NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esporte: Saltos Ornamentais com César Castro

Esse esporte de coragem desafia você a conhecer a carreira do campeão César Castro, o brasileiro que brilha nas piscinas de todo o mundo

Nutrição e Esporte: Saltos Ornamentais com César Castro Um cuidado que tenho é sempre comer após os treinos, uma fruta ou barra de cereal?
Crédito: ALICE KOHLER / ARQUIVO PESSOAL

Você é uma pessoa de coragem? Tem uma boa coordenação motora, disciplina e concentração? Gosta de esportes na água? Então conheça agora mesmo um personagem que apresenta todas essas mesmas características e ainda por cima é um campeão. Nesta edição, apresentamos uma fera dos saltos ornamentais, o atleta César Castro.

Esse brasiliense de 33 anos, vive hoje na cidade de Athens, que fica a 1 hora de Atlanta, nos Estados Unidos. Lá, César pretende morar até o final de 2016, ano dos Jogos Olímpicos Mundiais, que serão sediados no Brasil e provavelmente contarão com a participação desse atleta das piscinas. César começou a treinar aos 9 anos, pela Secretaria de Esportes do Distrito Federal, com o treinador Giovani Casilo, um ícone da modalidade, formador de vários atletas olímpicos.

“Comecei porque meus pais sempre me incentivaram a entrar em algum esporte. Eu era uma criança muito agitada e fiz natação e judô, mas foi nos Saltos que me encontrei.

Quando nadava, gostava de brincar na plataforma até que o Giovani viu e me chamou pra experimentar o esporte, de onde nunca mais saí”, conta. Lá pelos 11 anos, César já foi campeão do Distrito Federal na prova de trampolim de 1 metro. Logo nos dois primeiros anos, conseguiu ser campeão brasiliense de salto. Mas até os 17 anos, ele tinha nesse esporte uma verdadeira diversão. Na fase de transição pra faculdade, essa brincadeira começou a ser levada a sério. “Foi então que passei a treinar em dois períodos e fazer faculdade a noite. Desde os 18 anos em diante passei a tratar os Saltos Ornamentais como profissão”, diz. E ele tem se dado muito bem com esse esporte, afinal já são 15 anos de carreira. “Minha família sempre me incentivou, não importava a modalidade. Eles queriam que eu estivesse praticando alguma. Usar o tempo livre e a energia com esporte. Graças a Deus eu encontrei os Saltos”.

Atualmente quem cuida da parte técnica é o treinador americano Dan Laak. Os treinos acontecem basicamente de segunda a sexta, das 8h às 10h30, e das 13h30 às 16h, em um total de seis horas diárias, todos os treinos são realizados na Universidade da Geórgia. César treina musculação às segundas, quartas e sextas, após o treinamento na piscina, e às terças, quintas e sábados, faz condicionamento físico (bicicleta, elípitico, entre 20 e 30 minutos). A sala de musculação é do lado da piscina e isso o ajuda a não perder tempo e ainda chegar com o corpo aquecido. Antigamente, o atleta fazia corrida, mas para preservar os joelhos, deixou esse hábito de lado.

“Sempre fiz musculação, agora ainda mais. Sou considerado um atleta veterano dentro da modalidade. Tenho 32 anos, então a parte física precisa estar bem. A parte técnica é bem sólida, por isso preciso estar sempre vigilante com meu físico. Longe das competições priorizo a resistência, entre 12 a 15 repetições. No meio do planejamento eu diminuo o número de repetições e faço hipertrofia, e mais para o final, diminuo bastante o número de repetições e trabalho com mais velocidade os movimentos, para assim chegar forte, rápido e com mais explosão, perto da competição. É disso que eu preciso para realizar os saltos”, revela suas táticas.

TÍTULOS QUE CHAMAM MAIS TÍTULOS

Com essa carga pesada de treinamento, César Castro sempre está pronto para competir. “Eu vou levando esse ritmo e quando chego na competição começo a me programar pra chegar bem. Normalmente eu descanso no dia anterior da minha prova, para estar bem”, conta. E essa preparação toda tem dado um bom resultado.

“Tenho alguns títulos interessantes. Desde 2002, já conquistei nove medalhas em circuito mundial (recorde brasileiro), fui quinto lugar no Campeonato Mundial de Roma, fui finalista olímpico em Atenas, vice-campeão Pan-Americano no Rio e bronze em Guadalajara, vice-campeão mundial universitário, nove vezes eleito pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) o melhor atleta da modalidade. São títulos que guardo com carinho, principalmente a final olímpica de Atenas e a prata no Pan do Rio”, enumera.

Para ser destaque no Salto Ornamental é preciso mesmo ter coragem e muito tempo de treino, afinal é um esporte arriscado e minucioso. Segundo César, nesse esporte o mais importante é a entrada na água, o atleta deve estar muito próximo da vertical e não deve espirrar muita água. O salto tem que ser executado com muita altura e com boa velocidade. A distância do trampolim não pode ser muito próxima e nem muito distante. O que conta também é a postura do saltador no ar.

Nessa modalidade, as notas vão de 0 a 10 e cada salto tem um grau de dificuldade, um valor que será multiplicado pelas notas dos juízes. O masculino realiza seis saltos, enquanto o feminino cinco. “As provas olímpicas são: plataforma de 10m (individual e sincronizada) e trampolim de 3m, que sou especialista (individual e sincronizado). É uma modalidade complexa e subjetiva, mas na minha opinião, uma das mais bonitas do mundo”, revela Castro.

Para quem não conhece muito bem o esporte, aí vai uma curiosidade: a toalhinha que todo saltador usa. Ela é pequena, de silicone e ajuda porque durante o salto pode entrar água no olho ou escorregar. Ela faz parte do uniforme do atleta. Outra curiosidade é uma água que se joga embaixo da plataforma para balançar a superfície da água, como se fosse um chuveirinho. Isso serve para movimentar a superfície da água e o atleta ter uma noção melhor de onde está essa superfície. Se a água estiver muito parada, olhando lá de cima pode-se não ter a exata noção de onde está essa superfície.

Para o atleta, o Salto Ornamental é um esporte de muito aprendizado. “Meu caráter é todo moldado com as regras desse esporte. A disciplina, força de vontade, respeito às normas, tudo isso eu aprendi com o esporte. São tantos anos que minha vida se funde com o esporte e com certeza vou incentivar muito meus filhos a entrar nesse caminho que eu gosto e recomendo”, revela.

Segundo ele, o que o distingue dos demais atletas é sua frieza para poder competir. “Eu sou um cara bastante competitivo e consigo entrar na hora da prova totalmente focado. Isso não é fácil. Controlar o nervosismo, a adrenalina na hora da prova”. Para César Castro, o que o move dentro do esporte, primeiramente, é o amor. “Depois de 23 anos saltando só pode ser amor que eu tenho pela modalidade. Não é fácil passar muitos anos treinando em alto rendimento, é muita repetição, a gente abre mão de muita coisa”, revela.

Neste ano, ele poderá provar ainda mais o seu amor por esse esporte, quando competirá nos Jogos Pan-Americanos de Toronto e o Mundial da Rússia. Essas são duas competições classificatórias para os Jogos Olímpicos. “Então quero chegar bem e competir bem. Quero ter a chance de competir minha última Olimpíada, bem fisicamente e tecnicamente e poder realizar uma das minhas melhores provas. Ter um desempenho muito bom e chegar, se Deus quiser, em mais uma final olímpica”. A torcida você já tem César!

NUTRIÇÃO FUNDAMENTAL

Mas nada seria tão glorioso se César Castro não priorizasse uma alimentação de primeira qualidade. Ele é acompanhado pela nutricionista Tatiana Vasconcellos, desde 2009.

Durante o dia a dia, o atleta usa um isotônico, para recuperar as energias de mais de seis horas de treino. “Um cuidado que tenho é sempre comer após os treinos, uma fruta ou barra de cereal”, diz. César investe ainda em um shake de proteína após as sessões de treino e um polivitamínico pela manhã e antes de dormir.

“Esses suplementos são bem importantes principalmente quando a gente sai da rotina. Ele têm me feito bem, tenho chegado nas competições sempre bem, disposto e recuperado.

Às vezes na competição o deslocamento entre a piscina e hotel ou os horários de almoço e janta não são os melhores. Então o suplemento ajuda bastante nessa hora. Isso sem falar que o estresse físico é maior em competição”, conta.

Restrição não existe em seu cardápio, César só toma cuidado para não exagerar em nada, até porque no período pré-competitivo o volume de treino diminui. Nessa fase é importante não exagerar e estar atento a não faltar nada daquilo que seja estritamente necessário. “Tenho que ficar atento. Peso 73kg e vario muito pouco. Costumo ganhar peso durante as férias porque dou uma relaxada, mas recupero logo. Tenho esse peso há mais ou menos 10 anos, sempre deixando o percentual de gordura bem baixo”, revela o campeão.

César Augusto Aquino de Castro

Data de nascimento: 02/09/1982

Local de nascimento: Brasília/DF

Modalidade: Saltos ornamentais

Categoria: Absoluto

Peso: 73kg

Altura: 1,74m

Equipe: Mackenzie

Patrocinadores: Mackenzie, Correios e Time Brasil

Principais Títulos:

9 vezes eleito o melhor atleta da modalidade pelo comitê Olímpico Brasileiro

2013 - Medalha de ouro no circuito mundial, em Porto Rico

2011 - Bronze no Pan de Guadalajara

2009 - 5º lugar no campeonato mundial

2007 - Medalha de prata no Pan (recorde pessoal de pontos com 492 pontos)

2005 - Vice-campeão mundial universitário

2004 - Final olímpica de Atenas

Redes Sociais:

Instagram: @castrobrazil Fan Page: www.facebook.com/cesarcastrooficial

A dieta de César Castro é acompanhada pela nutricionista Tatiana Vasconcellos há nove anos. Como ele varia muito pouco o peso e possui um percentual de gordura baixo, não tem muito o que se preocupar. Suas refeições são divididas entre:

Café da manhã (7h)

Misto quenteSuco de laranja1 iogurte com granola

Lanche da manhã (9h45)

Uma fruta que normalmente é maçã ou pera pós-treino

Almoço (11h40)

Macarrão1 peito de frango ou carneSalada de tomate, pepino e brócolis1 copo de suco

Pré-treino (13h30)

1 banana ou 1 laranja

Pós-treino piscina (16h)

Suco de fruta ou 1 maçã

Pós-treino físico (18h)

Misto quente ou wrap com queijo, presunto e alface

Jantar (21h)

Massa: ravióli ou spaghettiCarneSalada de brócolis, tomate e cenoura

 

Comentários