SUPERAÇÃO

Superação: Sonia Ferraz

Se eu posso, todos podem!

Superação: Sonia Ferraz Este estilo de vida tem feito muito bem à saúde da atleta
Crédito: DIVULGAÇÃO

Sonia Ferraz, a ‘vovó fitness’, é inspiração para homens e principalmente mulheres, de todas as gerações. Aos 73 anos e 15 deles dedicados à musculação, ela prova que o estilo de vida através do treino supervisionado é uma opção de pura saúde

 

 “Sai de casa para trabalhar aos 14 anos. Naquela época eu já quebrava um certo tabu. Enfrentei meu pai, pois não queria  apenas ajudar minha mãe a cuidar dos meus irmãos. Fui para o mercado de trabalho para ajudar nas despesas da casa. Os anos se passaram, casei e vivia uma vida normal com afazeres domésticos e cuidados com meus dois filhos e um neto. Foram 35 anos dentro deste mundo e neste tempo todo, muita coisa aconteceu. Dentro deste contexto, tive duas gravidezes de 30kg cada uma.

Antes, nós mulheres não tínhamos orientação de um nutricionista e muito menos consciência que você pode ter uma gravidez com qualidade. Nós ouvíamos muito que tinha que ‘comer por dois’ e foi isso que fiz. Na primeira gravidez, aos 23 anos, tinha 41kg e cheguei aos 71, com 1,49m. Eu comia de tudo para engordar: macarrão, fritura, sorvete e achava que aquilo era normal. Tinha medo que não comendo, poderia ter um filho doente. Aquela geração encarava que magro não tinha saúde.

Os anos se passaram e consegui chegar aos 48kg. A segunda gravidez aconteceu quinze anos depois e mais uma vez voltei a engordar, chegando ao 78kg. Eu mesma comecei a reduzir as minhas refeições pela metade para recuperar meu corpo, mas não deu certo. Não conseguia retornar às medidas de antes. Dos 37 anos 58, vivi uma vida de insatisfação com meu corpo. Fiquei toda flácida, toda esquisita e não me sentia bem com aquele visual e decidi mudar.

Meu filho frequentava uma academia e tinha aulas com o preparador físico Lincoln Malaszoviski. Comecei a praticar musculação inicialmente para me livrar de muitas dores que sentia no corpo, muitas limitações nas articulações, sem falar no sistema imunológico fragilizado. Precisava me sentir viva, me sentir bem e foi isso que aconteceu ao longo do tempo. Ao todo são 15 anos frequentando a academia e tive muita evolução. Quando comecei não conseguia fazer uma elevação lateral com halteres de 1kg. Posso dizer que hoje sou uma pessoa muito mais feliz. A transformação não aconteceu apenas com meu shape, mas com a minha vida inteira.

Hoje subo em palcos e me apresento como fisiculturista, isso é incrível! Muitas pessoas se surpreendem com minha dedicação e meus resultados. O que posso dizer é que todo mundo pode. Não há impedimento, principalmente quando o assunto é idade. Ouço muita mulher reclamando que não consegue voltar ou chegar ao corpo dos sonhos, eu digo: lute, corra atrás do seu objetivo, persista e tenha disciplina. Essa escolha certamente fará sua vida muito mais feliz”.

 

VOVÓ FITNESS

Sonia Ferraz sem dúvida alguma, deve mesmo lançar um livro. A história de vida desta mulher é inspiradora para qualquer tipo de pessoa que tem o sonho aprisionado, seja por uma limitação física ou mesmo de mente. Ela tem 73 anos, pratica musculação há 15 e hoje tem o título de atleta fisiculturista. Nestes padrões, possivelmente ela é a mulher com mais idade, praticando musculação. Pode um negócio desses? Claro, que pode!

A entrevista deste Superação aconteceu durante a última edição da Exponutrition, realizada na cidade de São Paulo. Entre uma foto e outra, além de muito assédio dos admiradores do bodybuilding, muito simpática, Sonia contou sua história de tanta inspiração. Para auxiliá-la nos muitos fatos desta trajetória de transformação, a entrevista foi feita ainda com o treinador Lincoln Malaszoviski. Além de preparador físico, Lincoln é o idealizador da versão Sonia Ferraz bodybuilder.

“Sonia tem um perfil diferente; notei isso logo que ela entrou na academia. Ao longo desses anos de convivência, fui identificando muitas características de vida nela, que outras pessoas na mesma idade já teriam entregado os pontos, já estariam deprimidas. Ela é o oposto; é uma pessoa extremamente forte. A Sonia atleta foi pensada, foi planejada. Não há no mundo inteiro uma pessoa que treine com o grau de performance igual ao dela, se igualando a atletas de 20 ou 30 anos”, conta o treinador.

Segundo Lincoln, o shape de hoje da fisiculturista foi conquistado graças ao interesse e à disciplina que ela demonstra a cada dia. “Ela praticamente não sai da dieta. Ela não é um personagem; este é realmente o life style dela”, conta. Neste tempo todo de transformação, atleta e professor tiveram que enfrentar muitas barreiras. “Tivemos uma aceitação maior das pessoas que não eram ligadas ao esporte. Até hoje sofro com a indiferença da minha família”, conta a atleta.

“O bonito foi ver a mudança de comportamento dessas pessoas ao longo do ano. Muitos profissionais eram resistentes à transformação dela e eles estão certos, pois temiam pela vida dela. Mas o trabalho sério feito durante esses mais de 15 anos, traduz a qualidade de vida que ela tem hoje. Atualmente Sonia tem o respeito e a torcida de muitas pessoas, pois assumiu uma postura séria e muito comprometida”, diz o treinador.

Ela compete há quase mais de dez anos e esta subida aos palcos foi algo surpreendente. O início aconteceu em 2007, no Campeonato Estreantes, onde ela conquistou o 5º lugar, aos 64 anos. “Após um ano e meio na academia, Lincoln me convidou a participar de um campeonato, apenas para demonstração do meu shape. Eu aceitei na hora, mas tive muita resistência por parte da minha família e até hoje enfrento isso. Já participei com patrocínio de uma marca de suplementos”, revela Sonia.

“Nós literalmente reinventamos a roda. A condição dela é um feito; não existe nada igual no mundo todo. Na época em que ela se apresentou pela primeira vez, nem categoria para ela existia. Ela se apresentava na categoria sênior, subia aos palcos com mulheres décadas mais novas e mostrava um preparo inacreditável. Hoje ela é máster e traz muitas glórias para a casa”.

A preparação é feita de segunda a sexta, quando a atleta passa mais de seis horas se dedicando aos treinos, entre musculação e treinamento funcional. Na academia, o destaque vai para seu impressionante agachamento, com 180kg (quando a carga convencional é de 60kg), leg press com 550kg, supino com 120kg, entre outros. A alimentação é super regrada e ela consome sempre verduras e legumes, carnes brancas e arroz integral. Na lista de suplementos, ela consome basicamente whey protein, BCAA, ZMA e picolinato de cromo.

No início ela suplementava com o uso de fórmulas importadas. Atualmente, Sonia e Lincoln são patrocinados pela Black Skull. “Essa história de usar anabolizantes para se tornar um campeão não deve existir. Você pode ter um corpo dos sonhos com uma dieta balanceada e regrada. Meu corpo é a prova de que essa máxima é verdadeira”, diz a atleta.

Este estilo de vida tem feito muito bem à saúde da atleta. "Meus exames merecem estar em um quadro. Estou em dia com tudo!”, diz. Sonia é presença constante na mídia especializada e nos meios de comunicação em geral, com inúmeras participações em programas de televisão, inclusive. Ela já participou de competições nacionais e internacionais, conquistou títulos e recebeu muitas homenagens.

Daqui pra frente, esta vivência vai virar livro e uma série de palestras, mundo afora, sem falar em um título no Livro dos Recordes, como a mulher mais velha do mundo como bodybuilder. Sonia, a nossa torcida é toda sua e esta história certamente irá inspirar muitas vidas!

 

SIGA Sonia Ferraz nas redes!

Facebook: Sonia Ferraz Bodybuilder

Instagram: @soniaferraz_bodybuilder

Comentários