Tendência mundial, a medicina personalizada vem ganhando cada vez mais adeptos na América Latina. De acordo com um relatório publicado no The Economist Intelligence Unit, no final do ano passado, o Brasil está entre os países que mais avançam na consolidação de políticas que visam à personalização de tratamentos e diagnósticos. Apesar disso, ainda é fundamental romper algumas barreiras para tornar o modelo, conhecido também como "medicina do futuro", mais acessível aos brasileiros. Uma delas é a difusão do conhecimento científico.
Por isso, entre os dias 25, 26 e 27 de novembro, o Brasil receberá a 2ª Edição do Congresso Online de Medicina Personalizada International Lifestyle and Personalized Medicine Summit, coordenado pela médica precursora da medicina personalizada no Brasil, Dra. Vânia Assaly, e o nutricionista e pesquisador português Dr. Pedro Bastos. O objetivo do evento é viabilizar a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais brasileiros e internacionais, disseminando a visão integrativa da medicina personalizada e do estilo de vida na prática clínica dos congressistas.
O ILPM Summit 2021 apresenta grandes nomes da saúde personalizada no mundo em sua programação, em destaque o descobridor da zonulina - proteína que modula a permeabilidade das junções entre as células da parede do trato digestivo - o médico italiano, Dr. Alessio Fasano, fundador do Centro de Pesquisa Celíaca na Universidade de Maryland School of Medicine e professor de pediatria na Harvard Medical School. Além de Fasano, o congresso terá a participação de outras referências no mundo científico, como a Dra. Deanna Minich, nutricionista americana, pesquisadora e Ph.D. em Ciências Médicas.
Apoios internacionais
Em 2021, o maior congresso de medicina personalizada e do estilo de vida do país conta com o apoio de grandes instituições de saúde internacionais. Entre elas, a American Nutrition Association (ANA), órgão americano com mais de 60 anos de atuação na defesa da ciência e da prática da nutrição personalizada; e a Associação Latino-Americana de Medicina de Estilo de Vida (LALMA), associação profissional médica científica que representa médicos e profissionais de saúde nos países da América Latina e Caribe dedicados ao avanço e prática da Medicina do Estilo de Vida.
Programação Científica
Com transmissão ao vivo diretamente do estúdio da E4, em São Paulo, o ILPM Summit 2021 oferecerá uma programação científica exclusiva ao longo de 3 dias de atualização, 9 módulos e 19 palestras com profissionais renomados do Brasil, EUA e Europa, que compartilharão suas experiências clínicas e trajetória acadêmica e científica.
A programação do evento dá destaque à medicina e nutrição personalizadas e do estilo de vida com temas como imunidade, genética, expossoma, saúde 360°, crononutrição, tecnologia, epigenética e microbioma, relacionando-os às doenças cardiometabólicas, distúrbios neuropsiquiátricos, doenças imunológicas, saúde reprodutiva, envelhecimento e saúde planetária.
Completam o rol de palestrantes os nutricionistas Daniela Seixas e Murilo Pereira, o biólogo Bruno Zylbergeld e a médica Bruna Pitaluga. A programação do evento conta ainda com a presença do médico alemão Dr. Bodo Melnik, dermatologista e professor de Ciências da Saúde da Universidade de Osnabrück, e o educador físico português, doutor em Atividade Física e Saúde e membro do European College of Sports Medicine Dr. César Chaves.
Saiba mais sobre a 2ª Edição do ILPM Summit: www.ilpmsummit.com
Comentários