Verduras e legumes, proteínas, grãos, de preferência integrais, frutas, todo mundo sabe quais são os alimentos mais saudáveis. Mas, no dia a dia, nem sempre são eles os escolhidos na hora da refeição ou do lanchinho no meio da tarde. Seja por descuido, praticidade ou até mesmo gosto pessoal, alguns vilões da boa alimentação acabam entrando no prato. Mas nunca é tarde para abandonar os maus hábitos e substitui-los por opções que não fazem mal à saúde, diz a nutricionista Aline Huguenin, do Grupo Prontobaby, no Rio de Janeiro. Segundo ela, algumas embalagens devem ser ignoradas no supermercado por conterem muito açúcar, gordura, sal e aditivos, sem nenhum valor nutricional. As crianças, diz, devem ficar ainda mais longe de determinados produtos. "O açúcar, além de aumentar a chance de obesidade, pode causar cáries dentárias e deve ser evitado até os dois anos, no mínimo. Após essa idade, pode ser consumido, mas sempre com moderação", diz. A especialista chama atenção ainda para comidas que parecem ser inocentes, como barrinhas de cereal, mas que podem esconder nas letras pequeninas do rótulo muita gordura e conservantes.
Para ajudar a tornar as refeições de adultos e crianças mais nutritivas, mas sem perder o sabor, Aline ensina quais comidas devem ser banidas da rotina, como biscoitos recheados e macarrão instantâneo (sim, são práticos, mas não fazem nada bem), e indica substituições que agradam ao paladar. Ela também lista alimentos que têm aparência de saudáveis, mas que, na realidade, são do time dos maus. Confira quais são:
Alguns alimentos que são vilões da alimentação saudável
Salgadinhos industrializados - Muita gente come um atrás do outro enquanto assiste a uma série, ou elege os pacotinhos para o lanche da criançada ou reuniões informais de adultos. Mas é bom deixá-los de lado. Segundo Aline, são muito ricos em sódio, gordura, corantes e conservantes.
Biscoitos recheados - Eles costumam ir na lancheira das crianças, afinal, são práticos e quase todas gostam. Mas, alerta a nutricionista, são repletos de gordura e açúcar.
Balas - Nem precisa de explicação! São ricas em açúcar e sem qualquer valor nutricional.
Bolos prontos com recheio ou cobertura - Outra opção que faz sucesso nas lancheiras infantis, e até mesmo no lanchinho no trabalho dos adultos, deve ser evitada por causa da quantidade em excesso de gordura e açúcar.
Macarrão instantâneo - É do grupo dos ultraprocessados que, como todos já sabem, devem ser substituídos. Riquíssimo em sódio e gordura.
Refrigerantes - Além de terem excesso de açúcar e sódio, reduzem indiretamente o consumo de água e sucos naturais, já que as crianças e adultos deixam de consumi-los para beber refrigerante.
Salsicha e embutidos em geral - Alimentos ultraprocessados e ricos em sódio e conservantes.
Nuggets - Não se engane, não é apenas um pedaço de frango empanado. Contém muito sódio, farinhas e sobras de frango, além de aromatizantes para ressaltar o sabor e conservantes.
Alguns alimentos que parecem saudáveis, mas não são
Sucos de caixinha - Ricos em açúcar, corantes e conservantes. O ideal é substitui-los por naturais.
Barrinha de cereal - Algumas são realmente ricas em fibras e com pouco açúcar, mas outras, apesar do benefício das fibras, têm muitos conservantes, gordura e açúcar.
Peito de peru - O embutido tem grande quantidade de sódio e aditivos como o nitrato
Chocolate diet - Próprio para pessoas diabéticas, e não para quem procura perder peso ou ter uma alimentação saudável, pois contém maior quantidade de gorduras.
Comentários