SUPLEMENTAÇÃO GOURMET

Suplementação Gourmet: Bolo proteico de pistache

Nuticionista e Chef Tonton

Suplementação Gourmet: Bolo proteico de pistache Esse bolo pode ser apreciado por qualquer pessoa que busca uma opção gostosa e saudável
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Viver em dieta não é nada fácil, afinal se privar de delícias da culinária é mais do que fundamental para não sair da linha. Mas, geralmente o que se ouve é que as opções dietéticas, muitas vezes são difíceis de engolir, literalmente!

Esse tipo de reclamação é ouvida com frequência pelo nutricionista Neito Antônio Bonotto ou Chef Tonton, como é conhecido. “Cada vez mais, as pessoas que me acompanham nas redes sociais e meus pacientes comentavam que gostariam de comer algo gostoso, mas ao mesmo tempo saudável”, conta.  

Atendendo a pedidos, o nutri Tonton ensina neste Gourmet o bolo proteico de pistache. “A ideia do pistache foi de utilizar um ingrediente com boas propriedades e que não fosse tão usual na dieta”, revela. Além disso, o pistache tem boa quantidade de proteínas, é rico em gorduras saudáveis e tem um sabor único e marcante.

Esse bolo pode ser apreciado por qualquer pessoa que busca uma opção gostosa e saudável, além das que tenham intolerância à lactose. Na receita, o nutri Tonton sugere o uso de outras proteínas em substituição da whey protein: a beef protein ou a vegana.

“Ambas são naturalmente isentas em caseína e lactose, substâncias cujo o número de pessoas com alergia e intolerância está cada vez maior. Evitar caseína pode ser uma boa estratégia para muitas pessoas, tendo em vista que o número de pessoas que apresentam alergia a esse suplemento é cada vez maior. Além disso a caseína do leite de vaca que ingerimos é muito mais alergênica do que a versão natural encontrada no leite materno humano”, explica.

Nos ingredientes, destacamos ainda a farinha de grão de bico, que apresenta moderado índice de carboidrato, baixo impacto glicêmico, baixo teor de gordura e alto teor proteico. Ela também é uma ótima aliada para quem busca emagrecimento e hipertrofia. A farinha de arroz integral é uma alternativa mais saudável que a farinha de arroz branca.

Nos itens, a manteiga ghee é rica em gorduras saudáveis, além de ser 0% lactose; o óleo rico em TCM (triglicerídeos de cadeia média) é ótima fonte de energia, porém sem carboidratos e a alfarroba é uma alternativa similar ao cacau, porém possui naturalmente sabor adocicado. “Além disso, algumas pessoas se sentem mal ao consumir cacau, devido à intolerância”, frisa o nutri Tonton. Tudo anotado, então vamos pra cozinha?

 

Bolo proteico de pistache by Nutri TonTon

 

Ingredientes:

2 ovos inteiros

1 dosador de proteína (whey, beef ou vegana)

2 colheres (sopa) de farinha de grão de bico (ou mistura sem glúten)

2 colheres (sopa) de farinha de arroz integral

100ml de leite de coco

1 colher (sopa) de fermento em pó (opcional)

50g de pistache sem casca e sem sal

Pitada canela (opcional)

 

Modo de preparo:

Separe as gemas das claras, bata as claras em neve e deixe descansar. Em um recipiente misture bem a farinha de grão de bico, a farinha de arroz integral, a proteína, as gemas, o leite de coco, o pistache e por fim acrescente o fermento, deixe descansar por 1 hora. Acrescente as claras que estavam descansando e despeje a massa em um forma, mexa com cuidado até ficar homogêneo. Unte a forma com óleo de coco ou manteiga ghee e coloque para assar em forno médio de 18 a 22 minutos.

 

Para cobertura:

Caso queira fazer uma cobertura, use 50ml de leite de amêndoas, 1 colher (sopa) de alfarroba ou cacau em pó e 1 colher (sopa) de amido de milho (misture com 8 gotas de stévia). Aqueça em fogo baixo até engrossar. Despeje no bolo após esfriar um pouco.

 

Valor nutricional:

Valor energético: 202kcal

Proteínas: 15g de proteína

Carboidrato: 22g de carboidrato

Gordura: 6g

Fibras: 3g

 

 

 

Comentários