MATÉRIAS DE CAPA

Edição nº37: Scheila Carvalho

A Suplementação traz nesta edição um sonho de consumo, se tratando de capas. A eterna morena do Tchan aceitou o nosso convite para esbanjar simpatia e principalmente beleza em nossas páginas

Quem nasceu para se mexer, jamais ficará parado. E quem nasceu para dançar, obviamente nunca abandonará essa paixão. O tempo pode passar, os projetos podem acabar, os ciclos podem se encerrar, mas uma nova fase pode surgir e tudo o que fazia o maior sentido antes, pode voltar a fazer parte da rotina novamente. Tudo é uma questão de oportunidade e acima de tudo, objetivo bem traçado.

A Suplementação traz nesta edição um sonho de consumo, se tratando de capas. A eterna morena do Tchan aceitou o nosso convite para esbanjar simpatia e principalmente beleza em nossas páginas. Scheila Carvalho é a estrela que brilha agora por aqui, mostrando a todos um misto de simpatia, profissionalismo, humildade e simplicidade, bem distribuídos em um shape lindo, de fazer babar a quem olhar.

Prestes a completar 42 anos, Scheila está em sua melhor forma física. Com tudo durinho e em cima, a morena não tem do que reclamar. Mas além do treino indispensável na academia, a gata não deixa de lado o que mais ama fazer: dançar. E é na pista de dança que ela arrasa e deixa muitas calorias. “Deixei o ‘É o Tchan’, mas nunca parei de dançar. A música não me deixa ficar parada e isso me faz muito bem, com certeza esse é o segredo de manter meu corpo sempre em dia”, revela.

A paixão pela dança teve início aos quatro anos, quando começou a fazer ballet clássico. “Pedi pra minha mãe me colocar nas aulas de ballet. Mas não combinava nada com aquela delicadeza desse estilo. Eu era baixinha, de coxa grossa e bumbum grande... não me encaixava mesmo nesse perfil. Enquanto minhas amigas eram fininhas e saltavam como lindos carneirinhos, lá vinha eu parecendo um jegue desengonçado”, brinca.

Mesmo com tantas ‘restrições’, Scheila ainda investiu em ballet clássico até os nove anos quando mudou para o Jazz, um estilo em que se encontrou. “Lá estava eu, sempre na primeira fila. Sempre gostei de aparecer”, conta. Os anos se passaram, a dança foi ficando em segundo plano na vida dela e por necessidade, já adulta, a morena trabalhou por um período em um banco, perfil totalmente contrário daquela menina que adorava aparecer.

E foi nesse trabalho, que um colega mostrou a ela o concurso para dançarina do grupo ‘É o Tchan’. “Lá no banco todo mundo sabia que eu adorava dançar. Nas confraternizações da galera, eu não saia da rodinha de dança. Nem comer, eu comia direito”. O anúncio do concurso estava em um jornal. “Quando vi, todo mundo achou que eu não ia embarcar nessa ideia, nem eu, mas a minha vida começou a mudar naquela época. Deixei tudo em Juiz de Fora para buscar meu sonho em Salvador”, e lá a morena está até hoje, há quase vinte anos.

Scheila teria que se inscrever e para isso teve que ligar para a Bahia. “Nossa, minha mãe quis me matar quando soube que fiz um interurbano”, brinca. Logo na primeira seleção, ela foi aprovada, e dias depois foi ao palco do ‘Domingão do Faustão’ para ouvir o anúncio de que seria a nova morena do Tchan, substituindo Débora Brasil, sendo assim a nova companheira de Carla Perez no palco.

“Foi uma decisão difícil. Na época, fazia um ano que meu pai havia falecido. A data mesmo foi completada no dia em que fui anunciada para o grupo. Deixei Minas Gerais, minha mãe e meu irmão para buscar um sonho e foi uma escolha muito acertada. Tudo mudou na minha vida depois daquele dia. Devo muito ao grupo. Só sou conhecida hoje pela história que vivi. Só tenho a agradecer por essa experiência vivida”, conta.

E essa história durou quase dez anos. “Tive que ter a cabeça no lugar, senão pirava. Não conseguia andar sozinha nas cidades que a gente conhecia, para curtir um shopping, por exemplo. A gente chegava a fazer dois shows por dia, sem tempo para tomar um banho direito. Foi punk essa fase, mas deliciosa. Hoje em dia as bandas grandes têm jatinho e uma estrutura confortável, a gente ralava com o pouco que tinha, com conexões no meio do povo, só muvuca, segurança. Várias vezes dormimos no chão dos aeroportos pelo Brasil e éramos acordados por fãs para dar autógrafo ou tirar uma foto”, conta.

Quando entrou no grupo, as atenções eram todas voltadas para a loira Carla Perez. “Ela não parava, a gente se encontrava só no palco. Depois foi dividindo e eu fui ganhando meu espaço. Um tempo depois, a Sheila Melo entrou e fomos conquistando nosso espaço”, diz. E a parceria das duas continua até hoje. Pouco mais de dez anos depois de dividirem o palco do ‘É o Tchan’, a loira e a morena resolveram se unir novamente através do projeto ‘As Sheilas Sob as Luzes’, com apresentações pelo Brasil ao som dos hits do grupo de Beto Jamaica e ‘Cumpadi’ Washington, agora em novas versões.

“A Scheila do grupo vivia um sonho, sem vida própria e a Scheila de hoje consegue cuidar mais de si, vive mais a realidade, com mais responsabilidade graças à família que formei. Antes, vivia um conto de fadas, amava aquele ciclo, assim como amo a etapa vivida nos dias de hoje”, confidencia a morena.

DE BEM COM A VIDA

Ai, morena linda, hoje eu sou seu fã... diz o trecho de uma das músicas do ‘É o Tchan’, na época em que Scheila reinava no grupo. E não é que hoje essa morena não tem apenas um fã, mas uma legião deles? Com sorriso escancarado, muita simpatia e sempre um motivo para tratar de forma irreverente um assunto, essa mineira conquistou mesmo o tempero arretado dos baianos e jamais perderá a majestade.

Depois de ter se aventurado em um reality show na TV há dois anos, Scheila conquistou ainda mais fãs, que a tratam carinhosamente como mãe. “Aos fãs mais antigos, peço para que cuidem dos ‘irmãos’ mais novos. Ter uma legião de pessoas que torce, que ora, que te defende, é bom demais. Um beijo carinhoso a todos eles”, conta. Hoje, é pelas redes sociais e nas presenças que faz, principalmente em feiras fitness e de beleza, que a eterna morena do Tchan tem um contato mais direto com quem aprecia o seu trabalho.
Scheila é patrocinada por uma marca de suplementos alimentares e faz jus, à altura, ao posto de musa da marca, com um shape bem sarado. Mas não é de hoje que ela malha pra valer. A paixão pela ginástica começou aos 18 anos, mas com a entrada no grupo, deu uma distanciada das salas de musculação, pela correria de vida.

Quando deixou de ser dançarina do grupo, viu sua agenda mais livre, com tempo de sobra para se dedicar ao corpo. O ano era 2006 e desde então, Scheila nunca mais abandonou a rotina de treino. “Quando saí do Tchan, notei duas coisas: que não tinha mais o palco para meus gastos calóricos e que teria mais tempo de sobra e assim comecei a me dedicar mais ao meu corpo. Nessa época eu frequentava a academia todos os dias. Cada dia eu fazia um grupo muscular e comecei a me alimentar direito”, conta.

Na fase de dançarina, Scheila sofria muito com gastrite pela má alimentação, por não ter tempo de se alimentar direito, e principalmente pelo estresse da nova rotina de muito agito. “Com meu tempo livre, tudo com ‘ite’ foi embora: a gastrite, a celulite”, brinca. A morena tem grande probabilidade de reter líquidos, herança da família e mesmo dançando, ela não tinha a pele firme como desejava e lá estavam as celulites.

“Morro de medo de voltar a engordar. Na minha adolescência eu tinha muita coxa e muito bumbum e por ser muito baixinha, me sentia ‘buchudinha’. Me sentia achatada, mesmo usando salto”, conta. Na época em que estava no grupo, a gata deixava o aeróbico para o tempo em que ficava no palco e na academia se dedicava somente à musculação.

Quando retornou para a rotina de treino, só fazia esteira, viciou no aparelho e por consequência secou. “Levei uma bronca da minha personal na época e mudei o foco”, diz.
Hoje, Scheila faz o aeróbico só pra aquecer. Mas se por algum motivo ela sai da linha, aí vai para a academia acompanhada daquele peso na consciência e dá aquela intensificada. Para fazer a capa da SuplementAção, por exemplo, Scheila treinou no domingo, já que o ensaio seria na terça pela manhã. “Não costumo treinar aos domingos, mas desta vez foi por uma boa causa”.

Como não pode treinar a semana toda devido a compromissos de sua agenda, correu atrás do prejuízo no domingo e na segunda e chegou ao ensaio toda dolorida. “O dia que eu não treino, parece que meu corpo está dormindo, é horrível”, diz já toda acostumada com as tarefas passadas pela personal Tati Peres.

Antes, Scheila saía tarde de casa para os shows e retornava só de manhã. Hoje, ela dorme por volta das 22h e às 6h já está fora da cama. Por volta das 7h, toma o seu café da manhã e às 8h, ‘bora’ treinar. Na academia, fica mais de uma hora treinando (o tempo que lhe sobra, ela confessa: bate-papo com a personal, momento que lhe rende boas gargalhadas).

De terça e quinta, a manhã é dedicada à drenagem, para manter a firmeza da pele. De segunda e quarta leva a filha Giulia, de quatro anos ao ballet e nos raros dias em que está em casa, leva a filha para a escola. Giulia estuda praticamente ao lado da casa onde Scheila e o marido Tony Salles, vivem em Salvador. Quando eles não estão em casa, a babá é quem leva a menina à escola.

O amor pela família é tanto, que no corpo, a morena traz várias tatuagens, entre elas uma com a palavra família, o nome Giulia no bíceps e uma estrela dedicada ao filho Brian, já falecido. A mais nova delas é um diamante na nuca, no formato de um coração.

QUE ABUNDÂNCIA MEU IRMÃO!

Falando assim você já deve imaginar que Scheila continua com um corpão. Ela até disfarça em mostrar o bumbum para as fotos, mas com tudo durinho, ela deve mesmo exibi-lo, afinal existem milhões de mulheres que querem ter a mesma ‘abundância’. E qual é o segredo? A genética da mineira-baiana ajuda muito, mas são os agachamentos que mantém tudo no lugar.

Antes de encontrar Tati, Scheila chegou a treinar com personal homem, mas o resultado ‘forte demais’ não agradou. “Gosto muito de todos que me treinaram, mas sendo mulher, a Tati sabe o objetivo que quero alcançar e está dando super certo!”.

“Quero que meu bumbum cresça e não meu braço”, brinca. Inclusive a personal da dançarina, segundo ela, tem um bumbum grande, de chamar atenção, o que atraiu a nova aluna. “Pensei comigo: é aquele bumbum que eu quero ter e é ela que eu quero como minha professora”, brinca novamente.

Quando Scheila se aventurou pelo reality show A Fazenda, na Record, ela ainda estava sendo treinada por um personal homem. “E foi muito bom pra mim, já que lá eu tinha que pegar pesado nas tarefas. Eu precisei daqueles braços”. Nessa época, a dançarina adorava seu corpo ao vivo, mas se odiava quando via pela TV, afinal existe a lenda de que ‘televisão engorda!’.

Quando o assunto é shape sarado, Scheila diz que Tony é seu companheiro. “Ele adora treinar também, mas cada um no seu quadrado. Eu treino com uma personal mulher e ele com um homem, assim nossos focos ficam bem definidos, já que a mulher sabe o que a mulher gosta e vice-versa”.

Mas de que vale tanto treino com uma alimentação sem riqueza nutricional? Nada! E por saber disso, nos dias de hoje, Scheila é super restrita, claro, mas se comete algum deslize, no dia seguinte corre atrás do prejuízo, investindo em muito detox. “Hoje tenho que segurar mais a minha boca. Quando tinha um ritmo maior de dança, perdi tudo com facilidade. Agora tenho que me precaver”, conta.

Quando era criança, a mãe de Scheila batia cenoura com refrigerante de guaraná para ela se alimentar. “E claro que eu adorava, né? Farinha láctea também era todo o dia. Hoje puxo a orelha da minha mãe por ter feito isso comigo”. Mas a gente pode notar que hoje, essa mistura não fez nenhum mal a ela, não é mesmo?

“Me privo de doces, refrigerante e frituras. Hoje só de olhar, já me arrepio, meu organismo não aceita mais. Um docinho de vez em quando eu não dispenso, um deles é pudim de leite condensado. Quando saio pra jantar com Tony, nos rendemos à tentação e comemos petit gateau de doce de leite”, confessa.

“Sou boa pra cozinhar coisas light, de resto deixo pra quem sabe. Arroz integral sempre dando um sabor especial com legumes. Aprendi agora um lanche da tarde, a coxinha de frango com batata doce (com receitinha nessa matéria!)”, confidencia. Treinar em jejum, nem pensar. Antes do treino, Scheila toma um shake proteico.

Os suplementos alimentares fazem parte da rotina dessa morena, isso porque além dos treinos, dentro da academia ela também participa do projeto Fit Dance. Trata-se de uma aula de dança com o intuito de eliminar calorias. Scheila conheceu os integrantes desse projeto quando ainda estava no ‘É o Tchan’.
Com um tempo de sobra agora na agenda, decidiu reunir essa galera novamente para juntos fazerem o que mais sabem e gostam: dançar.

“Eles junto com o Jacaré (dançarino do É o Tchan) elaboravam as coreografias do grupo e hoje estão juntos com um bailarino de Ivete Sangalo e me chamaram para integrar a trupe”. Em um estilo bem parecido com o da febre Zumba, o grupo mantém um canal no Youtube com as coreografias. Além disso, o grupo faz workshop para profissionalizar professores no projeto Fit Dance, que mescla forró, axé, sertanejo, entre outros em uma mesma aula.

Além do grupo, Scheila está se dedicando a aulas de Stiletto, aquele ritmo em que Beyonce é fera. “Estou AMANDO! Estou aqui com vontade de sair dançando! Ele é muito glamouroso, dá postura e é sensual com elegância, sem falar que dançamos no salto, é desafiador e uma delícia”, conta a dançarina, que depois de anos dançando de tênis, hoje se arrisca nas alturas!

“Quero manter meu corpo do jeito que está. Quero ir contra a lei da gravidade que está querendo colocar tudo pra baixo. O que me deixa literalmente pra baixo é o tal do colágeno que vai indo embora. Faço tratamento para estimular a produção de colágeno, mas a energia eu tenho é de sobra. Minha cabeça não acompanha minha idade”, conta essa linda mulher que completará seus 42 anos logo mais.

Mesmo patrocinada por uma marca de suplementos alimentares e tendo muitas vezes seu corpo elogiado por atletas desse meio, Scheila nunca pensou em competir nesse universo fisiculturista. “Não quero esse foco para o meu corpo. Quero definição para me sentir bem, com tudo em cima, sem restrições. Sem falar nos breques do marido, que gosta que eu esteja definida, porém sem exageros”, finaliza.

Fora, a dança, Scheila estudou quatro anos de inglês e teve que parar devido aos compromissos. Hoje, com uma folguinha à tarde na agenda, aproveita para investir no idioma. Com um foco mais fitness, Scheila vive fora do Brasil e precisa se comunicar melhor, por isso, dá-lhe aula!


RAIO-X DA MUSA

SCHEILA CARVALHO
42 anos

Data de nascimento: 24/09/1973
Altura: 1,60m
Peso: 63kg
Quadril: 103cm
Cintura: 82cm
Personal trainer: Tati Peres
Médico ortomolecular: Gabriel Almeida
Nutricionista: Camila Pettres

Redes sociais:

Instagram: @scheilacarvalhooficial
Twitter: @scheilacarvalho


SALGADO MAROMBA DA SCHEILA

Scheila Carvalho admite: não sabe cozinhar as delícias que todo mundo ama, mas que certamente engordam, mas prato light é com ela mesma (ainda bem!). Durante nosso bate-papo ela citou uma coxinha que leva batata doce e linhaça dourada que parece ser uma gostosura. Quer conferir? Então acompanhe a receita e faça agora mesmo!

Ingredientes:

200g de batata doce (ou aipim)
120g de frango cozinho e desfiado
8 a 10 gotas de tabasco (opcional)
Farinha de linhaça dourada para empanar

Modo de preparo:

Coloque a batata doce com 50g de frango desfiado, mais o tabasco em um processador até obter uma massa homogênea. Divida em porções, modele e recheie com o restante do frango. Empane na farinha de linhaça e leve para assar em forno médio até dourar ou em uma airfryer por 20 minutos em 180º.

Sugestão de recheio: Você pode substituir esse recheio por cebola, atum, palmito, cogumelos, sardinha, alho poró e manjericão.


RALANDO O TCHAN!

Scheila sempre gostou de doces e hoje deve se manter afastada dessas delícias. Em seu novo cardápio incluiu somente delícias saudáveis, que mais parecem opções de quem é fisiculturista. Quando dá uma deslizadinha na dieta, tem que ralar para não perder todo o investimento de horas de treino. Quem assina seu cardápio é a nutricionista Camila Pettres.

Desjejum (7h)

200g de batata doce ou inhame ou aipim
100g de frango ou atum ou 80g de patinho moído
1 colher de sopa de uva passa
1 copo de 250ml de suco de seriguela, umbu, limão, lima, morango ou acerola

Colação (10h)

Panqueca proteica: 80g de batata doce + 4 claras + 1 colher de sopa de pasta de amendoim + 1 colher de chá de canela em pó + 1 colher de sopa de queijo cottage lacfree ou calda de whey protein

Almoço (12h30)

150g de peito de frango assado ou grelhado ou hambúrguer caseiro de patinho moído grelhado, com tempero verde, alho, cebola e tomate
100g de arroz integral ou negro ou massa integral com molho de tomate orgânico
Mix de folhas (alface americana, rúcula, agrião e espinafre)
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem

Lanche 1 (15h)

150ml de iogurte lacfree + 1 colher de sopa de semente de chia
1 fruta (maçã ou ameixa fresca ou morango ou damasco seco)

Lanche 2 (18h)

½ unidade do salgado maromba (receita nesta matéria!)

Jantar (21h)

180g de peito de frango grelhado ou 140g de salmão grelhado ou suelle de legumes: 150ml de clara pasteurizada + 50g de farelo de aveia + cenoura, brócolis, ervilha e queijo cottage fresco sem sal. Leve ao forno médio
60g de verduras refogadas no óleo de coco (abobrinha ou repolho ou berinjela) temperadas com alho e cebola
Mix de folhas (alface americana, rúcula, agrião e espinafre)
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem

Ceia (22h30)

1 scoop de whey protein isolada
5g de glutamina


A BAIANA SOBE, A BAIANA DESCE!

Não tem jeito, na certidão ela é mineira, mas de coração é baiana e ela tem tudo pra ser, porque é um agito e uma alegria só. Lembrando uma música do ‘É o Tchan’, numa adaptação, a baiana sobe e desce muito na academia. “Estamos juntas há quase dois anos e desde quando iniciamos o foco dos treinos é mantê-la mais fina (como ela mesmo diz), menos volume”, diz a personal Tati Peres.

A programação de treino é ajustada de acordo com a rotina de viagens, pois muitas vezes Scheila não consegue treinar como queria. Por exemplo, às segundas, quartas e sextas, o treino de membro inferior acaba sendo alternado entre os dias, para dar ênfase no grupo muscular. É só conferir:

Treino membros inferiores

Segunda-feira

Inferior com ênfase em quadríceps e panturrilha
*Prioridade para exercício bilateral

Agachamento livre + passada com halteres
Agachamento sumô Smith + afundo pé no chão
Leg 45º + panturrilha
Cadeira extensora + cadeira adutora
Panturrilha no leg press + panturrilha sentado

Quarta-feira

Inferior com ênfase em glúteo e posterior de coxa
*Prioridade para exercícios unilaterais

Afundo pé alto com step no smith
Leg 45º unilateral
Squat unilateral
Stiff com barra
Flexora em pé
Cadeira flexora
Cadeira abdutora

Sexta-feira

Inferior com ênfase em quadríceps e panturrilha

Afundo livre sem step
Agachamento smith pé largura do ombro
Leg 45º sumô + panturrilha
Leg press + panturilha
Cadeira Extensora
Cadeira Adutora

**Esses treinos alternam os métodos de treinamento e os estímulos em metabólico e tensional. As repetições para membros inferiores só são interrompidas quando ocorre a falha.

Treino membros superiores
Às terças e quintas Scheila faz o treino de membro superior *Priorizando métodos metabólicos e repetição sub-máxima

Terça-feira

Ênfase em costas e bíceps

Puxada supinada + puxada pronada
Corda 100 pulos
Remada maquina neutra
Corda 100 pulos
Crucifixo invertido máquina + bíceps com halteres
Corda 100 pulos
Abdômen no smith com bosu + abdômen elevação de pernas
Corda 100 pulos

Quinta-feira

Ênfase peitoral, deltoides e tríceps
Supino inclinado barra + elevação frontal com halteres
Corda 100 pulos
Desenvolvimento máquina
Corda 100 pulos
Crucifixo máquina + elevação lateral com halteres
Corda 100 pulos
Tríceps coice no cross
Corda 100 pulos
Abdômen prancha declinado reto + infra
Corda 100 pulos

 

Comentários