ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Clara pasteurizada

A proteína da clara do ovo está ainda mais ao seu alcance, nas versões líquida e em pó. Que tal investir nela?

Clara pasteurizada Crédito: BANCO DE IMAGENS

Não há indivíduo que viva sem o consumo de proteína, isso é fato. Agora, a dúvida na escolha da fonte proteica ideal atormenta quem pensa em um cardápio cada dia mais saudável. A proteína da clara do ovo é uma das opções mais saudáveis que existe, por possuir um alto valor biológico e para facilitar a vida de quem não curte comer a clara in natura, bingo! A proteína da clara do ovo também é encontrada na lista dos suplementos alimentares! Encontrada cada dia mais facilmente em lojas especializadas de produtos naturais e lojas de suplementos alimentares, a clara do ovo é comercializada na versão pasteurizada resfriada, ou seja, líquida e também pasteurizada desidratada, ou seja, em pó. Na versão pasteurizada resfriada é obtida a partir dos ovos frescos, semelhantes aos que seriam comprados em supermercados. “Existe uma máquina chamada de quebradora de ovos, que faz o incrível trabalho de quebrar ovo por ovo, descartar a casca e separar a clara da gema. A clara já separada, sem a gema e sem a casca, passa por um processo chamado de pasteurização (tratamento térmico para segurança alimentar) e em seguida é envasada em embalagem de caixinha de um litro ou em garrafas plásticas”, explica o engenheiro de alimentos da empresa MaxxiOvos, Alberto Shinoda. Para a versão líquida, Shinoda recomenda o consumo do produto em até 24 horas. A clara do ovo em pó, mais conhecida como albumina, é obtida através de um processo de secagem conhecido como Box Dryer. “Esse processo gera um produto final com as mesmas propriedades do ovo in natura, sem causar nenhum prejuízo às suas propriedades nutricionais e qualidades microbiológicas”, explica o gestor comercial da Naturovos, Anderson Herbert. A albumina da Naturovos, após aberta e bem lacrada tem validade de 30 dias. A clara líquida em embalagem na caixinha tem validade de 60 dias e deve ser consumida em até 24 horas após aberta.

BENEFÍCIO E CONSUMO É inegável admitir: a clara pasteurizada é uma opção rica em proteínas! “Ela apresenta pouquíssima gordura e baixa caloria. Consiste principalmente em água, proteínas (principalmente albumina), minerais (sódio, selênio, fósforo, cálcio, magnésio, potássio) e vitaminas B6 e B2 (riboflavina)”, explica a nutricionista esportiva Mayara Battistella. Segundo a profissional, a clara pasteurizada em qualquer versão pode ser consumida por qualquer pessoa. “Mas que não tenha intolerância ou alergia a ovos, claro!”, enfatiza. Tanto a clara líquida quanto a versão desidratada são indicadas para pessoas que buscam aumentar sua massa muscular ou cujas dietas possuam grandes quantidades de proteína. “Além de praticantes de musculação e outras modalidades de esporte que requerem força”, lembra o gestor comercial da Naturovos, Anderson Herbert. A quantidade de claras ingeridas por dia depende de cada indivíduo, de acordo com suas necessidades de proteínas diárias. “Mas em uma média, seria ideal o consumo de 20 a 25g de proteína por refeição, sendo que a cada 50g de claras pasteurizadas equivale a 5g proteína, então seriam 250g de claras pasteurizadas na refeição. É importante lembrar que essa é uma média e cada indivíduo tem uma necessidade particular”, afirma Mayara Battistella. É sabido que dietas ricas em proteínas, auxiliam no processo de saciedade, o que é muito importante para se manter a disciplina na alimentação. Além disto, as proteínas são essenciais para o crescimento e regeneração muscular. Quem é atleta sabe que a clara pasteurizada é uma boa pedida para ser inclusa no cardápio restrito, lembrando que ela é uma ótima fonte de proteína, de alto valor biológico (possuindo todos os aminoácidos essenciais), de absorção mais lenta e de fácil digestão em relação a outras proteínas. Além disso, a clara pasteurizada é vantajosa por ser um produto natural, seguro e econômico para a realização de uma dieta proteica. Ela é facilmente digerida e absorvida, o que facilita a recuperação do organismo. Ela pode ser consumida em qualquer hora do dia e de diferentes maneiras, além de poder substituir a clara do ovo tradicional em muitas receitas. “A clara pasteurizada pode ser usada em receitas em geral que utilizam a clara do ovo como ingrediente, como um omelete light e clara cozida. Agora, é muito comum alguns atletas consumirem como shake (adicionando ainda alguma fruta ou suco em pó) ou até mesmo tomando pura”, conta o engenheiro de alimentos da empresa MaxxiOvos, Alberto Shinoda. “Normalmente é consumida à noite por atletas, na última refeição, que é o momento em que o indivíduo ficará por mais tempo sem se alimentar, auxiliando no processo anabólico (construção do tecido muscular) que é feito durante o sono e não durante o treino. Porém, pode ser consumida em qualquer momento do dia, é uma proteína versátil e combina com muitos outros alimentos”, explica o coach esportivo, André Della Creche.

A clara pasteurizada na versão desidratada é comercializada de diferentes maneiras. Pela Naturovos, por exemplo, é encontrada em pacotes de 500g e em cinco sabores diferentes: natural, baunilha, banana, morango e chocolate. A versão líquida é comercializada em embalagens de um litro, no sabor natural. A clara pasteurizada pode ser consumida como lanche intermediário, cozida como omelete ou claras mexidas.

Pão de queijo de frigideira by MaxxiOvos*Elaborada pela chef Roberta Santana

Ingredientes: 250g de clara pasteurizada 20 colheres (sopa) de goma pronta para tapioca5 colheres (sopa) cheia de requeijão light1 colher (chá) rasa de sal light (opcional)

Modo de preparo:Em um recipiente coloque a clara, a tapioca, o requeijão e o sal, misture bem até ficar homogêneo. Aqueça uma frigideira pequena antiaderente e despeje 1/5 da massa, deixe cozinhar um pouco e então vire para dourar. Repita este processo por mais quatro vezes ou se fizer em uma frigideira grande faça de uma única vez.

Rendimento: 5 porções

FONTES CONSULTADAS:Alberto Shinoda: Engenheiro de alimentos da MaxxiOvosAnderson Herbert: Gestor Comercial da NaturovosAndré Della Creche: Coach esportivoMayara Battistella: Nutricionista esportiva

Comentários