SAÚDE

Sedentarismo e obesidade na população jovem aumentam riscos de câncer colorretal

É possível ter o diagnóstico precoce da doença a partir da colonoscopia

Sedentarismo e obesidade na população jovem aumentam riscos de câncer colorretal Crédito: BANCO DE IMAGENS

A Sociedade Americana de Câncer divulgou recentemente, um estudo indicando que os casos de câncer colorretal estão cada vez mais atingindo pessoas com idade inferior a 55 anos, sendo que a doença é característica da população idosa. Entre os motivos desse aumento estão o sedentarismo e a obesidade, fatores de risco para a doença que tem como sintomas sangramento anal, eliminação de sangue ou muco nas fezes e alteração do hábito intestinal. Os dados apontam que três em cada 10 casos desse tipo de câncer acomete pessoas com menos de 55 anos.

“Para a prevenção é fundamental a realização do exame de colonoscopia. O procedimento permite a análise do reto, cólon e parte do íleo terminal por meio de um tubo, que contém uma microcâmera na extremidade, introduzido no ânus que permite analisar por meio de imagens”, explica Celso Ardengh, presidente da Sociedade de Gastroenterologia de São Paulo.

Esse tipo de câncer é silencioso e assintomático, mas se diagnosticado precocemente pela colonoscopia, tem chance de cura em até 90% dos casos. O exame é indicado como investigação de rotina a partir dos 50 anos ou até antes quando o paciente tiver histórico familiar. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que o câncer colorretal é o tipo que mais acomete as mulheres, perdendo apenas para o de mama e o terceiro mais incidente entre os homens.

Comentários