MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do Bodybuilding: Rich Gaspari

O primeiro vencedor do Arnold Classic de todos os tempos

Mitos do Bodybuilding:  Rich Gaspari Rich Gaspari ostenta o título de ser o primeiro campeão do Arnold Classic
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Vinte e cinco anos atrás, Rich Gaspari colocou seu nome no livro dos recordes como o primeiro vencedor do Arnold Classic. Além da primeira colocação, Gaspari levou ainda para a casa o prêmio de US$55.000, que na época era maior do que o dinheiro do prêmio Mr. Olympia. Jamais alguém poderia prever que o evento iria se transformar ao longo dos próximas décadas. O detalhe é que foi o próprio Schwarzenegger que convidou Gaspari para participar de seu grande show. Um convite que deu muita sorte a Rich.

Richard Steven Gaspari ou simplesmente Rich Gaspari ostenta o título de ser o primeiro campeão do Arnold Classic. Nascido em 16 de maio de 1963, em New Brunswick, Nova Jérsia, nos Estados Unidos, Rich soma muitas vitórias nesse universo e até hoje colabora com esse esporte. O começo de tudo aconteceu aos 14 anos, quando ele começou a se aventurar no levantamento de peso e se destacou como um fisiculturista profissional nos meados dos anos 80.

Apelidado de ‘Dragon Slayer’, ou dragão matador, Rich foi temido e admirado por seus companheiros de esporte pelo seu condicionamento inovador e estrutura muscular atípica. Seu corpo causou inveja e derrubou muitos competidores da época. Mesmo tendo tantos atributos, o próprio Gaspari fazia de tudo para melhorar sua forma física, porque não acreditava totalmente em seu potencial.

A herança genética de corpo musculoso é do pai, que também era destaque pelo shape avantajado em músculos. Rich estabeleceu o recorde como a pessoa mais jovem a ganhar o Mr. Universo pela IFBB, com apenas 21 anos, derrotando o recorde anterior do outro mito Lou Ferrigno, que ganhou o mesmo título em 1973 aos 22 anos de idade. Antes do Arnold Classic, Rich Gaspari ostentava ainda títulos como o Mr. América, Mr. Universo e Mr. Mundo. Depois de ganhar títulos nas categorias junior geral e peso pesado, de um grande campeonato de fisiculturismo amador americano (National Physique Commitee – NPC), o fisiculturista ganhou destaque na mídia especializada no esporte. Para se tornar um profissional da modalidade, além de ganhar a competição nacional da NPC, Rich Gaspari precisava ganhar o título de Mr. Universo. Treinando ao lado do oito vezes campeão Olympia, Lee Haney, ele saiu dos dois campeonatos com o primeiro lugar e ganhou o passe que necessitava para disputar os eventos da IFBB. Esses títulos conferiram a ele fama mundial.

Sua passagem pelo Mr. Olympia foi longa, foram sete anos consecutivas nos palcos do maior campeonato de fisiculturismo do mundo, que lhe rendeu três vezes o título de vice-campeão do Mr. Olympia, entre 1986 e 1988. Rich estreou nessa competição aos 22 anos, em 1985 onde conquistou o 3º lugar. Nos três anos seguintes Rich Gaspari permaneceu na competição, mas não teve o melhor desempenho e encerrou sua participação no Mr. Olympia em 1991, com o 10º lugar.

Nos dois meses que antecediam uma competição, Gaspari dividia a sua semana de treinamentos. Sua ênfase inicial era em treinos de panturrilha, peito, abdominal, aeróbico e ensaios, sendo ensaios de pose de manhã e braços na parte da noite; treino de costas, abdominal e aeróbico no período matutino e ombros no período noturno, período manhã reservado para treinamento de pernas e período da noite dedicado para trabalhar a musculatura da panturrilha e o abdômen.

Rich chegava a treinar seis dias consecutivos, com um dia de descanso. Quando não estava na época de preparação para algum campeonato, Rich pausava o treino a cada três dias. Nos treinos, utilizava muita carga e poucas repetições.

Rich Gaspari detém uma certificação com a Academia Nacional de Medicina do Esporte (NCSM). Isto permitiu a ele auxiliar quem procura alcançar uma vida mais saudável, através da formação pessoal e nutrição. Rich encerrou sua carreira de competição profissional em 1996, no San Jose Pro Invitational, evento em que ficou com a 16ª colocação.

Assim como vários outros bodybuilders, Rich Gaspari mantém sua própria linha de suplementos alimentares, um sucesso no mundo todo e representação também no Brasil. Segundo o próprio mito, ele montou sua própria marca porque gostaria de oferecer aos praticantes de atividades físicas e fisiculturistas, os melhores produtos com qualidade e eficácia. A empresa que leva seu sobrenome foi formada em 2001.

Na mídia, Gaspari já estampou diversas publicações e na TV, já foi estrela de vários comerciais. Em 2004, Gaspari foi incluído no Hall da Fama do bodybuilding. Atualmente Rich faz presenças em eventos de fisiculturismo espalhados pelo mundo, além de ser consultor fitness de atletas e praticantes de musculação. No Brasil, sua presença é sempre constante e muito aguardada. Aos 52 anos, Rich Gaspari mantém um físico avantajado e sempre bem definido em músculos.

Os títulos de Rich Gaspari são:

1996 - San José Pro Invitational - IFBB, 16º lugar

1996 - Florida Pro Invitational - IFBB, 12 º lugar

1996 - Canadá Pro Cup - IFBB, 11º lugar

1995 - Night of Champions - IFBB, 12º lugar

1995 - Canadá Pro Cup - IFBB, 5º lugar

1994 - Night of Champions - IFBB, 17º lugar

1994 - Cataratas do Niágara Pro Invitational - IFBB, 15º lugar

1994 - Chicago Pro Invitational - IFBB, 16º lugar

1992 - Arnold Classic - IFBB, 13º lugar

1991 - Mr. Olympia - IFBB, 10º lugar

1991 - Arnold Classic - IFBB, 7º lugar

1990 - Mr. Olympia - IFBB, 5º lugar

1989 - Mr Olympia - IFBB, 4º lugar

1989 - Arnold Classic - IFBB, 1º lugar

1988 - Mr. Olympia - IFBB, 2º lugar

1988 - Grand Prix Espanha - IFBB, 1º lugar

1988 - Grand Prix Espanha (2) - IFBB, 2º lugar

1988 - Grand Prix Itália - IFBB, 1º lugar

1988 - Grand Prix Grécia - IFBB, 2º lugar

1988 - Grand Prix Alemanha - IFBB, 1º lugar

1988 - Grand Prix France - IFBB, 1º lugar

1988 - Grand Prix Inglaterra - IFBB, 2º lugar

1987 - Mr. Olympia - IFBB, 2º lugar

1987 - Grand Prix Alemanha - IFBB, 1º lugar

1987 - Grand Prix Alemanha (2) - IFBB, 2º lugar

1987 - Grand Prix France - IFBB, 1º lugar

1986 - Campeonato Mundial Pro - IFBB, 1º lugar

1986 - Mr. Olympia - IFBB, 2º lugar

1986 - Los Angeles Campeonato Pro - IFBB, 1º lugar

1985 - Mr. Olympia - IFBB, 3º lugar

1985 - Night of Champions - IFBB, 2º lugar

1984 - World IFBB Amateur Championships Light-HeavyWeight - 1º lugar

1984 - Nationals - NPC, dos meio-pesados, 1º lugar

1983 - NPC Nationals, Peso-pesado, 5º lugar

1983 - NPC Junior Nationals Overall - 1º lugar

1983 - NPC Junior Nationals HeavyWeight - 1º lugar

Comentários