SAÚDE

Fisioterapia e os seus benefícios para a saúde mental

A fisioterapia tem desempenhado um papel cada vez mais reconhecido e importante no tratamento de uma variedade de condições de saúde mental, incluindo transtornos de ansiedade, depressão e estresse pós-traumático

Fisioterapia e os seus benefícios para a saúde mental Crédito: Banco de imagens

Embora tradicionalmente associada ao tratamento de lesões musculoesqueléticas, os fisioterapeutas têm se destacado na compreensão e na abordagem holística do bem-estar do paciente, reconhecendo a interconexão entre o corpo e a mente. 

Nos transtornos de ansiedade, a fisioterapia pode oferecer técnicas de relaxamento muscular, exercícios respiratórios e atividades físicas que ajudam a reduzir a tensão corporal e promovem a sensação de calma. O foco na consciência corporal e na regulação emocional pode auxiliar os pacientes a identificar e lidar com os sinais físicos associados à ansiedade, como palpitações cardíacas, respiração superficial e tensão muscular crônica.

Na depressão, a atividade física tem sido consistentemente associada a melhorias no humor e na função cognitiva. Os fisioterapeutas podem prescrever programas de exercícios adaptados às capacidades individuais dos pacientes, proporcionando um senso de realização e bem-estar. Além disso, a fisioterapia pode abordar os padrões de sono perturbados frequentemente associados à depressão, por meio de técnicas de relaxamento e modificação do ambiente de sono.

No estresse pós-traumático, a fisioterapia desempenha um papel na regulação do sistema nervoso autônomo, ajudando os pacientes a recuperar um equilíbrio saudável entre os estados de excitação e relaxamento. Técnicas de liberação miofascial, exercícios de respiração e abordagens de medicina tradicional chinesa, tais como acupuntura e auriculoterapia podem ser empregados para reduzir a hipervigilância e os sintomas físicos associados ao trauma.

Além disso, a fisioterapia pode fornecer um ambiente seguro e de apoio para a expressão emocional, permitindo que os pacientes processem experiências traumáticas de forma gradual e controlada. A abordagem centrada no paciente e a parceria colaborativa entre fisioterapeuta e paciente são fundamentais para o sucesso do tratamento de condições de saúde mental, promovendo a autonomia e a resiliência a longo prazo.

Em suma, a fisioterapia oferece uma abordagem integrativa e multifacetada para o tratamento de transtornos de ansiedade, depressão e estresse pós-traumático, reconhecendo a interconexão entre corpo e mente e visando o bem-estar holístico do paciente. Essa abordagem complementar, aliada a outras formas de intervenção terapêutica, pode proporcionar benefícios significativos e duradouros na jornada de recuperação do paciente.

Comentários