SAÚDE DA MULHER E DA GESTANTE

Mês das Mães: 10 dicas de gestação e pós-parto saudáveis

Confira dicas baseadas nas perguntas mais comuns das mulheres sobre a gestação e o período após o nascimento do bebê

Dia das Mães: 10 dicas de gestação e pós-parto saudáveis 10 dicas de gestação e pós-parto saudáveis
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Gravidez, parto e cuidados com o bebê fazem parte de uma fase importante da vida. Com a proximidade do Dia das Mães, em 8 de maio, a TopMed, empresa especializada em telessaúde e telemedicina, dá 10 dicas, com base nas perguntas mais comuns das mulheres sobre a gestação e o período após o nascimento do bebê.  

A médica Cristina Broilo, Head de Telemedicina e Saúde Digital da TopMed ressalta que o novo momento em que se decide pela maternidade não transforma, automaticamente, uma mulher em uma expert em gestação e nos cuidados com o bebê. “Ao contrário, em geral, são momentos em que mais se acumulam dúvidas sobre assuntos que, até então, não faziam parte do dia a dia”, diz. Segundo Cristina, entre as principais dúvidas de mulheres no período da gestação ou que acabaram de ter seus bebês estão as relacionadas à alimentação durante a gravidez, viagens no período da gestação, prática de exercícios físicos, controle de peso, tipos de parto, vida sexual etc.

 

Gestação

 

• Sentimentos – Não se cobre de sentir o que os outros esperam que você sinta. Viva esse momento de gestação de maneira genuína. Enfrentar os primeiros sentimentos de angústia, medo, ansiedade etc é completamente normal. A felicidade dessa fase virá naturalmente, e essa felicidade sem pressa, natural, só fará bem para você e seu bebê.

 

Pré-Natal – Não deixe de fazer o pré-natal! Agende uma consulta com um enfermeiro especialista ou médico de sua confiança. Faça os exames e todas as consultas seguindo as orientações fornecidas. Isso é indispensável como forma de prevenção e cuidados não apenas com o bebê, mas com a mãe também.

 

Planejamento – Escolha onde e com quem você quer o momento do parto. Desde o local, até mesmo os profissionais envolvidos e seus acompanhantes. Planeje com antecedência e informe às pessoas próximas. Isso diminui a ansiedade e as chances de algo sair diferente do que você sempre quis.

 

Alimentação – A famosa frase “não coma por dois” é antiga, mas fundamental. Aposte em uma dieta balanceada e completa, mas que não ultrapasse as porções necessárias para o seu corpo e para o crescimento do seu bebê. É importante ter consciência de que todas as suas escolhas e hábitos interferirão na saúde do bebê.

 

Atividade física - Exceto no caso de uma gravidez de risco – que necessita de cuidados especiais e até mesmo repouso – é aconselhável para gestantes a prática de exercícios leves a moderados. Escolha uma modalidade que você goste e proporcione um momento agradável.

 

Após o nascimento do bebê

 

Sentimentos – Entenda sua relação com o bebê. O vínculo entre mãe e filho pode não se formar de imediato e, para as mães de primeira viagem, isso pode ser frustrante e até assustador. Mas entenda que é normal e que, aos pouquinhos, vocês estarão mais próximos. Para isso, passe bastante tempo com o bebê no colo, amamente e seja paciente.

 

Bebês choram e muito! – O chorinho do bebê provavelmente irá preocupar no início. Mas lembre-se de que chorar é a ferramenta do pequeno para se comunicar com você e ele vai fazer uso dela todos os dias e muitas vezes ao dia. Aos poucos, você aprenderá a identificar se ele está com fome, se precisa ser trocado, se está irritado ou incomodado – enquanto isso, fique tranquila!

 

• Rede de apoio – Peça ajuda. Ninguém precisa dar conta desse período sozinho. Além da divisão de tarefas – tenha por perto pessoas que você ama para compartilhar informações, angústias, sentimentos e alegrias!

 

Amamentação – Antes de se exigir sair amamentando naturalmente como se fosse unicamente instintivo, busque informações seguras e de fonte confiável. Informe-se sobre como amamentar e quais problemas podem surgir. O seu médico ou uma doula podem ajudar.  

 

Cuide da sua saúde emocional – Seu corpo pede: alimente-se bem, durma o suficiente, descanse quando necessário, faça os exercícios liberados pelo médico. Mas sua mente também pede cuidado: não se isole socialmente, se permita momentos de lazer e separe três minutos por dia para meditar. Existem muitos aplicativos de meditação guiada que podem ajudar. Seu cérebro também precisará descansar e “esvaziar”. E estar bem será fundamental para que você consiga curtir tudo de bom que ainda está por vir.

Comentários