MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do Bodybuilding: Jay Cutler

O mito atual é tetra no Mr. Olympia!

Mitos do Bodybuilding: Jay Cutler Atualmente Jay vive em Las Vegas
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Se você começou a frequentar a academia há pouco tempo, com o intuito principal em ganhar massa, certamente já ouviu falar no nome de Jay Cutler. Já considerado um mito dentro do bodybuilding, ele é um dos mais novos talentos dentro desse esporte.

Nascido em 03 de agosto de 1973, no Estado de Massachussets, nos Estados Unidos, Jay é o filho caçula de sete, sendo três meninos e três meninas. Com a casa bem numerosa, cada um executava uma tarefa e Jay auxiliava nas tarefas domésticas também, para auxiliar os pais.

Na infância, Jay nem pensava em praticar esportes e aos 11 anos, começou a ajudar os irmãos na fazenda da família. Trabalhar nos negócios da família, permitiu a Jay a conquista da ética no trabalho, além da prática no gerenciamento de um negócio. Nessa época, pegando pesado na fazenda, começou a desenvolver o shape.

A única atividade de lazer que desempenhava na época era o futebol. Nele, Jay ganhou um certo destaque pela velocidade que tinha no campo. Aos 12 anos, começou a se interessar pela musculação, através de revistas que retratavam esse universo, sem falar no corpo que tomava forma pela fase da adolescência.

Anos depois, Culter encerrou o Ensino Médio na escola, ingressou na faculdade e formou-se em Justiça Criminal em 1993. Nessa fase decidiu encarar os treinos com maior seriedade e no dia em que completou seus 18 anos, iniciou oficialmente o treinamento na academia. Com bons resultados na musculação, logo Jay conheceu o universo das competições e também foi conquistando muitos títulos.

O primeiro deles foi recebido aos 19 anos, logo no primeiro lugar da competição. O atleta queria se profissionalizar no esporte e logo as parcerias com nutricionistas e preparadores físicos foram se formando. Uma delas foi feita com o poderoso pai do bodybuilding Joe Weider. A partir desse momento, Jay foi projetado no universo do empresariado do fisiculturismo.

Um dos lemas de vida de Jay é ter a satisfação de nunca estar satisfeito. Ele sempre busca mais e o melhor para conquistar seus objetivos. Para ele vale se esforçar além das limitações.

O ANO CUTLER

Quem o viu em 1999 no Mr. Olympia não imaginaria que ele o ganharia jamais. Naquele ano, Jay ficou em 15º lugar na competição. No ano seguinte, sua colação foi melhorando chegando ao oitavo lugar. O ano 2000 foi um ano crucial na vida de Cutler, ao iniciar uma parceria a ISS Research.

A empresa deu a ele o patrocínio para que ele treinasse durante um ano inteiro, a fim de se preparar para vencer o Mr. Olympia do ano seguinte. A preparação foi árdua, mas não foi dessa vez que a vitória foi conquistada. Nessa época, Jay ficou com a segunda colocação, perdendo primeiro lugar para o outro mito, Ronnie Coleman.

Em 2002, Jay venceu Chris Cormier no Arnold Classic. Mas o melhor ainda estava por vir. A mídia da época declarou 2003 como o ‘Ano de Cutler’. Nessa época, o atleta levou para a casa três concursos consecutivos: o IronMan Pro Invitational, o Arnold Classic e o San Francisco Pro Invitational.

O ano terminou com as vitórias no campeonatos English e Dutch Grand Prix, além do 2° lugar em 3 no Mr. Olympia, no Russian Grand Prix e no GNC Show of Strength. Jay somou em 2003 sua participação em oito concursos, totalizando cinco vitórias e três segundos lugares.

Após ficar em segundo lugar novamente no Olympia, perdendo de novo para Coleman, Jay prometeu publicamente em seu site que 2006 seria o ano que ele levaria o primeiro lugar na competição e cumpriu exatamente o que prometeu. A sede por esse título foi tanta que ele o venceu ainda em 2007, 2009 e pela última vez em 2010. O último Olympia disputado foi em 2013 quando ficou em sexto lugar.

Atualmente Jay vive em Las Vegas com a esposa Jerry. O casal teve uma filha. Além das competições, Jay possui uma marca própria de suplementos alimentares, a Cutler Nutrition. Além disso, mantém um site na internet, trazendo sua história e comercializando alguns produtos personalizados, como camisetas, bonés e pôsteres.

VIVENDO COMO GIGANTE

A série batizada com este nome traz em detalhes a vida de quem há anos se dedica ao físico para sempre vencer. Nela, Jay Cutler fala sobre seus esforços, sobre a dificuldade em ser grande e assim não se encaixar nos padrões do mercado quanto ao assento de aviões, à numeração de roupas (até 2014, Jay tinha 80cm de coxa, 56cm de braços, 48cm de pescoço e ombros largos), tudo é personalizado. Sem falar nas restrições de não poder frequentar restaurantes e lanchonetes, que pessoas ‘normais’ frequentam.

Mesmo sempre muito focado, Jay afirma aos seus fãs, não ser um cara obcecado pelo esporte, mas sim determinado naquilo que se propõe a fazer, respeitando um equilíbrio. Segundo ele, essa vida é diversão, mas sempre com responsabilidade, principalmente nos negócios. Na narrativa, Jay admite ser o melhor fisiculturista do mundo, sem dúvida alguma.

Ele procura se manter sempre em dia, sem muita diferença do pré-contest para o período de off season. Ele se destaca ainda por ser loiro, de olhos claros, algo raro nesse universo. Uma dica aos iniciantes é a de nunca dar conselhos de treino a ninguém. Para ele, conselhos dados, são conselhos pagos, por essas e outras ele mantém suas consultorias. Para Jay, um fisiculturista deve sempre se achar o melhor, o maior e o mais poderoso.

Quanto à alimentação, a dica é comer como um gigante, afinal cada treino é tão exaustivo que perder calorias é uma certeza. Ovos, torradas e café fazem parte de seu café da manhã. As refeições acontecem a cada três horas durante o dia.

A pior parte da preparação para ele é comer, pois são muitas refeições durante o dia. Porém, sem comer ele sabe que não teria energia para os treinos, logo é obrigada mesmo a se alimentar. Ele prepara sua própria comida e gosta de pesar aquilo que come para ter um controle. Para ele, uma boa nutrição está acima da importância de um bom treino.

Os principais títulos de Jay Cutler são:

2011 Mr. Olympia, 2o lugar

2010 Mr. Olympia, 1o lugar

2009 Mr. Olympia, 1o lugar

2008 Mr. Olympia, 2o lugar

2007 Mr. Olympia, 1o lugar

2006 Dutch Grand Prix, 1o lugar

2006 Romanian Grand Prix, 1o lugar

2006 Mr. Olympia, 1o lugar

2005 Mr. Olympia, 2o lugar

2004 Mr. Olympia, 2o lugar

2004 Arnold Classic, 1o lugar

2003 Dutch Grand Prix, 1o lugar

2003 British Grand Prix, 1o lugar

2003 Mr. Olympia, 2o lugar

2003 Arnold Classic, 1o lugar

2003 Ironman Pro Invitational, 1o lugar

2002 Arnold Classic, 1o lugar

2000 Mr. Olympia, 8o lugar

2000 Night of Champions, 1o lugar

1999 Ironman Pro Invitational, 3o lugar

 

Comentários