HORTIFRUTI DE A a Z

Hortifruti de A a Z: Alfafa

Com vocês, a alfafa!

Hortifruti de A a Z: Alfafa O broto de alfafa deve ser consumido sem aquecimento ou congelamento, para manter todas as características do alimento.
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Naquela tigela farta em folhas para a salada que será consumida no almoço certamente podem ser encontradas opções ainda mais ricas em nutrientes do que somente as conhecidas verduras. Quase imperceptíveis, lá estão eles, os brotos. E se marcam presença nas folhas é porque são especiais, tanto em sabor, como na saúde.

Esses pequeninos seres são poderosos agentes de combate aos radicais livres e, por isso, retardam o envelhecimento.  São fontes importantes de vitaminas, como o fósforo e o ferro, e garantem uma beleza a mais às deliciosas saladas do dia a dia. As opções de brotos são as mais variáveis possíveis, mas o destaque de hoje vai para o broto de alfafa.

Originária da Rússia, ao chegar aos países árabes a alfafa ficou conhecida entre os criadores de cavalos, porque os animais ganhavam vitalidade em contato com a planta. Ela vem sendo cultivada há 2,5 mil anos, chegando à Europa através da Espanha. “Por ser extremamente resistente ao frio e pela criação de espécies híbridas, pode ser cultivada em todos os climas e em quase todas as regiões agrícolas do planeta”, explica o Educador em Alimentação Viva Raw Chef e Agrofloresteiro, Tiago Negrão.

Segundo o profissional, a alfafa é considerada a ‘rainha das forrageiras’, por seu elevado valor nutritivo (são quatro vezes mais proteínas do que o milho!). Por este fato, ela vem sendo plantada principalmente para a produção de feno. “A planta vive em torno de seis a oito anos e se tornou conhecida como alimento humano muito tempo depois de ser cultivado para animais. Hoje é um dos brotos mais conhecidos, apreciados e estudados, especialmente valorizado pela sua capacidade de reter a clorofila!”, enaltece Tiago Negrão.

Além de estar associado à perda de peso e manutenção do músculo, o broto de alfafa pode ser incluído na alimentação de atletas que querem ganhar força e baixar o peso, já que pode ser um aliado para melhorar a performance. “Este alimento possui em sua composição a clorofila, que ajuda na oxigenação do sangue, melhorando o processo de obtenção de nutrientes para os músculos e também em sua recuperação”, explica a health coach, Luciane Rodrigues.

 

CONSUMINDO O BROTO

A alfafa é uma semente e precisa ser germinada. “É importante observar que estas minúsculas sementes (menores que a da mostarda), são especialmente indicadas para a produção de brotos. É importante evitar o consumo como sementes germinadas por possuírem alto teor de substâncias tóxicas (antinutrientes) no início de seu processo de crescimento”, explica Tiago Negrão.

Estes tipos de brotos podem ser cultivados no ar ou na terra. Segundo Tiago Negrão, é preciso colocar poucas sementes em um vidro (1 colher (sopa) em um vidro de 1kg), para que tenham espaço para crescer, manter arejada e primordialmente para facilitar a limpeza e a lavagem.

“É importante frisar que os brotos precisam de muita água para o crescimento. Não devem ser esquecidos, pois as pequenas raízes secam com facilidade. O ideal é lavar entre duas a quatro vezes ao dia, com jatos de água suave. Eles ficam prontos para consumo entre quatro e cinco dias, em uma temperatura amena”, orienta.

O broto de alfafa deve ser consumido sem aquecimento ou congelamento, para manter todas as características do alimento. Caso queira acrescentá-los numa preparação quente, deve-se incluir somente no momento da refeição. “Lembrando que a melhor forma de consumir o broto de alfafa é cru. Desta maneira será garantida a preservação das vitaminas e minerais. Este broto pode ser consumido em saladas ou ainda batido em sucos e vitaminas”, recomenda Luciane. 

Os brotos de alfafa apresentam um paladar muito suave e por isso são de fácil aceitação. “Eles são ótimos para a transição alimentar e principalmente para as crianças. Não existem restrições”, lembra a health coach Luciane Rodrigues. Segundo ela, a água contida no interior da alfafa serve como um colágeno, isto é, a água estruturada que oxigena os tecidos do corpo ajuda a hemoglobina levar mais oxigênio as prototitas (menores partículas do sangue), oxigenando todos os tecidos.

CURIOSIDADES:

*Na língua inglesa, francesa, alemã, italiana e mesmo no português a alfafa é chamada de luzerna (lucerne) que significa ‘grande luz ou clarão!’ No árabe é chamada de ‘alfacha-facha’ de onde se origina o nome alfafa.

*Os brotos de alfafa, assim como todos os outros brotos nos convidam para um alinhamento entre o céu e a terra. As forças do céu chamam o caule e folhas e as da terra chamam as raízes!

 

DELÍCIA DE BROTOS DE ALFAFA, by health coach Luciane Rodrigues

 

Ingredientes:

1 xícara de brotos de alfafa (previamente lavados e sem as casquinhas)

½ abacate cortado em cubos

1 tomate

8 folhas de alface (ou rúcula) rasgadas

Pimenta fresca, shoyu, limão e azeite a gosto

 

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e tempere ao final.

 

 “O broto de alfafa não deve ser consumido quando passar da validade, isto é, quando começar a perder a vitalidade. Nesta fase ele entra em decomposição e apodrece”, explica Tiago Negrão.

 

FONTES CONSULTADAS:

Luciane Rodrigues: Health Coach e consultora em Alimentação Consciente e Bem viver

Tiago Negrão: Educador em Alimentação Viva Raw Chef e Agrofloresteiro

Comentários