As Olimpíadas são um dos maiores eventos do mundo. Sua origem vem da Grécia Antiga, onde os jogos esportivos eram praticados na cidade de Olímpia. Nos dias atuais, o objetivo principal da competição é celebrar a paz entre as nações por meio do esporte.
Neste ano, os Jogos Olímpicos acontecem em Tóquio, no Japão. O país não é só reconhecido pela sua tecnologia, mas também pelos seus hábitos saudáveis de vida, como a boa alimentação e a prática de exercícios físicos.
Em época de Olimpíadas, as pessoas acompanham de perto as disputas de diferentes esportes, o que acaba incentivando também a prática de atividades físicas. Esse fator, aliado a outros hábitos saudáveis, é importante não só para o corpo, mas para a mente também, além de contribuir para o desenvolvimento de outras habilidades, como concentração, coordenação motora, respiração, postura, foco, entre outros benefícios.
Praticar exercícios físicos é fundamental para manter uma vida mais saudável, mas é importante se cuidar. Confira cinco dicas para se exercitar com saúde:
• Respiração: manter uma boa respiração, inspirando o ar pelo nariz e soltando pela boca. Embora pareça simples, treinar essa habilidade pode reduzir o estresse, ansiedade e desacelerar o batimento cardíaco.
• Alongamento: para quem pratica qualquer atividade física, o alongamento é fundamental, por meio dele é possível manter e até aumentar a flexibilidade dos músculos, o que, consequentemente, ajuda a evitar lesões;
• Meias próprias para praticar esportes: atualmente, o uso de meias de compressão pode ser preventivo e existem modelos no mercado, específicos para a prática de esportes. Elas auxiliam na melhora da fisiologia muscular do atleta, reduzem o cansaço em treinos de baixa intensidade e após a prática esportiva, também diminuem a fadiga, tensão e aceleram a recuperação muscular. Existem modelos que contribuem com as condições de oxigenação e nutrientes para os músculos e ajudam a aumentar o desempenho físico, a estimulação do retorno venoso e a regeneração muscular, além de diminuir as dores e a fadiga.
• Ter uma boa alimentação: controlar a alimentação e investir em alimentos saudáveis, ricos em nutrientes e proteínas é fundamental. Alimentos gordurosos e calóricos devem ser evitados.
• Beba água: a água garante o funcionamento do intestino e dos rins, evita o inchaço abdominal e traz mais disposição, além de regular a temperatura do corpo e melhorar a circulação sanguínea.
Comentários