Seja por dormir em cima do braço, sentar em cima da perna ou ficar muito tempo na mesma posição é comum pés, pernas, mãos e braços formigarem. Esse simples incomodo que muitas vezes pode passar despercebido pode ser sinal de doenças graves, como a diabetes e a hipertensão, insuficiência arterial, insuficiência venosa ou até mesmo AVC. O cirurgião vascular, Dr. Caio Focássio, da capital paulista, explica que esta sensação pode ter origem nervosa ou vascular.
Isso porque o peso pode bloquear a circulação arterial ou pressionar a raiz nervosa e provocar a redução do fluxo de sangue na extremidade, o que causa o formigamento. “É comum e fácil de resolver, basta tirar o membro da mesma posição que já resolve. Mas é preciso atenção: se os sintomas começarem a ser recorrentes e ainda forem acompanhados de fraqueza, tontura, descontrole de movimentos, perda de consciência mesmo que momentânea, alterações na visão e a dormência piorar na hora de caminhar é importante procurar um médico o quanto antes”, alerta o vascular.
Fonte: Dr. Caio Focássio - Cirurgião vascular formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Pós graduado em Cirurgia Endovascular pelo Hospiten -- Tenrife (Espanha). Médico assistente da Cirurgia Vascular da Santa Casa de São Paulo.
Comentários