SUPLEMENTOS

Como aumentar a imunidade? Fitoterápicos podem contribuir

Produtos à base de plantas têm adesão científica e autorização da Anvisa 

Como aumentar a imunidade? Fitoterápicos podem contribuir Como aumentar a imunidade? Fitoterápicos podem contribuir
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Manter a imunidade alta é fundamental para evitarmos que doenças e infecções se instalem no nosso organismo. Independentemente da idade, a imunidade tem papel fundamental na saúde, porém, crianças e idosos devem elevar os cuidados. Medicamentos fitoterápicos são grandes aliados para o aumento da imunidade, fonte de saúde que vem desde os tempos primórdios, em que as atividades produtivas da sociedade primitiva, estavam mais presentes no cultivo de alimentos e ervas.  

A docente Cinthia Madeira de Souza, do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera, explica o que são os fitoterápicos e quais as vantagens possíveis ao utilizá-los "Fitoterapia é uma prática milenar praticada por diversos povos, porém, difundida pelos chineses desde 3000 a.c. O medicamento fitoterápico é caracterizado por possuir princípio ativo extraído de plantas, raízes, folhas ou sementes. Sendo assim, este é intitulado como medicamento fitoterápico pela ANVISA. As principais vantagens em utilizar a fitoterapia são: por ser extraída de plantas, não causa dependência; o custo é reduzido se comparado com demais métodos; tem seus efeitos colaterais reduzidos; é possível adquirir tratamentos individualizados; matéria-prima facilmente obtida; é oferecida como prática integrativa e complementar pelo Sistema Único de Saúde (SUS)".  

A imunidade desempenha um papel vital para reduzir o risco de adoecer. "O sistema imune é nossa maior barreira frente aos organismos vivos que afligem nosso corpo e saúde. Desta forma, o fortalecimento deste sistema é extremamente importante no combate de patógenos ofensores (ex.: vírus, bactérias e fungos)", ressalta Cinthia.  

Uma boa alimentação, bons hábitos de saúde, como a prática de exercícios físicos, são algumas das ações que ajudam a elevar a imunidade. Entretanto, se está adoecendo com frequência, sentindo cansaço extremo ou falta de disposição, há fitoterápicos que podem ajudar a turbinar a imunidade, que combinam diversos compostos para formar um aliado da saúde. Um especialista pode indicar a dose exata para cada paciente.  

Cinthia destaca os pontos positivos e de atenção em aumentar a imunidade com fitoterápicos "Seus pontos positivos provêm da possibilidade desta ação vir de plantas naturais e como sabemos seus efeitos colaterais são reduzidos e também tem seu custo inferior quando comparado com terapias medicamentosas. Como ponto de atenção temos o fato de que pessoas que fazem o uso de medicamentos para doenças crônicas devem se atentar ao recorrer para estes tratamentos, pois, algumas plantas tendem a ter interações medicamentosas com alguns fármacos".  

Comentários