MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do Bodybuilder: Phil Heath

The Gift - a grande dádiva do Bodybuilding atual

Mitos do Bodybuilder: Phil Heath Phil Heath nasceu em 18 de dezembro de 1979
Crédito: DIVULGAÇÃO

A lista dos Mitos do Bodybuilding, inspirada na maior competição desse esporte em todo o mundo, o Mr. Olympia acaba de chegar ao fim, mas calma é o fim de um ciclo, pois na próxima edição vamos começar a falar dos mitos do Arnold Classic, evento que corre o mundo. Mas, quem fecha esse ciclo é a mais nova estrela do fisiculturismo a ‘papar’ o primeiro lugar do Mr. Olympia nos últimos anos, Phillip Jerrod Heath, que levou para casa quatro troféus de campeão consecutivos e é o grande favorito para a edição de 2015 do prêmio. Não há o que negar, ele é o mito mais badalado da atualidade.

Phil Heath nasceu em 18 de dezembro de 1979 e passou seus anos de formação em Seattle, Washington, onde virou estrela, mas de outro esporte: o basquete. Phil ganhou um grande destaque no time de basquete da escola, outro grande feito dentro do colégio, foi a conquista de uma bolsa de estudos e a chance de guarda de tiro na na Universidade de Denver. Na mesma universidade, o garoto se formou em Administração de Empresas e TI (Tecnologia da Informação). Lições de competição, treino, disciplina e garra dentro do esporte foram conquistadas por Phil dentro do basquete. E anos mais tarde essas lições serviriam para que ele se tornasse o campeão que é hoje, em cima dos palcos de fisiculturismo. O jogo dentro da quadra precisava de um reforço e foi nesse momento que Phil Heath conheceu a musculação.

A partir de outubro de 2002, assinou para sempre sua parceria com esse universo de treinos. Até competir, foram seis meses de treino. O porte alto e grande que já tinha o ajudou a ganhar uma definição esperada para ser um bodybuilder. A primeira competição aconteceu em 2003, quando ele foi considerado um dos meio-pesados pelos padrões da indústria. O campeonato era o The Rocky Mountain NPC (Comitê Nacional Physique) EUA Championship "do Norte", onde ele conquistou o overall.

Com o sucesso meteórico dentro do esporte, Phil Heath conquistou o apelido "The Gift", ou seja, o presente, à dádiva do fisiculturismo a partir de então. Da primeira, vieram mais e mais competições e também, mais dedicação. Ainda em 2003, ele se matriculou em uma academia em um estilo hardcore. Em seguida, levou à vitória pelo NPC Colorado State Show, onde ganhou a distinção de Mr. Colorado.

Mais tarde, Phil Heath conquistou o tão esperado Pro Card, tendo honras globais. Hoje este suporte IFBB Pro e cinco vezes campeão Mr. Olympia fazem de Phil Heath um atleta imbatível. Ele atualmente participa ativamente de uma fundação para aumentar a consciência do autismo, além de ser Presidente da Gifted Nutrition, sua empresa de suplementos alimentares, desde 2014. Atualmente Phil está casado e está prestes a completar seus 36 anos.

RECEITA DE SUCESSO

Quatro vezes campeão do Mr. Olympia, Phil Heath já desbancou outros grandes nomes deste esporte. Em 2011, venceu da fera Jay Cutler e Kai Greene, foi a cria vencendo o criador. No ano seguinte, sem Jay Cutler na competição, Phil conquistou seu bi-campeonato, deixando Kai Greene em segundo. Naquele ano, a definição muscular e principalmente o aumento de bíceps, fizeram com que as impressionantes costas e coxas de Kai ficassem em segundo plano.

A 50ª edição do Mr. Olympia foi marcada por mais uma disputa entre Heath e Greene, quando mais uma vez Heath levou a melhor, com certa revolta da torcida de Kai, clima quente e tenso entre os principais adversários, afinal quem é que não queria levar a melhor nas Bodas de Ouro da principal competição de todos os tempos? Em 2015, ele é o grande favorito mais uma vez!

Uma das máximas de sucesso de Phil Heath é uma ação bem simples. Ele recomenda sempre em suas entrevistas que quem está começando a trilhar um caminho dentro do fisiculturismo, deve se fotografar. Isso mesmo. Deve tirar uma foto de si mesmo, de tempos em tempos para acompanhar visualmente as evoluções ou não de cada treino e de maneira amadora, nada profissional, para não ter enganações. Segundo ele, uma foto não mente. Só assim o atleta irá se conhecer minimamente.

Para ele, não importa somente ouvir os amigos mais próximos, família e treinador. O importante é que cada um possa conhecer realmente o seu corpo. Outra dica importante é saber qual ponto melhorar e buscar, através de grandes bodybuilders, uma inspiração, afinal, a informação existe de uma forma mais facilitada hoje, através da internet.

Uma das dificuldades enfrentadas por ele nesses anos de musculação foi realmente entender o que o corpo dele pedia e assim como todos os outros atletas desse esporte, ele sugere paciência a quem ingressa nesse esporte, afinal o resultado é a médio e longo prazo, nada fácil. Hoje, com certeza ele já deve se entender mais facilmente, afinal, é uma máquina de títulos, de presenças, de popularidade, levando com ele uma legião de fãs por onde passa.

Os principais títulos de Phil Heath são:

2014 - Mr. Olympia - 1º lugar

2013 - Mr. Olympia - 1º lugar

2012 - Mr. Olympia - 1º lugar

2011 - Sheru Classic - 1º lugar

2011 - Mr. Olympia - 1º lugar

2010 - Arnold Classic - 2º lugar

2010 - Mr. Olympia - 2º lugar

2009 - Mr. Olympia - 5º lugar

2008 - IFBB Iron Man - 1º lugar

2008 - Arnold Classic - 2º lugar

2008 - Mr. Olympia - 3º lugar

2007 - Arnold Classic - 5º lugar

2006 - Colorado Pro Championships - 1º lugar

2006 - New York Pro Championship - 1º lugar

2005 - NPC Junior Nationals, peso pesado, 1º lugar e overall

2005 - NPC USA Championships, peso pesado, 1º lugar e overall

2004 - NPC Colorado State, peso pesado, 1º lugar e overall

2003 - Norte do Estado de Colorado, peso leve, 1º lugar e overall

2003 - National Physique Committee, Estado do Colorado, peso leve, 1º lugar

 

Comentários