campeões da Década

2009  Kai Greene 2008 — Dexter Jackson 2007 — Victor Martinez 2006 — Dexter Jackson 2005 — Dexter Jackson 2004 — Jay Cutler 2003 — Jay Cutler 2002 — Jay Cutler 2001 — Ronnie Coleman 2000 — Flex Wheeler 1999 — Nasser El Sonbaty

As campeãs da Década

2009 — Iris Kyle 2008 — Yaxeni Oriquen 2007 — Iris Kyle 2006 — Iris Kyle 2005 — Yaxeni Oriquen 2004 — Iris Kyle 2003 — Yaxeni Oriquen 2002 — Yaxeni Oriquen

Comentários