SUPLEMENTOS

Cafeína: Quais seus benefícios no dia a dia

Acordar para treinar pela manhã nunca foi uma tarefa fácil. Para aqueles que já tem um cotidiano acelerado, tudo que desejam é despertar mais tarde e pular o treino. Mas você sabia que a suplementação de cafeína pode ajudar na disposição? Contudo, o uso do suplemento tem seus cuidados e, é ideal prezar por uma boa noite de sono. Dormir um pouco mais cedo melhora o funcionamento do cérebro e contribui para vários sistemas do corpo. Neste artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o uso da cafeína e seus cuidados. Lembrando que é indispensável um acompanhamento médico para uso do produto. Afinal, cada indivíduo possui características únicas, assim como objetivos particulares. 

Cafeína: Quais seus benefícios no dia a dia Crédito: Banco de imagens

O que é a Cafeína e para que serve? 

A cafeína é um composto químico que faz parte do grupo das xantinas. É uma substância natural encontrada no café, alguns alimentos e em plantas. Seu principal agente atinge o sistema nervoso central e por conta das suas propriedades, tem ação estimulante no cérebro, ajudando na disposição, raciocínio, melhora no foco e no desempenho físico. Ela possui a capacidade de reduzir os níveis de cansaço no corpo e aumentar o estado de alerta. 

Para que serve a Cafeína e quais os seus benefícios? 

Para os praticantes de atividade física em geral, a cafeína funciona como pré-treino que auxilia na disposição e foco durante os exercícios, além de ser um forte aliado para quem busca emagrecimento. Sua ação termogênica, estipula o metabolismo do corpo, ou seja, contribui para a queima de calorias durante o treino. 

Quais os benefícios da cafeína?  

  • Melhora o estado de alerta do corpo;
  • Concentração;
  • Aumentar a tolerância ao esforço físico intenso;
  • Possui ação termogênica.

Cuidados com o uso da cafeína 

O uso do suplemento é seguro e indicado. Entretanto, se utilizado de maneira inadequada ou em grandes proporções pode causar, irritação, náusea, dor de cabeça, insônia, tremores de extremidade, ansiedade e até taquicardia. Por isso, deve seguir a recomendação de um médico ou nutricionista para uso do produto. 

Qual a melhor forma de consumir a cafeína? 

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o recomendado é 400 mg ao dia em pessoas saudáveis. Para os praticantes de atividade física em geral, o Comitê Olímpico do Brasil (COI), recomenda 3 mg a 6 mg por peso corporal, 1x ao dia. Contudo, o ideal é seguir a recomendação do seu médico ou nutricionista. Porque cada um de nós possui necessidades individuais. 

Comentários