Durante todo o mês de novembro, os olhares estão voltados para a saúde preventiva do homem, especialmente para conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Porém, alguns hábitos de vida podem aumentar o risco de doenças que comprometem a saúde masculina de maneira geral, como é o caso do sedentarismo, que acomete 42% dos homens, segundo levantamento interno da plataforma de treinos online Queima Diária.
Os resultados também apontam que a perda de peso é o principal objetivo quando o assunto é prática de atividade física, pois 48% dos homens revelaram esse objetivo como uma meta, enquanto 28% preferem treinos para ganho de massa magra. Estar atento a uma alimentação balanceada e aderir à prática regular de atividade física, são elementos fundamentais para o alcance dos objetivos, como recomenda o treinador da plataforma Queima Diária, Igor Oliveira. "Adotar hábitos saudáveis trazem benefícios para a saúde do homem de maneira geral, influenciando, inclusive, os resultados desejados com a prática regular de atividade física. Porém, o acompanhamento da saúde preventiva é igualmente importante e deve fazer parte da rotina do homem o ano inteiro".
Entre os treinos mais procurados pelo público masculino na plataforma da Queima Diária está o programa DMax 60, opção de 14% do público masculino na plataforma. O treino é voltado para a perda de peso e definição muscular a partir da metodologia de Pré-Exaustão Muscular (PEM), que consiste na realização de um exercício monoarticular prévio a realização de um exercício multiarticular. Para José Cândido Cunha, 56 anos, aluno do programa, a perda de gordura localizada é um dos principais objetivos. "Resolvi fazer o treino para perder a gordura localizada da barriga, normalmente os homens acumulam mais gordura nessa região, além de ganhar condicionamento físico, pois percebo que ainda fico bastante cansado com atividades aeróbicas, como subir escadas, por exemplo, mas, apesar de pouco tempo fazendo o treino diariamente, já estou vendo os resultados", afirma.
Comentários