A pandemia aumentou a preocupação com o próprio bem-estar e também com a saúde. Ao longo dos últimos meses, as pessoas fizeram adaptações em seus estilos de vida em busca de hábitos melhores e isso refletiu no crescimento das buscas no Google sobre como a alimentação pode ser uma aliada para a melhora da imunidade.
Foodtech de alimentação, a Liv Up viu o comportamento refletido no aumento das buscas por alimentos orgânicos e in natura, uma das razões pelas quais lançou uma Quitanda online para facilitar o acesso a esses produtos que vêm direto do campo para a mesa das pessoas.
Uma alimentação balanceada tem grandes benefícios para o corpo humano e em um período de tanta desinformação, é importante desmistificar algumas informações que circulam sobre receitas milagrosas no combate ao vírus ou sobre o consumo de certos alimentos no fortalecimento da imunidade.
Paula Honda, nutricionista da Liv Up, comenta que "alimentos isolados não conseguem potencializar a nossa imunidade, já que o mais importante é ter um padrão alimentar saudável como um todo. Não adianta comer um único alimento rico em vitaminas, e o restante da alimentação ser pobre em nutrientes". Por isso, mais do que falar de alimentos específicos, é importante se atentar a uma alimentação diversa como aliada de demais fatores externos que podem influenciar a imunidade, não só para suprir as qualidades nutricionais que o organismo demanda, como também para que, em conjunto, atuem na proteção de doenças.
Veja as dicas da nutricionista sobre como montar um prato balanceado:
Inclua frutas, legumes e verduras
Por serem ótimas fontes de vitaminas, minerais e fitoquímicos com propriedades protetoras, antioxidantes e anti-inflamatórias, as frutas, os legumes e as verduras ajudam a melhorar a imunidade. Dentre esses nutrientes, é importante destacar a vitamina A e os carotenóides, que podem ser encontrados nos vegetais verde escuros, como brócolis e couve, nas hortaliças e frutas amarelo-alaranjadas tais como manga, mamão, goiaba vermelha, abóbora, cenoura e a batata doce. Além disso, a vitamina C, presente em algumas frutas como laranja, acerola, goiaba, caju e em outras frutas cítricas ou vegetais crus, também auxilia no fortalecimento da imunidade.
Escolha alimentos ricos em proteínas e carboidratos
As proteínas são também fortes aliadas contra a ação de agentes nocivos. Por isso e por outras tantas funções, é importante incluí-las nas refeições: frango, ovos, carne vermelha, peixes e laticínios. Os ovos, além disso, também são ricos em vitamina A, e na Liv Up eles são cage free, ou seja, as galinhas são criadas livres de gaiolas.
Já os carboidratos, por serem a principal fonte de energia do corpo, devem ser supridos continuamente para satisfazer as necessidades energéticas do organismo. Prefira carboidratos, não refinados vindos de alimentos, como inhame, batata-doce, arroz integral, milho, entre outros tubérculos e raízes.
Oleaginosas
As oleaginosas também atuam na melhora da imunidade por possuírem o zinco, um importante nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, a vitamina E também atua no combate a radicais livres do organismo, sendo potente no aumento da imunidade, podendo ser encontrada em nozes, castanha-de-caju e amêndoas.
Comentários