SAÚDE DA MULHER E DA GESTANTE

O papel da alimentação na prevenção do câncer de mama

Nutricionista explica que dieta deve ser rica em frutas, vegetais e leguminosas  

O papel da alimentação na prevenção do câncer de mama O papel da alimentação na prevenção do câncer de mama
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Um levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostra que 29% dos tumores malignos registrados anualmente no Brasil são de câncer de mama. Muitas vezes, os riscos estão relacionados a fatores genéticos, porém, o mesmo estudo aponta que 30% destes tumores poderiam ser evitados com hábitos de vida saudáveis, como evitar o consumo de alimentos processados, gordurosos e ultraprocessados.  

Júlia Canabarro, nutricionista da startup de nutrição Dietbox, explica que, além dos exames periódicos, como o autoexame e a mamografia, a alimentação contribui na prevenção da doença. Frutas, verduras, legumes, cereais integrais e leguminosas podem prevenir novos casos de câncer. "Uma dieta equilibrada, à base de hortaliças e frutas, pode atuar preventivamente em casos em que a possibilidade de desenvolver a doença é maior, pois estes alimentos possuem antioxidantes e outras substâncias que ajudam a combater os radicais livres, fortalecendo o organismo", comenta Júlia .  

O Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, tem o objetivo de compartilhar informações e contribuir com a redução do número de mortes.  

"As mulheres que estão passando por tratamento de câncer de mama precisam seguir um cardápio que permita a ingestão de nutrientes que fortaleçam o organismo. É importante lembrar que cada organismo reage de uma maneira à quimioterapia e, por este motivo, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental para que os resultados sejam satisfatórios", observa a nutricionista.  

 

Alimentos que ajudam a combater o câncer de mama  

 

Frutas vermelhas: são potentes antioxidantes que combatem os radicais livres, podendo retardar o crescimento ou desenvolvimento de um tumor.  

 

Romã: é um alimento aliado ao combate ao câncer de mama. Pesquisas demonstram que os fitoquímicos presentes na fruta podem inibir a ação do estrogênio - hormônio considerado o principal combustível para o câncer de mama.  

 

Cenoura: estudos mostram que consumir cenoura regularmente pode reduzir significativamente a probabilidade de desenvolver a doença.  

 

Brócolis: é um alimento rico em vitaminas e antioxidantes, assim pode ajudar a prevenir o aparecimento de tumores malignos no organismo, além de auxiliar pacientes que tratam algum tipo de câncer.  

 

Feijão, Ervilha e Lentilha: estudos indicam que o consumo de alimentos ricos em proteínas e fibras, como leguminosas, pode estar associado a um risco reduzido de cânceres específicos, como câncer de mama, colorretal e de próstata.  

Comentários