ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Alimentação e coração: Entenda a relação para uma vida mais saudável

Nutricionista listou opções variadas de alimentos que contribuem para a melhoria e manutenção da saúde do órgão 

Alimentação e coração: Entenda a relação para uma vida mais saudável Alimentação e coração: Entenda a relação para uma vida mais saudável
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Com a variedade de alimentos disponíveis, muitas vezes fica difícil entender a importância de cada um, os benefícios e quais consumir para contribuir com a saúde. A verdade é que existem diversos alimentos que auxiliam na manutenção de diversas partes do corpo humano, inclusive, com a saúde do principal órgão, o coração.  

Segundo a nutricionista Fernanda Larralde, parceira da Bio Mundo, franquia de alimentos naturais e saudáveis, seguir uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes que fortaleça o coração, é fundamental para uma vida mais saudável. "Pesquisas mostram que consumir alimentos saudáveis junto com uma boa rotina, pode reduzir em até 80% as chances de desenvolver problemas cardíacos. Por isso, é importante fazer boas escolhas, optando por alimentos mais naturais e saudáveis", explica a profissional.  

 

Assim, a especialista listou alguns alimentos que contribuem com a saúde do coração:  

 

Chocolate  

Quando consumido de forma equilibrada (30g por dia) e em sua versão meio amarga, com 70% de cacau, tem inúmeros benefícios. O chocolate tem componentes químicos que normalizam a pressão sanguínea, diminui o colesterol e processos inflamatórios, além de liberar serotonina no organismo, deixando o corpo mais relaxado e diminuindo o estresse.  

 

Suco de uva integral  

Uvas mais escuras são ótimas para proteger o coração por conterem nutrientes antioxidantes que auxiliam na manutenção das taxas de colesterol. Presentes em sua forma mais natural nos sucos integrais, é uma opção fácil para adicionar à alimentação do dia a dia.  

 

Soja  

A soja atua no controle do colesterol, peso, glicose e pressão arterial. É um produto de fácil acesso e muito versátil na cozinha, podendo ser preparado de diversas formas e facilitando sua introdução na dieta.  

 

Tomate  

A melhor forma de consumir o tomate, nesse caso, é em sua forma aquecida. Durante o processo, é liberado um dos mais poderosos antioxidantes naturais, o licopeno, que trabalha diretamente na qualidade da circulação sanguínea e previne o câncer e a aterosclerose.  

 

Folhas verdes  

Fontes de fibras e nutrientes, as folhas verdes, como alface, couve, espinafre, rúcula, entre outras, são antioxidantes, preservam os vasos sanguíneos, combatem os radicais livres e impedem que gorduras ruins entupam as veias do coração.  

Comentários