Muita gente tem o desejo de construir um estilo de vida mais saudável. Para colaborar com isso, a Isabela Xavier, nutricionista coordenadora da Mombora, indústria de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos do bioma brasileiro, preparou algumas dicas de como implementar a alimentação saudável na rotina de forma leve e saborosa.
• O primeiro passo deve ser a introdução de alimentos naturais na alimentação. Evitar o excesso de ultraprocessados e industrializados que, muitas vezes, vêm adicionados de corantes, conservantes e excesso de açúcares que podem ser prejudiciais para a saúde.
• Trabalhar o equilíbrio é essencial. Cortar um alimento abruptamente da rotina de alguém que já está acostumado, pode causar alguns efeitos adversos. O ideal é fazer a introdução de opções mais saudáveis de forma tranquila e adaptada às preferências individuais de cada pessoa.
• Aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras no dia a dia é uma ótima maneira de começar a mudar os hábitos. Existem ótimas opções de alimentos saudáveis no mercado, principalmente os orgânicos e os que valorizam uma base de ingredientes naturais.
• Evitar pular refeições e realizá-las de forma regular deixará o organismo sem fome ou vontade de comer fora de hora. A principal dica aqui é organizar uma rotina de refeições e, se puder, já deixar tudo pré-preparado, evitando mudanças de última hora.
• Tenha porções de lanches saudáveis sempre à mão para evitar comer besteiras ou pedir aquele docinho especial no meio da tarde.
• Fazer exercícios físicos contribui para o bem-estar. Escolha uma atividade prazerosa para você, defina a frequência e organize o seu dia já contando com ela. Não esqueça da água para se hidratar e dos componentes pré e pós-treino que ajudam no seu ganho de energia e recuperação do organismo.
O mais importante é respeitar o seu corpo e garantir que ele terá os nutrientes necessários para uma boa alimentação. “Criar bons hábitos alimentares é essencial para a garantia de uma boa saúde no futuro. Por este motivo, investir no cuidado com o corpo nunca é demais, principalmente quando se trata de alimentação”, afirma a nutricionista.
Comentários