FAÇA DIFERENTE

Faça Diferente com Thiago Satriani

Dois dumbbells e muita concentração são necessários para Thiago Satriani esmagar o peitoral e ensinar a técnica para quem também pretende ficar grande

A vida agitada das grandes metrópoles é o passaporte para dias sem rotina. Dormir, acordar, ter lazer. Tudo fica prejudicado quando a semana atribulada de trabalho tende a ser a prioridade para a conquista do sucesso profissional. Manter uma alimentação correta fica ainda mais difícil. Para alguns a saída ainda é optar por lanches, refrigerantes e chocolates, afinal eles são acessíveis a todos que buscam praticidade e rapidez.

Essa foi à opção do atleta Thiago Satriani por longos anos. Antes de pensar em encarar o fisiculturismo como um novo caminho a trilhar, lá estava Thiago no agito das noites, em cada festa que promovia. E se alimentar corretamente? Ah, os fast foods estão aí para aliviar a fome, sem priorizar um estilo de vida saudável, principalmente na madrugada. “Me entupia de chocolate, lanche, pizza e refrigerante. Hoje consigo ver qualquer pessoa comendo tudo isso na minha frente e me mantenho firme neste propósito de vida saudável”, conta.

Mas como trocar noites de adrenalina de festas por uma vida cheia de regras, restrições e cobranças da vida de um bodybuilder? “Conhecer esse universo me fez ver que era isso que eu queria para a minha vida. Estou amando viver cada fase dentro do bodybuilding”, diz Satriani. O start aconteceu durante a edição do Arnold Classic 2014. “Lá comecei a entender o que era ser um fisiculturista”, conta.

A carreira do paulistano ainda nem completou um ano, mas Thiago já está marcando presença literalmente em eventos do segmento. Com a conquista do patrocínio da Neonutri, o atleta é presença confirmada em diversos eventos da marca em todo o Brasil. Na maioria deles, Thiago divide a atenção com seu grande parceiro: o educador físico, bodybuilder e capa desta edição, Felipe Franco.

O profissional é o responsável por assinar o treino de Satriani, mas, além disso, foi à inspiração necessária de que Thiago necessitava para entrar de cabeça neste esporte. “Já sabia da história do Franco, mas queria mesmo entender como era viver como um bodybuilder”, conta. Logo Thiago se matriculou na academia comandada por Felipe na capital paulista e virou companhia do mestre em feiras e eventos do segmento. “Fui notando como essa vida realmente é interessante e principalmente levada a sério”, explica. Os treinos foram se encaixando na rotina e Thiago logo foi alterando seu pensamento.

“Sempre gostei de academia, mas nunca fiz nada sério. Treinava, parava e depois voltava. Não era acompanhado por um profissional formado e isso fazia muita diferença. Treinar com um profissional de renome garante realmente um bom resultado”, conta Satriani, que aos poucos foi perdendo o shape que possuía. Com o resultado visto no espelho, ficou fácil se entusiasmar com um shape melhorado, mas ainda longe de um físico de atleta. Muitos treinos, dieta e aeróbio em jejum e cinco meses depois, com o físico já sendo notado, Thiago acompanhou Felipe na feira Arnold Classic e de lá pra cá, cada dia com destaque maior.

“No Arnold vi um atleta e disse que queria chegar naquela definição muscular. Felipe me disse que ela era de atleta e eu tentei arriscar”, conta Thiago, dizendo que ninguém botou fé nele no começo. “Nem meus pais me apoiavam, por saber que eu só comia ‘porcaria’. Minha mãe me tentava oferecendo, pão e bolo. Meu pai com fast food, mas me mantive firme e consegui resistir. Cheguei a ir num rodízio de pizza e levei marmita de frango com alface”, desabafa.

Segundo Satriani, o pior inimigo nessa fase de desintoxicação é o psicológico. “Você tem que se blindar para que você desista a qualquer tentação. Nesses meses de preparação eu não errei. Não me escondi no quarto para comer tranqueiras, não que não tivesse me dado vontade”, conta. Muito responsável naquilo que se propõe a fazer, Satriani atribui tanta disciplina à equipe que o acompanha.

“Felipe Franco é um nome de peso. A marca que me patrocina é outro nome de destaque. Meu médico, o Dr. Thiago Volpi, tem um enorme potencial. Eu não poderia decepcioná-los, não seria justo. Tinha gente de renome acreditando em mim, então não tinha e ainda não tenho nenhum motivo para errar”, explica.

A maturidade dos trinta anos e a bagagem como empresário no meio de mineração, além da equipe de apoio que custava a fazer dele um nome de sucesso no bodybuilding, um número cada dia maior de seguidores começava a ser conquistado diariamente nas redes sociais. “Quando você vê que as pessoas se inspiram na sua imagem, que esperam uma palavra sua de incentivo, você não pode falar ou fazer besteira. O estímulo que você divulga na rede é um peso enorme, uma responsabilidade sem tamanho”.

Satriani se preparou durante seis meses para subir no palco da Expo Nutrition, em São Paulo e lá conseguiu a sexta colocação, dentro 40 competidores. “Foi à primeira competição da minha vida. Fiquei muito feliz e realizado. Essa colocação só me deu estímulo para seguir em frente”, conta. Neste ano, Thiago pretende disputar o Paulista para tentar uma vaga no campeonato Brasileiro. “Quero esperar uma para ver se abre uma classificação para o Arnold Classic. Caso não abra, quero ir bem no Brasileiro para conseguir uma vaga no Mundial ou Sulamericano”, diz.

TREINO BY FELIPE FRANCO

“Nunca parar até recuperar o meu fôlego. Eu sei que o peso do mundo, não pode esmagar o meu peito. Eu vou treinar até morrer!”. Esse é apenas um dos muitos pensamentos estampados nas paredes da academia mantida por Felipe Franco em São Paulo. Ela certamente garante a Thiago, demais atletas e quem um dia pensa em seguir esse caminho, a perseverar a cada subida da barra ou do halter.

Felipe Franco assina um trabalho de consciência corporal. “O Thiago está sendo bem aceito neste meio. Logo de cara percebi que ele tinha um biotipo interessante para esse mundo. Já tenho essa visão, consigo enxergar o potencial de um possível atleta quando vejo uma pessoa”, conta.

“Fui bem sincero em dizer que ele tinha potencial e logo começamos um trabalho. Ele demonstrou o desejo de um dia competir. Os trinta primeiros dias foram desafiadores. O emocional dele poderia ter influenciado. Ele é muita emoção. Comia muito lanche, não tinha horário, muito menos rotina. Prioridade? Nem pensar! Hoje ele leva a marmita dele dentro da festa, barra de proteínas e proteína de absorção lenta caso sinta fome. Ele precisa se manter caso queira ser um cara de destaque.”, explica Felipe.

Segundo Felipe, em 2014 foram seis meses de trabalho com estímulos diferentes em todos eles. “Na preparação de noventa dias, foi à hora de acertar. Trabalho de acordo com o treino, a alimentação e a quantidade de aeróbio, através de fotos e vídeos. Pra você fazer um trabalho minucioso você deve ter todas as características em detalhes, para não perder o controle disso tudo”, detalha.

TREINO DO SATRIANI

Thiago Satriani tem o treino dividido em dorsal, peitoral, ombros e pernas, onde o foco é a parte superior. “Como os bíceps e os tríceps já são bem desenvolvidos, optamos em cortar os treinos, pois existe o risco de ficar ainda maior e sair do padrão da categoria Men’s Physique”, diz Thiago. Todos os treinos de Satriani são divididos em 4 séries de 12 a 15 repetições. “Trabalho um dia da semana para cada músculo, até o domingo dependendo da necessidade off”, conta.

DorsalPuxador atrásRemada curvada barra grandeRemada cavalinhoPuxador frontalPull downRemada com halter livreBarra fixa com auxílio no graviton

PeitoralSupino retoFly iclinadoCrucifixoPeck deckSupino declinado

OmbrosElevação lateral no bancoDesenvolvimento livreElevação frontal no crossCrucifixo inverso

FAÇA DIFERENTE COM THIAGO SATRIANI

Quem explica esse exercício é o mestre Felipe Franco. Esse supino fechado com dumbbell é focado para os homens, mas mulheres também podem fazer. É um exercício seguro e dispensa ajudante, mas segundo ele, quem é iniciante deve ter um parceiro de treino. “Exatamente porque quem começa a treinar ainda não tem a consciência corporal necessária do movimento”, diz.

Felipe se refere à subida e a rotação do punho, ou seja, quando o peitoral é esmagado. “É essa hora que a intensidade vai ser colocada realmente no exercício. Dá o giro do punho, fecha a articulação do ombro e esmaga o peito”, conta. Esse supino trabalha a parte interna do peitoral. Ele nada mais é que um complemento pós o supino já conhecido e praticado.

Durante esse primeiro ano de treinos de Satriani, com preparação de Felipe Franco, esse exercício foi aplicado em diferentes fases. Tudo dependeu da resposta muscular do Thiago. Fizemos no máximo duas vezes na semana. A carga foi denominada com a intensidade do treino. Normalmente as repetições variam de 12 a 15.

“Quando você trabalha com musculação, você trabalha com estímulos. Então se você não tiver estímulos diferentes para ter uma compensação, num processo anabólico posteriormente a um treino bom, não tem como ter uma recuperação. Esse exercício tem uma enfatização maior para o peitoral dele, que apresenta uma deficiência. O Thiago fica grande e às vezes o peitoral dele some. Então a gente precisa aumentar mais a massa muscular do peitoral, sem perder o destaque dos ombros. São trabalhos de ênfases”, explica minuciosamente o educador físico.

PERFIL:

Thiago SatrianiData de nascimento: 20/05/1984Local: São PauloAltura: 1,80mBraços: 45,5cmTórax: 109cmPeso em off season: 92 KgPeso em pré-contest: 87 kgCategoria: Men’s physiquePatrocinador: NeoNutriPrincipais títulos: 6º colocado ExpoNutrition -2014

STEP BY STEP - Supino fechado com Dumbell 1 – Esse exercício complementa o supino na máquina na série de peito. Feito no banco é necessária à utilização de dois dumbells.2 – Deite no banco e pegue os dumbells, junte-os na linha do peitoral e desça abrindo bem os cotovelos. É importante fazer a rotação dos punhos (imagem).3 – Ao subir, no final, é importante fazer a contração do peitoral (como se estivesse esmagando). As repetições variam de 12 a 15.

MUDANÇA DE HÁBITO

Hoje a alimentação de Satriani nada se parece com a de antigamente. Sua dieta é composta por ovos, frango, batata doce, salada simples (alface e tomate), castanha do Pará e suplementação.

Café da manhã (8h)Omelete com duas colheres de aveia1 dose de whey protein isolada

Lanche da manhã (10h)5 claras de ovos

Almoço (12h)200g de tilápia100g de arroz integralSalada simples

Lanche da tarde (15h)6 castanhas do Pará

Pré-treino (16h)150g de batata docePré-treino (em sachê, uma dose por treino) + termogênico

Pós-treino (17h30)Whey protein pós treino ou whey protein isolada + BCAA ultra concentrado Jantar (18h)300g de frango Salada simples

Lanche da noite (21h)6 castanhas do Pará

Antes de dormir (0h)5 claras de ovos + 2 ovos inteiros

Comentários