HORTIFRUTI DE A a Z

Hortifruti de A a Z: Berinjela ou Beringela?

Escreva do jeito que mais lhe agradar e não deixe de provar essa rica opção de saúde

Hortifruti de A a Z: Berinjela ou Beringela? A berinjela emagrece por possuir efeito diurético
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Grafada com a letra G ou com a letra J? As duas opções estão corretas e mais correto que escrever essa palavra da maneira certa, é consumir esse fruto rico em nutrientes, importantes para manutenção da saúde. Vamos optar pela letra J! A berinjela tem sua origem na Índia, sendo cultivada na África. Esse fruto foi introduzido no continente europeu pelos árabes e, posteriormente, chegou ao continente americano, para a alegria de todos os brasileiros. 

Para quem nunca foi à feira livre ou ao mercado para comprar uma berinjela, aí vai uma dica: a cor é o roxo escuro, com o detalhe do talo verde. Mais incomuns são os tons avermelhados. A pele é lisa e brilhosa. Por dentro, ela tem sementes e um tom esbranquiçado. Além disso, esse fruto apresenta uma polpa macia. Segundo pesquisas científicas a berinjela tem importantes propriedades medicinais e seus princípios ativos possibilitam a diminuição das taxas de colesterol em até 30%. 

“A berinjela é recomendada para prevenir doenças relacionadas ao fluxo sanguíneo, de pessoas que têm artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações de pele, pressão alta, e colesterol. É considerada nutritiva, digestiva e laxante, assim é indicada para desnutrição, problemas digestivos, prisão de ventre e também para problemas estomacais e de fígado”, explica o nutricionista e Health Coach Eduardo Saporito.

Um alimento leve, saboroso, nutritivo e que pode ser preparado de diferentes maneiras, a berinjela está liberada para qualquer tipo de pessoa, com atenção para quem tem intolerância ou simplesmente não gosta do paladar. “Por apresentar uma leve ardência no sabor, não são todas as pessoas que apreciam esse fruto, principalmente as crianças. Mas aí cabe um trabalho das mães, em disfarçar esse alimento nas refeições dos filhos, já que se trata de uma opção rica em saúde. Sem falar nas mil e umas maneiras saudáveis em preparar essa delícia”, explica a nutricionista Cassia Bonar. 

Entre as recomendações da nutricionista, o destaque vai para as versões em patê, assada, grelhada e cozida. “A versão frita não é recomendada e pode ser substituída pelo forno ou mesmo empanada, sem acarretar um valor calórico com a presença do óleo da fritura, o que desconfiguraria o valor nutritivo do alimento”, frisa. Ainda segundo Cassia Bonar, o recomendável é o consumo sem exageros. 

“Eu diria que um pires de chá por dia é uma medida excelente para o almoço, jantar ou para a entrada de uma refeição, acrescentando pães, por exemplo”. Além dessas opções, a berinjela pode ser consumida ainda em forma de antepasto, refogada, em saladas, molhos e porque não em sucos e farinhas? Nessas últimas versões, esse fruto é muito consumido por quem pensa em eliminar quilos indesejáveis. 

“A berinjela emagrece por possuir efeito diurético e assim acaba eliminando as toxinas presentes no organismo e melhorando o funcionamento do intestino. Ela realiza a quebra de moléculas em excesso e com essa quebra de gordura, proporciona saciedade e bem-estar”, diz o nutricionista Eduardo Saporito. 

“A berinjela é um alimento funcional dotado de alto teor de vitamina b5, vitamina intimamente relacionadas à regulação metabólica. Esses alimentos funcionais têm capacidade de ajustar ou modular o sistema fisiológico e a berinjela é muito recomendada para isso, por ser rica em fibras solúveis, capaz de regular o intestino”, explica Cassia Bonar. 

Segundo ela, em obesos, é muito comum que a capacidade funcional do intestino fique muito prejudicada, devido ao excesso de alimentos que não são necessariamente nutritivos. “Quando uma pessoa passa a fazer uma alimentação saudável e incluir alimentos funcionais, entre eles a berinjela, começamos a observar que o funcionamento do intestino do obeso se recupera e ali já temos um primeiro momento de emagrecimento, o que é muito prazeroso ao paciente”.


RECEITA: CANELONE DE BERINJELA

A Cozinha Nestlé divide com os leitores da SuplementAção, uma receita bem saborosa. Bora preparar?

Ingredientes: 

Molho

1/2 colher (sopa) de azeite

1 dente de alho grande amassado

1 cebola pequena picada

4 tomates, sem sementes, picados

1/2 xícara (chá) de polpa de tomate

1 colher (chá) de sal

10 folhas de manjericão fresco

Massa e Recheio

1 pacote de massa fresca para lasanha (500g)

1 colher (sopa) de azeite

1 berinjela média em cubos bem pequenos

1/2 colher (chá) de orégano

1 pitada de pimenta-do-reino

1 pitada de noz-moscada ralada

1 stick de tempero pronto

200 g de ricota

2 colheres (sopa) de leite integral

4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Molho

Em uma panela aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Adicione os tomates, a polpa de tomate e 1 xícara (chá) de água quente e deixe cozinhar em fogo médio, em panela semitampada, por cerca de 20 minutos ou até que tudo esteja macio. Amasse levemente com um garfo, adicione o sal e o manjericão e deixe ferver por cerca de 10 minutos para tomar gosto.

Massa e Recheio

Passe rapidamente as massas em água fervente e coloque-as em água fria. Reserve. Em uma frigideira aqueça o azeite e refogue a berinjela até que fique macia. Junte o orégano, a pimenta-do-reino, a noz-moscada e o stick de tempero. Reserve. Em um recipiente amasse a ricota com um garfo, junte o leite, o queijo parmesão e a berinjela reservada formando um recheio úmido. Retire a massa da água, seque delicadamente com um papel toalha, coloque uma porção do recheio (deve ser colocado centralizado, para que ao ser enrolado não escape pelas laterais) e enrole delicadamente, formando o canelone. Repita o processo com o restante das massas. Forre o fundo de um recipiente refratário com um pouco de molho, arrume os canelones e finalize com mais molho. Cubra com papel-alumínio, leve ao forno para aquecer e sirva a seguir.

DICA:

Se desejar polvilhe queijo parmesão ralado no momento de servir.

Rendimento: 5 porções (10 canelones)


FONTES CONSULTADAS:

Cássia Bonar: Nutricionista, especialista em transtornos alimentares pelo Instituto de Psiquiatria do HCFM USP e em Educação em Saúde pela UNIFESP – CRN 26362

Eduardo Saporito: Nutricionista e Health Coach Nutrition 

Nestlé: Empresa mundial de alimentos e bebidas

 

Comentários