SAÚDE

Retenção de líquidos: o que é, causas, sintomas e 5 dicas para eliminar o problema

Especialista explica como identificar o acúmulo de água dentro dos tecidos e aponta o que deve ser feito para resolver a retenção de forma rápida e fácil
 

Retenção de líquidos: o que é, causas, sintomas e 5 dicas para eliminar o problema Crédito: Banco de imagens

A retenção de líquidos nada mais é do que o acúmulo de água em excesso dentro dos tecidos. Ela acontece quando um ou mais fatores interferem nos mecanismos que controlam a entrada e a saída destes fluídos das células, e provoca o inchaço em áreas específicas ou até mesmo no corpo todo.

A retenção ocorre, principalmente, pelo excesso de consumo de sal (sódio), de produtos industrializados e de álcool, além do sedentarismo e de ficar sentado por muito tempo. O uso de determinados remédios também pode interferir na capacidade dos vasos de impedir a saída de água.

“Para saber se houve um aumento de volume nessas regiões, basta reparar se surgiram marcas de roupas pelo corpo, dos sapatos, das meias ou da calça. Também é possível pressionar a pele com o próprio dedo para ver se surge algum sulco. Se você encontrar uma marca, é porque seu corpo está retendo líquido”, afirma Monica Marques, sócia e diretora técnica da Cia Athletica.

Além destes sintomas, a especialista também aponta que é possível observar uma sensação de peso onde ocorre a retenção, um leve desconforto e um aumento no brilho da pele. Algumas pessoas sentem ainda que a retenção de líquido engorda, porque, de fato, há um acúmulo de água que causa aumento de peso.

As mulheres são as mais afetadas por esse problema. “Isso ocorre em razão das alterações hormonais, seja no período pré-menstrual, na menopausa ou na gravidez. Para completar, algumas mulheres percebem o aparecimento de celulites nas regiões com inchaço”, diz Marques.

A especialista listou cinco dicas que ajudam a eliminar a retenção de líquido de forma rápida e fácil. Confira.

1) Beber mais água ou chá diurético: Ingerindo cerca de 2 litros de água por dia, os rins funcionam corretamente, assim como as células, e o organismo consegue manter os níveis de sódio sob controle. Tomar chás também estimula a ingestão de água, sendo que alguns (como salsinha, cavalinha, hibisco, chá verde e dente-de-leão) ainda potencializam a produção de urina, colaborando mais para o fim do acúmulo.
2) Cuidar da alimentação: Diminuir a quantidade de sal na comida e evitar produtos processados, que elevam o nível de sódio no sangue, é o primeiro passo. Aumentar a quantidade de alimentos ricos em água, como frutas e legumes, também favorece o bom funcionamento do organismo.
3) Realizar alongamentos: Ao ficar muito tempo parado, em pé ou sentado, o sangue não consegue circular adequadamente. Exercícios de alongamento estimulam a circulação sanguínea e, consequentemente, o fluxo de líquidos pelo corpo. Isso também ajuda a diminuir os níveis de insulina e glicemia, que são agentes que causam a retenção de líquidos.
4) Fazer atividade física: A contração de diversos músculos conduz o excesso de líquido para fora das células, que é eliminado na forma de urina, além de estimular a circulação sanguínea. Praticar exercícios regularmente também traz muitos benefícios para a mente.
5) Drenagem linfática: Este procedimento auxilia o corpo a eliminar o excesso de líquido e toxinas, por meio de uma massagem corporal. Os movimentos drenam a água até os gânglios linfáticos, que são pequenas estruturas responsáveis por filtrar o líquido do sangue.

Comentários