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A proteína tem papel fundamental na alimentação de qualquer individuo




Suplemento: Alta ingestão de proteína. Benefícios ou não?



POR BRUNO BROWN

Falar hoje de um dos temas mais discutidos no meio da nutrição e um dos maiores mitos também,alta ingestão de proteínas,será que essa alta ingestão trás mesmo benefícios? É prejudicial para o organismo? Quando falamos de nutrição esportiva não tem como não citar os famosos Shakes de proteína,que são hoje em dia o tipo de suplemento mais vendido no mercado.

Desde atletas profissionais até o indivíduo que entrou na academia semana passada,todos eles já estão com o seu shake de Whey Protein ou de outros tipos de proteína.

A proteína tem papel fundamental na alimentação de qualquer individuo,quando falamos de atletas ou meras pessoas fisicamente ativas podemos ressaltar que a sua principal importância seria a construção e manutenção da massa muscular.Como nosso músculos são feitos de proteína e o nosso corpo não fabrica quantidades suficientes de proteína para a manutenção e/ou ganho de massa muscular,temos que fazer a ingestão através da alimentação comum e/ou de suplementos alimentares.

Sem sombra de dúvida,a suplementação protéica pode trazer ótimos resultados para praticantes de diversas modalidades esportivas.O problema é quando usar,a hora certa,se você realmente precisa dessa suplementação ou não.Tudo depende de como esta o resto da sua alimentação.Antes de continuar,quero acabar com esse Mito que todo mundo falar que comer proteínas em excesso faz mal a saúde,especialmente aos rins.Esse é um dos maiores mitos da nutrição,isso quando falamos de indivíduossaudaveis pessoas que não possuem nenhum problema renal ou outras patologias que podem levar a uma sobrecarga da função renal como a diabetes.

Então só para deixar bem claro,pessoas saudáveis,sem nenhuma patologia, não terão problemas renais pelo excesso de ingestão de proteína.Os rins podem sobrecarregar?De certo modo sim,mas chamamos isso de uma mera adaptação fisiológica,o sistema renal acaba se adaptando a esse aumento de filtração.Mas nem por isso vamos sair por ai nos enchendo de proteína sem saber a quantidade certa que estamos ingerindo,até porque proteína em excesso também vira gordura.

Para que a suplementação protéica tenha efeito, você deve saber o horário de ingerir cada tipo de proteína, albumina, whey protein, caseína e outros tipos de proteína.

Como cada uma tem um tempo de absorção diferente cada uma traria mais benefícios se usadas em horas estratégicas.E também tudo depende da quantidade geral de proteína que você ingere no seu dia através da alimentação normal,se tiver ingerindo grandes quantidades vai estar jogando dinheiro fora e ainda podendo ganhar um pouco de tecido adiposo.Se tiver usando esse tipo de suplementos e não tiver uma alimentação balanceada,no geral você vai estar ingerindo uma quantidade de proteína relativamente baixa que não te trarão os efeitos desejados.

Antes de usar qualquer tipo de suplemento,consulte um nutricionista,só ele esta capacitado para te indicar algum produto conforme os seus objetivos e a sua alimentação.O nutricionista é o único profissional por lei que está autorizado a prescrever dieta. Não se esqueçam disso.

Ao invés de saírem gastando fortunas com suplementos importados de embalagens bonitas e atraentes consultem um profissional.
Fonte: www.supertreino.blog.br

 

SOBRE A SUPLEMENTAÇÃO

Uma revista conceituada voltada ao mercado fitness de praticantes de atividades físicas e consumidores de suplementos alimentares.

É distribuida em âmbito nacional, conta com as principais tendências e temas sobre esse segmento no Brasil, nos EUA, na Europa e no mundo.
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